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Fabiano Bassani Zortéa
Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.
Que as práticas ecológicas fazem a diferença no meio ambiente, todo mundo já sabe. Está na hora de descobrir o quanto elas podem vir a ser o diferencial do seu negócio. Com demanda e renovação intensas, a moda é a segunda indústria que mais gera poluição. A reutilização de insumos surge como uma boa aposta para quem quer produtos mais sustentáveis e criativos.
O uso de pesticidas e o volume de água utilizado nos processos de confecções estão entre as atividades da moda que mais prejudicam o meio ambiente. O movimento upcycling age na sobra de materiais. “Com a alta produção de tecidos, algumas empresas começam a ver novas possibilidades nesses resíduos e constroem novos itens a partir deles”, comenta Joeline Maciel Lopes, mestre em design estratégico e professora do curso de Moda da Feevale, universidade localizada em Novo Hamburgo (RS), um dos polos nacionais da produção calçadista.
No upcycling, a idéia é incrementar o valor das peças ou das sobras através de ações como as seguintes:
Criada em 2014, a Insecta Shoes surgiu da preocupação de duas jovens com as sobras da indústria da moda. A marca confecciona sapatos 100% ecológicos e veganos (sem origem animal) que são feitos de matéria-prima reciclada: “ Os nossos tecidos são feitos de duas formas: com roupas de brechó ou com tecidos feitos de garrafas pet recicladas e poliéster, onde desenvolvemos as estampas.” conta Barbara Mattivy, co-fundadora da Insecta.
Para quem ainda tem o pé atrás com a proposta, Barbara defende que não é tão difícil quanto se imagina e que os desafios são superados com criatividade. Além disso, afirma que o retorno dos clientes faz toda a diferença: “O nosso sapato passa uma mensagem. Os clientes nos procuram por causa disso e têm orgulho do investimento que fazem”.
As práticas de reutilização de sobras podem ser benéficos para os seus resultados financeiros e também agregar valor a sua marca. Enquanto você trabalha com uma matéria-prima mais barata, o seu produto passa a ser percebido como mais valioso pelo consciente: “Atualmente, a ideologia da marca, se ela carrega uma consciência ambiental, isso torna-se decisivo para escolha do consumidor” garante Joeline.
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