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Fabiano Cislaghi Dallacorte
Coordenador estadual do Metalmecânico e Energia do SEBRAE RS.
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Qualquer empresa que preze pela qualidade dos produtos e serviços comercializados precisa contar com matérias-primas e atividades de fornecimento otimizadas. Quando esses quesitos não são prioridade, o resultado é sentido através dos prejuízos nas condições de qualidade, custo e entrega. Para aprimorar a performance de um colaborador é importante que as empresas efetuem análises e avaliações de desempenho do fornecimento periodicamente. Dar importância ao processo de avaliação periódica garante poder e competitividade de seu produto no mercado.
As empresas possuem variadas maneiras de avaliar seus fornecedores. O procedimento mais adotado para o processo é seguir as recomendações da norma ISO 9001, conjunto de regras que padronizam serviços e produtos com o objetivo de gerar o resultado do Índice de Qualificação do Fornecedor (IQF). A aplicação dessa ferramenta cria um processo de seleção que visa garantir a qualidade de toda a cadeia produtiva e dá subsídios para uma gestão mais eficaz.
É bom avaliar o fornecedor a cada nota de entrada para que haja uma melhoria contínua na performance do colaborador. Dessa forma, o IQF se tornará um instrumento de avaliação periódico, que permitirá que a empresa adquira vantagens competitivas como redução de custos, otimização do estoque e aumento da produtividade. O aperfeiçoamento de todos esses quesitos elimina desperdícios e deixa o consumidor mais satisfeito na hora de optar pelos produtos da sua empresa.
E, para finalizar, elencamos abaixo questões que devem ser feitas e que representam alguns critérios importantes a serem levados em consideração na hora de avaliar um fornecedor:
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