Mais buscados: mei CREDITO sei Boas praticas consultoria
Fabiano Cislaghi Dallacorte
Coordenador estadual do Metalmecânico e Energia do SEBRAE RS.
A globalização e os avanços tecnológicos têm causado fortes impactos na indústria mundial. Para que as empresas se adaptem aos novos conceitos industriais, é necessário desenvolver mecanismos para otimizar os processos e procedimentos que mantenham a competitividade da empresa diante de um mercado tão acirrado. Através da redução contínua de desperdícios, é possível aumentar a qualidade e a flexibilidade dos processos de produção. Dentre as práticas mais aplicadas para aperfeiçoar a produção está o método de lean manufacturing, ou manufatura enxuta, que prevê uma série de ações planejadas e avaliadas para que toda a organização se adapte ao novo conceito e elimine desperdícios.
Alguns autores classificam o segmento metalmecânico como um dos precursores do sistema de produção enxuta no País, mas muitas empresas não alcançaram os resultados desejados e interromperam o processo. Para obter êxito na implantação do conceito é preciso ter uma visão clara e aprofundada de como deve ser o novo ambiente de produção; é essencial que toda a organização esteja inserida na nova filosofia; é preciso planejar e definir as direções a serem tomadas para conduzir a inserção no novo método; é preciso ter foco para direcionar os mecanismos de funcionamento da nova dinâmica; e adequar o fluxo de produção através do layout e do estudo das movimentações.
O processo de lean manufacturing é o mecanismo mais barato e mais efetivo para que as pequenas indústrias do setor metalmecânico balanceiem a produção e reduzam desperdícios, efetivando uma melhoria no aumento do rendimento. O desenvolvimento de melhorias pode significar a sobrevivência das empresas, principalmente em um momento em que os clientes exigem produtos com maior qualidade e menos custo. Com a aplicação de uma produção enxuta, é viável reduzir os custos nos processos produtivos, aumentando a competitividade da empresa e expandindo a participação da marca no mercado. A melhor definição desse conceito é entender o que é valor para o cliente e oferecer maior valor agregado, sem desperdícios.
Veja também:
Veja Mais
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.