Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Moda

Varejo

Planejamento de compras: como ter o melhor mix?

atualizado em: 05/09/18
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Com o mercado e a economia cada vez mais dinâmicos, ter uma boa variedade de produtos é encarado como questão de sobrevivência para qualquer marca

A variedade e a disponibilidade de produtos numa loja são essenciais para atender às demandas do público-alvo e consolidar a marca em um nicho de mercado. Para conseguir satisfazer e fidelizar a clientela, é imprescindível planejar um bom mix de produtos que permita que o empreendedor defina as ações de gestão e de marketing da empresa. Mas o que é mix de produtos? O conceito é simples. Trata-se da variedade de itens disponíveis para comercialização. O foco é atingir diversos segmentos de clientes e angariar uma fatia maior do mercado.

Com o mercado e a economia cada vez mais dinâmicos, ter uma boa variedade de produtos é encarado como questão de sobrevivência para qualquer marca. Mas oferecer uma grande variedade de produtos é uma missão complicada, ainda mais se observados os aspectos logístico e financeiro. Portanto, o empreendedor deve ter bem definido o estilo e o objetivo dos produtos ofertados de acordo com o público-alvo e o nicho de atuação. O gerenciamento do mix é fundamental para o sucesso do empreendimento e consolidação da imagem da empresa.

É bom ressaltar a importância do mix de produtos ser planejado de forma articulada e alinhada aos processos de comunicação e gestão estratégica. Devem-se levar em consideração o espaço físico da loja e o atendimento proporcionado durante a experiência do consumidor. O mix  deve estar conectado a essas ações como forma de reforçar a identidade e diferenciais da marca em relação aos concorrentes.

Planejamento de compras: como ter o melhor mix?

Especializado em estratégias de marketing, o Blog Saia do Lugar (https://saiadolugar.com.br) enumerou alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de definir um mix de produtos eficiente. São eles:

•    Tipo de produtos ou serviços que são oferecidos;
•    Ramo de atividade do negócio;
•    Perfil do mercado e público-alvo;
•    Sazonalidade;
•    Tamanho da empresa;
•    Região de atuação da empresa.

Com um mix bem gerenciado, o empreendedor aumenta as chances de atrair novos clientes e efetivar mais vendas. Além de consolidar a imagem da marca e estimular a fidelização dos consumidores, um mix de produtos diversificado amplia as vendas por impulso, principalmente das peças expostas no interior da loja e nas vitrines. Portanto, mesclar mix com design e decoração do ambiente físico é imprescindível para se destacar no mercado de atuação. 

 

Veja também:

Varejo de Moda – O ponto de venda como experiência

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

13 de Setembro de 2024

Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo

SAIBA MAIS

 

13 de Setembro de 2024

Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: