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Fabricio Carlson Magayevski
Sócio da FCM Consultoria
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O website institucional para uma indústria, seja ela micro, pequena, média ou grande, que trabalha no mercado B2B é uma ferramenta imprescindível de apresentação e captação de leads ou oportunidades de novos negócios. Não é tão difícil encontrar negócios que ainda não se preocupam com o correto posicionamento e imagem online. O que costumo questionar para o empresário é sobre a sua “encontrabilidade” nos buscadores e redes. E se um cliente em potencial buscar sua marca no Google? Abaixo, cito as principais dicas para a atração mais correta de clientes-alvo:
Integração com as redes sociais: é importante que seu site esteja integrado com as redes sociais pertinentes. Não é uma tarefa difícil e pode facilitar a navegação de seus clientes. Praticamente todas as plataformas de criação de sites que existem possuem integração com as redes sociais mais comumente utilizadas, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Google+.
Pense em trabalhar também com as chamadas Landing Pages: estas, em relação às páginas tradicionais, contêm menos elementos e links. Isso porque sua função é evitar distrações e manter o foco na conversão. Por exemplo: mantenha o site institucional da sua indústria e crie landing pages de produtos específicos para melhorar o posicionamento nos buscadores e facilitar o entendimento do mercado-alvo. Exemplo: fabricante de peças seriadas para grandes indústrias B2B verificou a oportunidade de produção de um produto próprio com a sua marca. Neste exemplo, verificamos uma excelente oportunidade para lançar uma landing page deste produto específico e criação de uma campanha específica no Google Adwords direcionada diretamente à URL dessa página.
Para ajudar na atração do seu público-alvo, pense na possibilidade do seu site estar hospedado em uma tecnologia robusta de hospedagem de sites, além de estar devidamente otimizado para mobile. Hoje sabemos que mais de 50% dos acessos são via dispositivos móveis.
No Brasil, segundo dados do IBGE, são mais de 102 milhões de pessoas conectadas. Dentro desse contingente podem estar muitas pessoas que ainda não conhecem seu produto. Ter um site, blog ou uma loja virtual aumentará as suas chances de impactar essas pessoas com o seu produto ou serviço, através do meio online e da chamada “encontrabilidade”.
Se você ainda não tem uma loja virtual e existe a possibilidade de vender produtos específicos, pode pensar em fazê-la e assim atrair mais clientes até você. Hoje existem inúmeras opções de aluguel de plataforma na Internet. Na loja você pode trabalhar com especificações e inclusão de produtos e ainda tem a opção de alterar os preços, tamanhos e outras configurações dos produtos com que trabalha. Ainda neste caso, pode ser que as opções de pagamento que seu negócio oferece não agradem ou atinjam todos os clientes. Já pensou em configurar o tipo de carrinho de compras inserindo outros tipos de pagamento, como Pagseguro e Paypal? Essa é uma boa opção para atrair mais clientes e ganhar dinheiro neste canal de marketing que cresce assustadoramente.
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