Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI Credito Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Horticultura

Técnicas

Mudas de qualidade em espécies frutíferas

atualizado em: 29/10/18
Newton Alex Mayer

Newton Alex Mayer

Eng. Agrônomo Dr. Pesquisador Embrapa Clima Temperado

COMPARTILHE
O plantio de um novo pomar é um momento crucial ao produtor, pois significa um investimento que deverá literalmente trazer frutos para o seu negócio

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

O plantio de um novo pomar é um momento crucial ao produtor, pois significa um investimento que deverá literalmente trazer frutos para o seu negócio. Portanto, ao planejar esse plantio, o fruticultor deve se atentar para dois passos extremamente importantes:

  1. Executar a correta amostragem do solo para análise química, sua interpretação e correções da fertilidade e do pH, se necessário;
  2. A aquisição de mudas de qualidade, em viveiros registrados e de reconhecida idoneidade.

A qualidade é um termo relativo, pois depende de alguns elementos:

  • Do ponto de vista (vendedor X comprador);
  • Da conformidade com as exigências dos consumidores;
  • Da relação custo-benefício;
  • Da adequação ao uso;
  • Do seu valor agregado;
  • E da sua efetividade.

Ao adquirir mudas de espécies frutíferas, o fruticultor deve considerar esse item como um investimento, e não como custeio. Isso porque a maioria das espécies frutíferas de clima temperado são perenes, ou seja, espera-se que produzam frutos de qualidade por, pelo menos, quinze anos ou mais, dependendo da espécie. Portanto, mudas de qualidade são fundamentais para a “construção” do novo pomar e o correto início do empreendimento.

Aspectos morfológicos e sanitários das mudas dependem da espécie (suas principais doenças e formas de disseminação), do seu método de propagação (sementes; enxertia em porta-enxerto de semente; enxertia em porta-enxerto clonal; ou muda autoenraizada) e também do sistema de produção das mudas (em viveiro a campo; em embalagem, podendo ser a céu aberto ou em estufas agrícolas). Recomenda-se que o fruticultor só adquira suas mudas em viveiros que possuam o RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas) e sugere-se que, também, obtenha indicações com outros fruticultores que já adquiriram mudas desse viveiro.

Mudas de qualidade em espécies frutíferas

Sobre a cultivar desejada, o fruticultor deve se informar previamente se ela é recomendada para cultivo na sua região, se possui o RNC (Registro Nacional de Cultivares) e se é ou não protegida. No caso de ser uma cultivar protegida, o fruticultor deve se informar quem são os viveiros licenciados e que estão habilitados a propagar e comercializar aquela cultivar, e adquirir as mudas somente com estes.

Evento de atualização

Esse tema tão essencial, que é o das mudas de qualidade, foi debatido no “I Seminário Sobre Atualização em Produção de Mudas Frutíferas”, organizado e promovido por diversas instituições e entidades ligadas à fruticultura, e realizado no último dia 6 de junho na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS).

Muitos assuntos importantes foram debatidos, entre eles experiências e exemplos de sucesso do uso de mudas de qualidade; atualizações sobre normas e fiscalização da produção de mudas; administração e empreendedorismo em viveiros; atualizações sobre os avanços da pesquisa em produção de mudas de qualidade e seus benefícios nos pomares; as etapas para cadastro no RENASEM; e como se habilitar para produzir mudas de cultivares protegidas da Embrapa.

Ao final seminário, uma mesa redonda foi formada com representantes das instituições e entidades presentes para a construção de uma agenda de trabalho, visando à continuidade das ações sobre esse tema.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Setembro de 2019

Sebrae RS participa da revitalização criativa do 4º Distrito

SAIBA MAIS

 

19 de Setembro de 2019

Seminário Empretec acontece em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/09/2019 12:07

Sebrae RS traz de Chicago principais tendências para o setor de alimentação fora do lar

Sebrae RS Podcast 11/09/2019 15:42

Sebrae promove estande coletivo na maior feira de vinhos profissional da América Latina

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: