Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei mei credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Moda

Tendência

Fashion trucks: um jeito diferente de aumentar as vendas

atualizado em: 30/01/19
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
O fashion truck é um novo modelo de negócio, que realiza a venda de roupas e acessórios dentro de pequenos caminhões ou vans

O fashion truck é um novo modelo de negócio, que realiza a venda de roupas e acessórios dentro de pequenos caminhões ou vans. Embora o conceito seja novo, a atividade é antiga, popularizada pelas conhecidas lojas itinerantes. No Brasil, o setor de alimentação consolidou o modelo de trucks com a comercialização de comida de rua.

Com este movimento, as lojas de roupas, calçados e acessórios estão aproveitando para surfar a mesma onda. E está dando certo porque é uma abordagem mais proativa e que entrega conveniência para os clientes, uma vez que os varejistas não ficam esperando para que as pessoas venham até a loja e passam a mapear movimentos na cidade onde haverá um intenso fluxo de pessoas que tenham afinidade com os seus produtos.

Trata-se de um jeito inovador de fazer a venda itinerante, que oportuniza uma experiência de compra mais descontraída, com atendimento diferenciado. Os pequenos negócios são os que mais se beneficiam desse modelo, pois criam relacionamento estreito e direto com os consumidores, sem a necessidade de intermediários. Por vezes, não é necessário contratar nenhum vendedor de apoio, tendo em vista a simplicidade do processo de venda.

Para o empresário, este formato de negócio possui diversas vantagens, como custos reduzidos, porque não há aluguel fixo, água e luz, podendo praticar melhores preços. Caso o planejamento do local de venda não tenha sucesso, será fácil trocar de lugar e escolher outro ponto, e esse dinamismo irá fazer com que um número maior de consumidores seja alcançado.

Mobilidade dos fashion trucks

Em virtude da mobilidade, a loja pode intensificar as vendas nos horários de pico (intervalo de almoço ou final de tarde) e atingir o público mais atarefado, que dispõe de menos tempo para realizar as compras. Os fashion trucks podem ser estacionados em empresas, eventos ou até mesmo ir até o cliente, de acordo com a viabilidade técnica e o objetivo do negócio.

O investimento inicial para os fashion trucks não é tão baixo devido à necessidade de aquisição e adaptação do veículo, principal custo. Após esse período, os custos com manutenção são relativamente baixos. Despesas com estoque, comunicação visual, divulgação, entre outros serviços especializados, devem ser consideradas, por isso é necessário contar com um capital de giro para bancar as operações nos primeiros meses. O retorno estimado para esse tipo de negócio ocorre entre 12 a 24 meses, e antes de iniciar é importante verificar aspectos de regulamentação e autorização da prefeitura, dependendo do tipo de operação

Para os negócios de moda, especialmente em momentos de vendas reduzidas (férias de verão, por exemplo), pensar em alternativas para estar onde o consumidor está e como se conectar com novos clientes é essencial. Neste sentido, os fashion trucks têm se mostrado boas alternativas. Pense nisso!

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

14 de Junho de 2019

Entidades executoras divulgam o Programa Centelha

SAIBA MAIS

 

14 de Junho de 2019

Agroindústrias mais competitivas nas regiões Norte e Serra

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/06/2019 19:47

Ainda dá tempo de ser expositor na Mercopar 2019

Sebrae RS Podcast 14/06/2019 19:46

Programação Neurolinguística é tema de palestra on-line

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: