Mais buscados: mEI credito SEI boas praticas CONSULTORIA
Gabriela Paiva
Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros
A vitrine de uma loja é o elemento que causa a primeira impressão ao cliente que está passando em frente ao estabelecimento, seja loja de rua ou em shopping center. Em média, 70% das vendas ocorrem pelo interesse dos clientes em produtos expostos na vitrine, por isso, a correta disposição combinada aos demais elementos criam o desejo de compra. A vitrine, portanto, acaba funcionando como um vendedor, que atrai principalmente consumidores que não planejaram a compra e que podem acabar adquirindo algum produto por impulso.
A função mais óbvia da vitrine é estabelecer contato entre a loja e o cliente, pois é preciso que o consumidor se identifique com a mensagem passada. Para a empresa, a vitrine é o meio de criar sua imagem e fortalecer sua identidade. O profissional que projeta vitrines é chamado de vitrinista, mas este trabalho também pode ser realizado por outros profissionais tenham conhecimentos sobre estética e vendas, combinando-os para atingir um resultado adequado ao público-alvo do negócio.
Renovar a vitrine com frequência é importante porque a percepção de novidade pode ativar a curiosidade do consumidor. Em geral, as datas comemorativas estabelecem o calendário temático para as vitrines, mas outros eventos podem inspirar a criação de uma composição, como ocorreu quando o Brasil sediou a Copa do Mundo ou nas Olimpíadas no Rio de Janeiro.
A composição visual transmite mensagens a partir das formas: elementos de composição em linhas retas, por exemplo, causam a sensação de calma e estabilidade; curvas transmitem fluidez e graciosidade; linhas retas diagonais transmitem dinamismo e agilidade. Da mesma forma, o uso de cores influencia na atmosfera criada: cores quentes como amarelo e vermelho estimulam e criam ambientes mais densos; cores frias como o azul e verde são mais leves e tem efeito tranquilizante.
É importante ter cuidado com a quantidade de informações com as quais se trabalha na vitrine. Objetos e produtos em demasia causam poluição visual, confundindo ou afastando os potenciais compradores. Considere a possibilidade de deixar alguns espaços vazios, valorizando os elementos escolhidos como protagonistas da cena. Uma mensagem clara é mais atrativa do que uma disposição caótica de produtos.
Veja Mais
Notícias
14 de Novembro de 2024Artesãos concluem capacitações em design e artesanato com formatura no Bairro Tancredo Neves, em Santa Maria
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2024
Sebrae RS participa em Porto Alegre da primeira feira internacional de saúde da Região Sul do Brasil
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.