Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei CREDITO CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Moda

Experiência Diferenciada

Plano de compras e sortimento de mix vestem o cliente dos pés à cabeça

11/07/18
Cristiane Ribas Machado

Cristiane Ribas Machado

Diretora de Varejo - Ribas Rinaldi Consultoria

COMPARTILHE
De nada adianta ter tudo para todos, achar bonito e diferente e não ter o foco no seu negócio. Foque e especialize-se

Entender de fato seu cliente é saber que nem todos os estilos e produtos serão vendidos em sua loja. Quantidade, preço, coleção e qualidade certas – são muitas variáveis, mas se não são todos, como definir de forma consistente e diferenciada quais são esses estilos? Fácil. Faça o Planejamento de Compras! É um passo que exige dedicação, coragem e vontade para um plano adequado e especial. A análise crítica baseada em números efetivados no seu negócio é uma das formas mais comuns de entendimento da compra. Analise criticamente e planeje numericamente as próximas compras.

Parece fácil, e até é se o empresário dedicar seu tempo em buscar dados, entender a margem e velocidade de venda e adequar seu estoque à real demanda de seu negócio. O grande atrativo hoje é entender números e também a qualidade da oferta, ou seja: Números + Qualificação estratégica da oferta!

A máxima da moda “menos é mais” intensifica aqui a necessidade de escolher melhor o sortimento e o mix que serão ofertados. Na era do propósito, da revisão dos conceitos de compra, nada mais volta atrás, e a compra por impulso diminui. Por esse motivo a qualificação do negócio urge em termos rápidos e eficientes. As marcas, lojas e espaços vão transpirar muito mais para atrair clientes e fidelizar a compra. A oferta é muita e diferenciada.

Plano de compras e sortimento de mix vestem o cliente dos pés à cabeça

 

Assim, o Planejamento de Compras é a “grande estratégia” que visa encolher para expandir. Adequar coleções ao tempo curto em que elas coexistem nas vitrines, desejos e necessidades deste cliente cheio de opções.

A compra planejada, “merchandisada” e pensada com atenção é urgente, necessária e traz novos caminhos, talvez ainda não oferecidos, para a revitalização da indústria e varejo de moda, acessórios, calçados, cama, mesa e banho. O plano de compras inclui números, quantidades, montagem de coleções assertivas, giro de estoque e novamente deve se identificar com o tipo de cliente, ser representada no espaço físico e/ou virtual da loja!

Lojas mais descoladas como Diesel compõem seu mix com foco em jeans de várias lavagens e quantidades diferenciadas e expõem sua coleção em ganchos: é a cara da sua loja? A Le Lis Blanc tem aroma de flores, alia objetos de decoração, maquiagem e roupas e “monta” o closet da sua cliente. Top Shop e Anthropologie contam mini-histórias focadas nos momentos de vida da cliente descolada. A Hemb porto-alegrense atende o homem contemporâneo. A loja está cheia de espaços convidativos e de produtos que abraçam seu cliente. Impossível não amar!

Tudo adequando ao preço médio, quantidade e estilos próprios, ou seja, Planejamento!

Lembre-se: de nada adianta ter tudo para todos, achar bonito e diferente e não ter o foco no seu negócio. Foque e especialize-se. Analise, pense e adeque: saiba quais são os produtos que fazem seu diferencial. Estes não podem faltar, e é necessário saber como quantificar e comprá-los para que não faltem. Depois cruze o básico com a moda sempre em cima do seu sortimento e mix de preços.

Planeje, replaneje, entenda, quantifique, meça… Esse é o novo varejo!

 

Veja também: 

Vídeo sobre Políticas de diversidade e o novo jeito de pensar nos grandes negócios – Clique aqui

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

10 de Outubro de 2018

Empretec voltado para startups abre vagas em Santa Maria

SAIBA MAIS

 

09 de Outubro de 2018

Conhecimento sobre Marketing e Vendas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 11/10/2018 14:12

Erechim recebe a terceira edição do Desafio de Moda

Sebrae RS Podcast 11/10/2018 14:11

Sebrae promove palestra sobre vendas em Erechim

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: