Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEi Credito CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Moda

Tendência

Fashion trucks: um jeito diferente de aumentar as vendas

atualizado em: 30/01/19
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
O fashion truck é um novo modelo de negócio, que realiza a venda de roupas e acessórios dentro de pequenos caminhões ou vans

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

O fashion truck é um novo modelo de negócio, que realiza a venda de roupas e acessórios dentro de pequenos caminhões ou vans. Embora o conceito seja novo, a atividade é antiga, popularizada pelas conhecidas lojas itinerantes. No Brasil, o setor de alimentação consolidou o modelo de trucks com a comercialização de comida de rua.

Com este movimento, as lojas de roupas, calçados e acessórios estão aproveitando para surfar a mesma onda. E está dando certo porque é uma abordagem mais proativa e que entrega conveniência para os clientes, uma vez que os varejistas não ficam esperando para que as pessoas venham até a loja e passam a mapear movimentos na cidade onde haverá um intenso fluxo de pessoas que tenham afinidade com os seus produtos.

Trata-se de um jeito inovador de fazer a venda itinerante, que oportuniza uma experiência de compra mais descontraída, com atendimento diferenciado. Os pequenos negócios são os que mais se beneficiam desse modelo, pois criam relacionamento estreito e direto com os consumidores, sem a necessidade de intermediários. Por vezes, não é necessário contratar nenhum vendedor de apoio, tendo em vista a simplicidade do processo de venda.

Para o empresário, este formato de negócio possui diversas vantagens, como custos reduzidos, porque não há aluguel fixo, água e luz, podendo praticar melhores preços. Caso o planejamento do local de venda não tenha sucesso, será fácil trocar de lugar e escolher outro ponto, e esse dinamismo irá fazer com que um número maior de consumidores seja alcançado.

Mobilidade dos fashion trucks

Em virtude da mobilidade, a loja pode intensificar as vendas nos horários de pico (intervalo de almoço ou final de tarde) e atingir o público mais atarefado, que dispõe de menos tempo para realizar as compras. Os fashion trucks podem ser estacionados em empresas, eventos ou até mesmo ir até o cliente, de acordo com a viabilidade técnica e o objetivo do negócio.

O investimento inicial para os fashion trucks não é tão baixo devido à necessidade de aquisição e adaptação do veículo, principal custo. Após esse período, os custos com manutenção são relativamente baixos. Despesas com estoque, comunicação visual, divulgação, entre outros serviços especializados, devem ser consideradas, por isso é necessário contar com um capital de giro para bancar as operações nos primeiros meses. O retorno estimado para esse tipo de negócio ocorre entre 12 a 24 meses, e antes de iniciar é importante verificar aspectos de regulamentação e autorização da prefeitura, dependendo do tipo de operação

Para os negócios de moda, especialmente em momentos de vendas reduzidas (férias de verão, por exemplo), pensar em alternativas para estar onde o consumidor está e como se conectar com novos clientes é essencial. Neste sentido, os fashion trucks têm se mostrado boas alternativas. Pense nisso!

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

21 de Outubro de 2019

Sebrae RS lança oito novas capacitações voltadas à educação básica

SAIBA MAIS

 

21 de Outubro de 2019

Mesa ao Vivo SP terá produtos gaúchos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/10/2019 14:34

Evento incentiva troca sobre métodos ágeis para gestores de empresa em Caxias do Sul

Sebrae RS Podcast 17/10/2019 12:24

Coworking é inovação da nova Unidade de Atendimento do Sebrae em Santo ngelo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: