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Fabiano Bassani Zortéa
Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.
As mudanças no cotidiano e comportamento das pessoas está influenciando diretamente o sistema de moda, e os empresários se deparam com novos desafios na perspectiva do imediatismo. Tudo muda o tempo todo. Primeiro a internet e agora as redes sociais e sua instantaneidade vêm provocando uma avalanche de transformações no mundo. E a moda, com sua ânsia pelo novo, certamente tem sido uma das indústrias mais impactadas por essa revolução.
Uma nova geração de consumidores nasceu e cresceu com o chip do imediatismo em função do contato com as tecnologias. De forma impressionante, atualmente os desfiles, desde sempre pensados para os profissionais da indústria, são acompanhados ao vivo, minuto a minuto, por milhares de pessoas no mundo todo. Por causa desta audiência, isto gera uma confusão na cabeça do consumidor porque não entende porque teria que esperar seis meses a produção, visto que algumas marcas já possuem os modelos à venda no varejo imediatamente após os desfiles.
Há alguns anos as lideranças de moda debatem sobre o formato atual dos calendários. Desde sempre os desfiles mostram uma roupa, seduzem a mídia especializada (e agora também o consumidor), são destaques em revistas e sites, mas só chegam às lojas no outro semestre. Até lá, a vontade de comprar aquilo que o consumidor gostou pode ter passado e ele também pode ter esquecido do que viu. Todo um esforço e investimento para chamar a atenção do consumidor se perde e precisa ser provocado de novo meses depois com novos investimentos e ações promocionais no varejo.
A mudança certamente terá um impacto na indústria no que diz respeito especialmente à cadeia de fornecedores e compradores, e os empresários precisarão encontrar respostas sobre como gerenciar os negócios neste contexto. O fato é que juntamente com o imediatismo as estações cada vez estão menos definidas, e também não faz mais sentido falarmos de inverno e verão. As pessoas compram moda por desejo, não importando a estação do ano. Talvez passar a pensar em estações da vida, dando ênfase no momento que os consumidores estão vivendo, possa fazer mais sentido para ser lembrado na hora da compra.
O fato é que em termos de calendário de moda, o que funcionava até ontem já não funciona mais, precisamos aprender a lidar com as novas demandas dos consumidores e organizar o sistema de produção a partir disto, com muita sinergia entre indústria e varejo.
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