Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CREDITO Sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Moda

O descarte que vira moda

Moda dos pés à consciência: o potencial da reutilização de insumos para a sua empresa

atualizado em: 21/08/17
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
As práticas de reutilização fazem parte do movimento upcycling, que tem como base transformar materiais que teriam o lixo como único destino

Que as práticas ecológicas fazem a diferença no meio ambiente, todo mundo já sabe. Está na hora de descobrir o quanto elas podem vir a ser o diferencial do seu negócio. Com demanda e renovação intensas, a moda é a segunda indústria que mais gera poluição. A reutilização de insumos surge como uma boa aposta para quem quer produtos mais sustentáveis e criativos.

O uso de pesticidas e o volume de água utilizado nos processos de confecções estão entre as atividades da moda que mais prejudicam o meio ambiente. O movimento upcycling age na sobra de materiais. “Com a alta produção de tecidos, algumas empresas começam a ver novas possibilidades nesses resíduos e constroem novos itens a partir deles”, comenta Joeline Maciel Lopes, mestre em design estratégico e professora do curso de Moda da Feevale, universidade localizada em Novo Hamburgo (RS), um dos polos nacionais da produção calçadista.

45_moda_reutilizacaodeinsumos_840x415

No upcycling, a idéia é incrementar o valor das peças ou das sobras através de ações como as seguintes:

  • Aperfeiçoamento: são feitos ajustes, com aplicação ou retirada de detalhes;
  • Atualização: transformação da peça em uma versão mais conectada às tendências atuais da moda, algumas vezes com readequação da modelagem;
  • Reutilização da matéria-prima: utilização das sobras em outros peças;
  • Criação: elaboração de novos modelos a partir dos insumos.

Criada em 2014, a Insecta Shoes surgiu da preocupação de duas jovens com as sobras da indústria da moda. A marca confecciona sapatos 100% ecológicos e veganos (sem origem animal) que são feitos de matéria-prima reciclada: “ Os nossos tecidos são feitos de duas formas: com roupas de brechó ou com tecidos feitos de garrafas pet recicladas e poliéster, onde desenvolvemos as estampas.” conta Barbara Mattivy, co-fundadora da Insecta.

Para quem ainda tem o pé atrás com a proposta, Barbara defende que não é tão difícil quanto se imagina e que os desafios são superados com criatividade. Além disso, afirma que o retorno dos clientes faz toda a diferença: “O nosso sapato passa uma mensagem. Os clientes nos procuram por causa disso e têm orgulho do investimento que fazem”.

As práticas de reutilização de sobras podem ser benéficos para os seus resultados financeiros e também agregar valor a sua marca. Enquanto você trabalha com uma matéria-prima mais barata, o seu produto passa a ser percebido como mais valioso pelo consciente: “Atualmente, a ideologia da marca, se ela carrega uma consciência ambiental, isso torna-se decisivo para escolha do consumidor” garante Joeline.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

17 de Setembro de 2024

Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco

SAIBA MAIS

 

16 de Setembro de 2024

Programa do Sebrae RS e Prefeitura de Poa apoiará 39 startups gaúchas com soluções para cidades resilientes, turismo e saúde.

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: