
Mais buscados: MEI credito SEI boas Praticas Consultoria

Andre Bordignon
Gerência Setorial do Agronegócio
A agricultura familiar brasileira tem acompanhado a tendência mundial de agroindustrialização de frutas e hortaliças desidratadas. Essa é uma forma de agregar valor na matéria-prima, facilitar o armazenamento dos produtos, contar com menor incidência de problemas com microorganismos e facilitar o transporte, já que o volume dos hortifrutis diminui. Também permite explorar a comercialização na entressafra, aumentando o rendimento.
O processo inicia com a redução da umidade de frutas e hortaliças. Elas devem estar nos seus pontos maduros e trabalhadas inteiras ou em pedaços. É possível secar o insumo por meios naturais, como a exposição ao sol, ou tecnológicos, utilizando desidratadores e secadores com temperatura controlada. Deve-se sempre utilizar produtos em boa sanidade. Diferentemente do que muitos pensam, a secagem não é um processo de reaproveitamento de vegetais que passaram do ponto. Fazem parte do método fases como a de lavagem, corte, branqueamento, embalagem e armazenamento em local protegido.

Para montar um negócio no ramo é necessário dispor de equipamentos básicos. Estufas, cortadores, tanques de aço inox fixos e móveis e máquinas seladoras de embalagens são o mínimo preciso para iniciar a produção. Os itens mais comuns a serem vendidos são frutas como banana, maçã, tomate, caqui e ameixa. Legumes como alho, cebola e cogumelos também encontram boa saída. Não são todas frutas, entretanto, que estão aptas à secagem. As que têm muita água, como melancia e melão, não rendem o suficiente para venda. Estima-se que as frutas com melhor rendimento passem a pesar 15% do volume inicial.
As oportunidades de venda se concentram principalmente no fornecimento a supermercados, mercados municipais, como insumo para indústria e exportação.
Veja Mais
Notícias
14 de Novembro de 2025Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2025
Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.