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Moda

Movimento ageless

Idade não é documento: seu cliente pode não ser mais o mesmo

atualizado em: 28/03/18
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

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A virada de chave neste processo é pensar o consumo baseado no desejo, não mais na idade

Cada vez mais as pessoas querem se manter ativas e com saúde. Estão se preocupando com uma expectativa de vida longa. E demonstram menos atenção com preconceitos em função da idade. Trata-se de um grupo de pessoas que transparecem sua idade real e não se sentem obrigadas a atender padrões de uma faixa etária. Agora imaginem a quantidade de oportunidades de negócios que surgem com essa mudança de comportamento. A mudança no estilo de vida e na perspectiva das pessoas instiga as marcas de moda a reverem conceitos de oferta e posicionamento.

Acredito que a virada de chave neste processo é pensar o consumo baseado no desejo, não mais na idade. Ageless é um movimento de moda que surge como uma nova tendência e estimula as marcas a refletirem sobre sua definição de público-alvo. Muitas marcas de moda feminina que atendem mulheres de vinte e poucos anos despertam desejo em suas mães. Os avós também estão curtindo as camisetas descoladas dos seus netos. Estão mudando o estilo, mais interessados em cores e estampas, em comunicar algo diferente.

Muitas vezes a moda impõe regras, de forma até cruel, sobre o que está ou não em alta. Entretanto, o contato com informações do mundo inteiro nas redes sociais desperta uma sensação de maior confiança para que cada pessoa se sinta segura para usar o que gosta. Aumenta a convicção para enfrentar o que é dito como certo ou errado do ponto de vista de estilo. Quebra barreiras. Uma jovem pode usar o vestido da avó, e por que o contrário deve ser proibido? Envelhecer não é empecilho para se ter uma vida ativa, livre e criativa. De uns tempos para cá tem mais exemplos de pessoas que se comportam assim. Não importa quantos anos passem, cada vez mais o que está valendo é se sentir feliz e confortável na roupa que se desejar.

E o que as marcas precisam fazer? Elas são o ponto de identificação da empresa com o público, e se quiserem surfar a onda deste movimento precisarão estar intimamente conectadas e adaptar sua comunicação, sua loja, seu visual merchandising. A Reserva é uma marca brasileira que defende a inclusão no seu posicionamento. Desenvolve coleções para homens jovens, mas quer muito que os mais maduros também usem. E para estimular a conexão com este novo público, de forma genuína, contrata vendedores acima de 60 anos que se identifiquem com seus valores e desejos. Marca é o lugar que a empresa reserva na mente dos seus consumidores. Se quiser obter o engajamento de qualquer novo grupo de clientes, precisará avaliar se está se comunicando com ele de forma verdadeira.

Espero que você possa ter identificado oportunidades a partir da reflexão nesta leitura. Mais do que nunca, o consumidor é quem traça os rumos. Assim gira o mundo da moda, onde uma coisa é dada como certa. Roupa não tem idade.

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