Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi crEdito sei BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Moda

Calendário do setor

Mudanças exigem muita sinergia entre a indústria e o varejo

atualizado em: 21/02/18
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Há anos as lideranças de moda debatem sobre o formato dos calendários. Desde sempre os desfiles mostram uma roupa, seduzem a mídia especializada (e agora também o consumidor), são destaques em revistas e sites, mas só chegam às lojas no outro semestre

As mudanças no cotidiano e comportamento das pessoas está influenciando diretamente o sistema de moda, e os empresários se deparam com novos desafios na perspectiva do imediatismo. Tudo muda o tempo todo. Primeiro a internet e agora as redes sociais e sua instantaneidade vêm provocando uma avalanche de transformações no mundo. E a moda, com sua ânsia pelo novo, certamente tem sido uma das indústrias mais impactadas por essa revolução.

Uma nova geração de consumidores nasceu e cresceu com o chip do imediatismo em função do contato com as tecnologias. De forma impressionante, atualmente os desfiles, desde sempre pensados para os profissionais da indústria, são acompanhados ao vivo, minuto a minuto, por milhares de pessoas no mundo todo. Por causa desta audiência, isto gera uma confusão na cabeça do consumidor porque não entende porque teria que esperar seis meses a produção, visto que algumas marcas já possuem os modelos à venda no varejo imediatamente após os desfiles.

Há alguns anos as lideranças de moda debatem sobre o formato atual dos calendários. Desde sempre os desfiles mostram uma roupa, seduzem a mídia especializada (e agora também o consumidor), são destaques em revistas e sites, mas só chegam às lojas no outro semestre. Até lá, a vontade de comprar aquilo que o consumidor gostou pode ter passado e ele também pode ter esquecido do que viu. Todo um esforço e investimento para chamar a atenção do consumidor se perde e precisa ser provocado de novo meses depois com novos investimentos e ações promocionais no varejo.

A mudança certamente terá um impacto na indústria no que diz respeito especialmente à cadeia de fornecedores e compradores, e os empresários precisarão encontrar respostas sobre como gerenciar os negócios neste contexto. O fato é que juntamente com o imediatismo as estações cada vez estão menos definidas, e também não faz mais sentido falarmos de inverno e verão. As pessoas compram moda por desejo, não importando a estação do ano. Talvez passar a pensar em estações da vida, dando ênfase no momento que os consumidores estão vivendo, possa fazer mais sentido para ser lembrado na hora da compra.

O fato é que em termos de calendário de moda, o que funcionava até ontem já não funciona mais, precisamos aprender a lidar com as novas demandas dos consumidores e organizar o sistema de produção a partir disto, com muita sinergia entre indústria e varejo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

02 de Julho de 2024

Kick-off Inove: evento busca desenvolver o ecossistema de inovação de Santiago

SAIBA MAIS

 

01 de Julho de 2024

Mais de 750 empreendedores rurais já se inscreveram para receber a consultoria Sebraetec Supera

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: