Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei Credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Horticultura

Técnicas

Sistema de plantio direto é inovação na horticultura

atualizado em: 05/11/18
Andre Bordignon

Andre Bordignon

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
As instituições de pesquisa estão em busca permanente de técnicas para beneficiar a produção de hortifrútis e minimizar os problemas

Quando se fala em Inovação na olericultura, logo se pensa em plasticultura, em fertirrigação ou até mesmo em técnicas de reprodução como enxertia. Mas a inovação pode ser simplesmente um manejo diferente, como, por exemplo, o plantio direto. As instituições de pesquisa estão em busca permanente de técnicas para beneficiar a produção de hortifrútis e minimizar os problemas ambientais e a falta de mão de obra que preocupa tanto este segmento.

Empresas do setor estão aumentando os investimentos nas chamadas “minor crops”, e cada vez mais surgem no mercado plantas melhoradas – mais resistentes a pragas – e novos produtos como os bioestimulantes marinhos, extratos de algas que contêm vários componentes que atuam no metabolismo das plantas, como micronutrientes, carboidratos, vitaminas e precursores hormonais.

Plantio direto

O sistema de plantio direto é muito conhecido nas grandes culturas de grãos, pois além do acréscimo de produtividade, redução dos impactos ambientais e melhor conservação do solo, tem um grande potencial no sequestro de carbono atmosférico. Essa técnica está sendo estudada na produção de hortifrútis e vem ganhando espaço. Embrapa Hortaliças, de Brasília, e Epagri, de Santa Catarina, são duas instituições de pesquisa precursoras desse manejo, que é uma excelente alternativa para mitigar os efeitos das intempéries climáticas e para a conservação do solo.

São muitas as novidades no setor produtivo de frutas e hortaliças, mas é muito importante buscar essas alternativas. Falta de assistência técnica é um fator crítico que contribui para a demorada expansão de novas técnicas de manejo e dos novos produtos que estão à disposição do segmento. Um produtor de sucesso no setor busca constantemente a capacitação e se manter informado sobre as tendências de mercado.

Para conhecer mais sobre essa e outras técnicas para incrementar a produção e a qualidade do seu negócio, procure o Sebrae RS ou o Senar/RS e venha fazer parte do Programa Juntos Para Competir.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

24 de Maio de 2019

Dia da Indústria: a importância do Sebrae RS para as MPEs

SAIBA MAIS

 

24 de Maio de 2019

Mercado de hamburguerias deve crescer cerca de 4% no RS em 2019

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/05/2019 10:32

Dia da Indústria: Sebrae foca em gestão e desenvolvimento de mercado para o setor

Sebrae RS Podcast 21/05/2019 10:30

Empresas do RS já podem fazer registro automático no site da JucisRS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: