Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei credito consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Horticultura

Técnicas

Mudas de qualidade em espécies frutíferas

atualizado em: 29/10/18
Newton Alex Mayer

Newton Alex Mayer

Eng. Agrônomo Dr. Pesquisador Embrapa Clima Temperado

COMPARTILHE
O plantio de um novo pomar é um momento crucial ao produtor, pois significa um investimento que deverá literalmente trazer frutos para o seu negócio

O plantio de um novo pomar é um momento crucial ao produtor, pois significa um investimento que deverá literalmente trazer frutos para o seu negócio. Portanto, ao planejar esse plantio, o fruticultor deve se atentar para dois passos extremamente importantes:

  1. Executar a correta amostragem do solo para análise química, sua interpretação e correções da fertilidade e do pH, se necessário;
  2. A aquisição de mudas de qualidade, em viveiros registrados e de reconhecida idoneidade.

A qualidade é um termo relativo, pois depende de alguns elementos:

  • Do ponto de vista (vendedor X comprador);
  • Da conformidade com as exigências dos consumidores;
  • Da relação custo-benefício;
  • Da adequação ao uso;
  • Do seu valor agregado;
  • E da sua efetividade.

Ao adquirir mudas de espécies frutíferas, o fruticultor deve considerar esse item como um investimento, e não como custeio. Isso porque a maioria das espécies frutíferas de clima temperado são perenes, ou seja, espera-se que produzam frutos de qualidade por, pelo menos, quinze anos ou mais, dependendo da espécie. Portanto, mudas de qualidade são fundamentais para a “construção” do novo pomar e o correto início do empreendimento.

Aspectos morfológicos e sanitários das mudas dependem da espécie (suas principais doenças e formas de disseminação), do seu método de propagação (sementes; enxertia em porta-enxerto de semente; enxertia em porta-enxerto clonal; ou muda autoenraizada) e também do sistema de produção das mudas (em viveiro a campo; em embalagem, podendo ser a céu aberto ou em estufas agrícolas). Recomenda-se que o fruticultor só adquira suas mudas em viveiros que possuam o RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas) e sugere-se que, também, obtenha indicações com outros fruticultores que já adquiriram mudas desse viveiro.

Mudas de qualidade em espécies frutíferas

Sobre a cultivar desejada, o fruticultor deve se informar previamente se ela é recomendada para cultivo na sua região, se possui o RNC (Registro Nacional de Cultivares) e se é ou não protegida. No caso de ser uma cultivar protegida, o fruticultor deve se informar quem são os viveiros licenciados e que estão habilitados a propagar e comercializar aquela cultivar, e adquirir as mudas somente com estes.

Evento de atualização

Esse tema tão essencial, que é o das mudas de qualidade, foi debatido no “I Seminário Sobre Atualização em Produção de Mudas Frutíferas”, organizado e promovido por diversas instituições e entidades ligadas à fruticultura, e realizado no último dia 6 de junho na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS).

Muitos assuntos importantes foram debatidos, entre eles experiências e exemplos de sucesso do uso de mudas de qualidade; atualizações sobre normas e fiscalização da produção de mudas; administração e empreendedorismo em viveiros; atualizações sobre os avanços da pesquisa em produção de mudas de qualidade e seus benefícios nos pomares; as etapas para cadastro no RENASEM; e como se habilitar para produzir mudas de cultivares protegidas da Embrapa.

Ao final seminário, uma mesa redonda foi formada com representantes das instituições e entidades presentes para a construção de uma agenda de trabalho, visando à continuidade das ações sobre esse tema.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

15 de Julho de 2019

Agroinnovation aproxima startups e produtores rurais

SAIBA MAIS

 

12 de Julho de 2019

Parceria entre Sebrae e Sicredi é renovada em Caxias do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 11/07/2019 16:06

Sebrae RS lança novas soluções para programa Pratique com turmas gratuitas

Sebrae RS Podcast 10/07/2019 11:10

Projeto AgroInnovation aproxima produtores rurais de novas tecnologias e inovação

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: