Mais buscados: MEi crEdito SEI boas praticas consultoria
Cristiane Ribas Machado
Diretora de Varejo - Ribas Rinaldi Consultoria
Entender de fato seu cliente é saber que nem todos os estilos e produtos serão vendidos em sua loja. Quantidade, preço, coleção e qualidade certas – são muitas variáveis, mas se não são todos, como definir de forma consistente e diferenciada quais são esses estilos? Fácil. Faça o Planejamento de Compras! É um passo que exige dedicação, coragem e vontade para um plano adequado e especial. A análise crítica baseada em números efetivados no seu negócio é uma das formas mais comuns de entendimento da compra. Analise criticamente e planeje numericamente as próximas compras.
Parece fácil, e até é se o empresário dedicar seu tempo em buscar dados, entender a margem e velocidade de venda e adequar seu estoque à real demanda de seu negócio. O grande atrativo hoje é entender números e também a qualidade da oferta, ou seja: Números + Qualificação estratégica da oferta!
A máxima da moda “menos é mais” intensifica aqui a necessidade de escolher melhor o sortimento e o mix que serão ofertados. Na era do propósito, da revisão dos conceitos de compra, nada mais volta atrás, e a compra por impulso diminui. Por esse motivo a qualificação do negócio urge em termos rápidos e eficientes. As marcas, lojas e espaços vão transpirar muito mais para atrair clientes e fidelizar a compra. A oferta é muita e diferenciada.
Assim, o Planejamento de Compras é a “grande estratégia” que visa encolher para expandir. Adequar coleções ao tempo curto em que elas coexistem nas vitrines, desejos e necessidades deste cliente cheio de opções.
A compra planejada, “merchandisada” e pensada com atenção é urgente, necessária e traz novos caminhos, talvez ainda não oferecidos, para a revitalização da indústria e varejo de moda, acessórios, calçados, cama, mesa e banho. O plano de compras inclui números, quantidades, montagem de coleções assertivas, giro de estoque e novamente deve se identificar com o tipo de cliente, ser representada no espaço físico e/ou virtual da loja!
Lojas mais descoladas como Diesel compõem seu mix com foco em jeans de várias lavagens e quantidades diferenciadas e expõem sua coleção em ganchos: é a cara da sua loja? A Le Lis Blanc tem aroma de flores, alia objetos de decoração, maquiagem e roupas e “monta” o closet da sua cliente. Top Shop e Anthropologie contam mini-histórias focadas nos momentos de vida da cliente descolada. A Hemb porto-alegrense atende o homem contemporâneo. A loja está cheia de espaços convidativos e de produtos que abraçam seu cliente. Impossível não amar!
Tudo adequando ao preço médio, quantidade e estilos próprios, ou seja, Planejamento!
Lembre-se: de nada adianta ter tudo para todos, achar bonito e diferente e não ter o foco no seu negócio. Foque e especialize-se. Analise, pense e adeque: saiba quais são os produtos que fazem seu diferencial. Estes não podem faltar, e é necessário saber como quantificar e comprá-los para que não faltem. Depois cruze o básico com a moda sempre em cima do seu sortimento e mix de preços.
Planeje, replaneje, entenda, quantifique, meça… Esse é o novo varejo!
Veja também:
Vídeo sobre Políticas de diversidade e o novo jeito de pensar nos grandes negócios – Clique aqui.
Veja Mais
Notícias
06 de Setembro de 2024Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAIS04 de Setembro de 2024
Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.