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Fabiano Bassani Zortéa
Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.
Na contramão da crise econômica, um segmento que se destaca pela força e lucratividade é o mercado da moda. Quem é criativo e sabe aproveitar as oportunidades consegue expandir o negócio e aumentar a rentabilidade. Com o avanço da tecnologia e da inclusão digital, as vendas efetuadas de forma virtual cresceram consideravelmente no mercado da moda.
Segundo relatório da Ebit, empresa que avalia, classifica e certifica lojas virtuais e que acompanha a evolução do varejo digital no País, o faturamento no e-commerce brasileiro passou de R$ 21 bilhões no primeiro semestre de 2017. O segmento de moda e acessórios liderou o volume de produtos pedidos no comércio eletrônico e ocupou o 6º lugar no ranking de faturamento, sendo responsável por 6,4% da receita total de vendas on-line no Brasil.
Com as diversas ferramentas disponibilizadas na internet, é possível o empreendedor encontrar diferentes maneiras e canais para anunciar seus produtos. O diferencial do comércio on-line é justamente o leque de opções para expandir a marca e para atingir um público cada vez mais abrangente. O mercado on-line é um excelente canal de venda para os micro e pequenos empresários do setor, que poderão comercializar seus produtos de forma barata e sem burocracias. Criatividade na hora do anúncio, fotos nítidas e preços atraentes podem deixar suas ofertas mais interessantes e, consequentemente, aumentar sua clientela.
Mais consumidores on-line
Ainda de acordo com a Ebit, alguns fatores permitiram que o volume de consumidores que fizeram pelo menos uma compra no primeiro semestre de 2017 fosse maior que no ano anterior: oportunidade de acesso à internet com a democratização do acesso 3G e 4G e as já conhecidas vantagens oferecidas pelo comércio eletrônico, como, por exemplo, preços baixos e informações sobre produtos. A empresa registrou um total de 25,5 milhões de consumidores ativos comprando pela internet, um crescimento de 10,3%. Outro dado importante registrado no primeiro semestre de 2017 foi a mudança de comportamento dos consumidores que preferem comprar pela internet. Mais de 48% das vendas capturadas no e-commerce foram pagas à vista. Para a empresa, tal fenômeno pode ser explicado pelos incentivos ofertados pelas lojas aos clientes que optam pelo pagamento nesta modalidade.
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