Mais buscados: Mei credito sei boas Praticas CONSULTORIA
Jamir Luis Silva da Silva
Pesquisador Embrapa Clima Temperado Pelotas
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
A integração lavoura e pecuária é um modelo de produção agrícola do qual precisam ser conhecidos e entendidos os fatores que interferem na interface solo-planta-animal-clima. Esse modelo não é novo. É uma filosofia de trabalhar com o solo de forma conservacionista, de trabalhar com os animais de forma harmoniosa e de trabalhar com as plantas forrageiras e plantas de lavoura de forma a obter destas produtividade adequada com o meio ambiente.
É importante destacar que, quando se trabalha com pastagens (pressupondo animais) e culturas, há dois sistemas biológicos distintos, ou seja, o crescimento e desenvolvimento das plantas em função das condições de meio ambiente; e o crescimento e desenvolvimento dos animais em função do meio ambiente e da forragem produzida e disponibilizada a eles.
A integração de cultivos com animais pode ocorrer em duas vias predominantes, ou seja, as pastagens e os animais podem entrar em áreas de lavouras ou as culturas de lavouras podem ser estabelecidas em áreas de pastagens, principalmente com a finalidade de recuperar algumas pastagens degradadas. Na primeira via, culturas como arroz, soja, milho, feijão ou trigo podem ser estabelecidas em sucessão com pastagens anuais na época complementar, dentro do ano, ao seu cultivo. Esse sistema pode ser usado por agricultores que queiram incorporar os animais em seu sistema de produção. Na segunda via, as culturas são utilizadas em áreas de pecuária, ou seja, para recuperação de áreas de pastagens degradadas, nas quais poderá o pecuarista usar o benefício da receita mais rápida para melhorar a fertilidade do solo.
Em ambos os casos, a integração lavoura e pecuária traz consigo alguns mitos que precisam ser esclarecidos, não de forma empírica, mas com a clareza e a luz da ciência visando o entendimento e o domínio de técnicas de produção.
Então, integração lavoura e pecuária não é só colocar animais em áreas de sucessão de lavouras ou vice-versa, é dominar conhecimento e tecnologia, visando sustentabilidade ambiental e produção de alimentos competitivos e com qualidade.
Veja Mais
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.