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Moda

Experiência do consumidor

Design no varejo de moda

atualizado em: 25/01/18
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

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Os profissionais da área podem ajudar tanto a conhecer o mercado consumidor quanto a estruturar a operação da loja de forma criativa e produtiva

Os negócios de moda precisam ser muito bem planejados na perspectiva do consumidor. Da ideia até a comercialização, existem diversas etapas que, dependendo da execução, podem ser motivo de sucesso ou fracasso. Nesse contexto, o design tem papel fundamental, especialmente no que se refere a atrair a atenção dos consumidores. Os profissionais da área podem ajudar tanto a conhecer o mercado consumidor quanto a estruturar a operação da loja de forma criativa e produtiva. Vamos direto ao ponto: um designer com conhecimento especializado no segmento de moda é capaz de valorizar a loja desde a fachada até as vitrines, mas especialmente estabelecendo uma harmonia entre produto, conceito, cores, iluminação e processo de venda.

O primeiro passo é entender o cliente. Pesquisas ajudam a produzir um retrato do comportamento do público-alvo. Assim é possível redesenhar o negócio, serviços e produtos para oferecer ao cliente algo que seja mais relevante e, portanto, associado ao que ele quer, deseja e precisa.

É importante também ter uma boa comunicação de marca. O design cria meios de apresentar ao mercado as qualidades e características da loja, seus produtos e serviços de forma apropriada, aumentando o engajamento dos clientes com as propostas da empresa.

Oferecer conforto no atendimento é crucial para conversão de vendas. Através do design é possível desenvolver um projeto funcional do ambiente incluindo elementos que vão desde a escolha de um mobiliário acolhedor ao uso de cores e peças que despertem as emoções e sentidos do cliente, estimulando as compras. Dificuldades como filas no caixa também podem ser resolvidas com o auxílio de designers, avaliando o processo e fluxo dos clientes.

Entretanto, a valorização do produto é o ponto central para conversão das vendas. Com a mercadoria ao alcance dos olhos e das mãos fica mais fácil para o cliente encontrar o que ele precisa. Além disso, a sinalização e o destaque para as peças mais importantes também facilitam a venda.

E o toque final que pode fazer com que a experiência seja incrível é uma boa embalagem do produto. Produzir embalagens bonitas, funcionais, que gerem uma boa imagem da empresa e sejam baratas é um desafio que pode ser compartilhado com designers profissionais.

Como vimos, o design é, para todas as empresas, especialmente aquelas que desejam agregar valor à marca, qualificar a experiência dos clientes e serem lembrados de forma positiva. Já pensou? Uma simples ideia pode ser o que está separando seu produto ou serviço do sucesso.

 

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