Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei Credito CONSULTORIA Boas Praticas

Loading SEBRAE

Metalmecânico

Internet industrial

Os impactos da tecnologia nos novos modelos de produção

18/09/18
Fabiano Cislaghi Dallacorte

Fabiano Cislaghi Dallacorte

Coordenador estadual do Metalmecânico e Energia do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Sintonizando os trabalhadores com as máquinas, o novo modelo de indústria prevê a produção de acordo com a demanda

A Revolução Industrial foi um dos acontecimentos mais impactantes da história da humanidade. O momento foi marcado pela chegada das máquinas, pela produção em escala e pelo nascimento da classe operária. Uma transição similar está acontecendo novamente no âmbito da produção nas indústrias. Trata-se da convergência entre pessoas e tecnologia.

A tecnologia vem transformando os processos industriais de forma impactante. Com a implantação do conceito de Indústria 4.0, a chamada internet industrial reúne produção inteligentes, maior capacidade operacional e a descentralização na tomada de decisões. Sintonizando os trabalhadores com as máquinas, o novo modelo de indústria prevê a produção de acordo com a demanda, flexibilizando e alternando as tarefas entre as máquinas. Todo esse processo é organizado em tempo real, com dados precisos e com a segurança de tomadas de decisões a qualquer momento da produção, sem afetar a rentabilidade e evitando erros e desperdícios.

Os impactos da tecnologia nos novos modelos de produção

O mercado é tão promissor que analistas da área indicam um potencial de US$ 15 trilhões em 15 anos, de acordo com a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII – www.abii.com.br). Segundo a entidade, a nova realidade já está impactando a vida das pessoas, seja pelo crescimento econômico, empregos mais qualificados e elevação dos padrões de vida dos cidadãos.

Criada em 2014, nos Estados Unidos, o Industrial Internet Consortium (IIC) surgiu para acelerar o processo e fomentar a colaboração entre os participantes desta comunidade. A ABII foi criada com o mesmo intuito: inserir o Brasil na revolução em curso, com a missão de promover o crescimento acelerado da Internet Industrial criando iniciativas para integração, controle e conexão segura entre máquinas, sistemas, processos e pessoas.

Essas iniciativas abrem um nicho de mercado pouco explorado pelas pequenas empresas, mas que tem potencial para alavancar o desenvolvimento tecnológico. A operação da internet industrial depende de sensores específicos, de softwares, de padrão de comunicação, de dispositivos inteligentes no chão de fábrica, entre diversos outros itens, e o desenvolvimento de cada uma dessas necessidades em projetos especiais pode ser feita por pequenas empresas e startups, pela sua especificidade e pela sua adequação à necessidade de cada cliente.

 

Veja também:

Curso Online – Despertando para o Lean

Curso Online – Ferramentas Lean

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

14 de Dezembro de 2018

Casa de carnes elimina intermediários e registra aumento de vendas

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2018

Conhece as linhas de créditos específicas para sua empresa?

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/12/2018 18:08

Palestra on-line traz tendências do setor de alimentos e bebidas

Sebrae RS Podcast 07/12/2018 18:11

Palestra on-line mostra como atrair o consumidor moderno

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: