Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Metalmecânico

Tendências

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

atualizado em: 13/05/19
Fabiano Cislaghi Dallacorte

Fabiano Cislaghi Dallacorte

Coordenador estadual do Metalmecânico e Energia do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
As empresas que se evidenciarem no ambiente virtual têm maiores chances de serem buscadas por potenciais clientes

A participação do setor metalmecânico é muito representativa na economia brasileira e gaúcha, tanto pelos investimentos realizados quanto pela geração de empregos. Dentro do setor industrial do Rio Grande do Sul, a produção de veículos automotores e o de máquinas e equipamentos estão entre os cinco principais, totalizando 15,5% do PIB gaúcho conforme dados da FIERGS. Quando falamos de setor metalmecânico, estamos tratando em um primeiro momento de empresas que se destinam à produção e a transformação de metais, incluindo as empresas de bens e serviços intermediários (fundições, forjarias, oficinas de corte, soldagem), quanto os estabelecimentos destinados aos produtos (bens de consumo, equipamentos, maquinas, veículos e material de transporte).

 

Como mais de 79% das empresas do setor metalmecânico são pequenas ou médias, segundo dados da ABIMAQ, preparamos aqui uma descrição do que se considera como tendência para os próximos anos para as pequenas empresas do setor e que abrangem toda a cadeia produtiva onde estão inseridas.

 

    • Mudança na configuração da cadeia produtiva: a implementação de tecnologias na produção, que permitem que grandes empresas tenham mais flexibilidade, traz na carona a verticalização do processo produtivo;

 

    • Prospecção pela inserção digital: a busca por produtos e serviços se intensifica através da presença digital. Compradores buscam maneiras mais ágeis de prospectar fornecedores. As empresas que se evidenciarem no ambiente virtual têm maiores chances de serem buscadas por potenciais clientes. A produção de conteúdo para trazer relevância e o bom posicionamento em ferramentas de busca são essenciais para as pequenas indústrias se destacarem;

 

    • Novos nichos de mercado: com a retração da demanda das grandes empresas do setor metalmecânico, nichos de mercado que demandam tecnologia para produção, sejam eles industrial ou agrícola, se abrem como oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos;

 

    • Manufatura enxuta: a redução do desperdício no processo produtivo se mantém como um assunto proeminente. A implementação de processos enxutos de produção, através de metodologias simples e eficazes, manterá competitivas as empresas do setor e as prepararão para implementação de novas tecnologias industriais.

 

Oportunidades na carona da Indústria 4.0:

O crescimento do conhecimento sobre os conceitos de tecnologia de ponta no ambiente produtivo levará as empresas a buscarem a máxima produtividade e flexibilidade. A indústria 4.0 surge como horizonte para toda a cadeia produtiva, trazendo como benefício novos modelos de negócio e um relacionamento do consumidor final com a indústria como nunca antes imaginado.

Oportunidades na carona da Indústria 4.0: a tecnologia digital, a internet das coisas, a automação industrial e a informação instantânea, que formam o conceito da Indústria 4.0, fazem parte dos processos produtivos das grandes empresas de diversos setores no mundo. A exigência por máquinas e equipamentos prontos para esse conceito (4.0 ready), assim como para implementos agrícolas, ganham a preferência da indústria mundial.

 

Quer saber mais sobre o tema? ACESSE:

Infográfico – Mapeando o fluxo de valor

Curso Online – Mapeando o fluxo de valor

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

15 de Julho de 2019

Agroinnovation aproxima startups e produtores rurais

SAIBA MAIS

 

12 de Julho de 2019

Parceria entre Sebrae e Sicredi é renovada em Caxias do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 11/07/2019 16:06

Sebrae RS lança novas soluções para programa Pratique com turmas gratuitas

Sebrae RS Podcast 10/07/2019 11:10

Projeto AgroInnovation aproxima produtores rurais de novas tecnologias e inovação

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: