Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI Credito Consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Horticultura

Técnicas

Sistema de plantio direto é inovação na horticultura

05/11/18
Andre Bordignon

Andre Bordignon

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
As instituições de pesquisa estão em busca permanente de técnicas para beneficiar a produção de hortifrútis e minimizar os problemas

Quando se fala em Inovação na olericultura, logo se pensa em plasticultura, em fertirrigação ou até mesmo em técnicas de reprodução como enxertia. Mas a inovação pode ser simplesmente um manejo diferente, como, por exemplo, o plantio direto. As instituições de pesquisa estão em busca permanente de técnicas para beneficiar a produção de hortifrútis e minimizar os problemas ambientais e a falta de mão de obra que preocupa tanto este segmento.

Empresas do setor estão aumentando os investimentos nas chamadas “minor crops”, e cada vez mais surgem no mercado plantas melhoradas – mais resistentes a pragas – e novos produtos como os bioestimulantes marinhos, extratos de algas que contêm vários componentes que atuam no metabolismo das plantas, como micronutrientes, carboidratos, vitaminas e precursores hormonais.

Plantio direto

O sistema de plantio direto é muito conhecido nas grandes culturas de grãos, pois além do acréscimo de produtividade, redução dos impactos ambientais e melhor conservação do solo, tem um grande potencial no sequestro de carbono atmosférico. Essa técnica está sendo estudada na produção de hortifrútis e vem ganhando espaço. Embrapa Hortaliças, de Brasília, e Epagri, de Santa Catarina, são duas instituições de pesquisa precursoras desse manejo, que é uma excelente alternativa para mitigar os efeitos das intempéries climáticas e para a conservação do solo.

São muitas as novidades no setor produtivo de frutas e hortaliças, mas é muito importante buscar essas alternativas. Falta de assistência técnica é um fator crítico que contribui para a demorada expansão de novas técnicas de manejo e dos novos produtos que estão à disposição do segmento. Um produtor de sucesso no setor busca constantemente a capacitação e se manter informado sobre as tendências de mercado.

Para conhecer mais sobre essa e outras técnicas para incrementar a produção e a qualidade do seu negócio, procure o Sebrae RS ou o Senar/RS e venha fazer parte do Programa Juntos Para Competir.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

14 de Novembro de 2018

Gaúchos participam da Feira Medica 2018, na Alemanha

SAIBA MAIS

 

14 de Novembro de 2018

Santa Cruz do Sul recebe curso Líder Coach

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2018 11:56

Insight 2018 marca a semana global do empreendedorismo no RS

Sebrae RS Podcast 13/11/2018 09:50

Lajeado recebe palestra para incentivar empresários locais

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: