Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei CREDITO Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Moda

Consumo

Vitrine organizada e atraente é o primeiro passo do cliente para dentro da sua loja

17/01/17
Gabriela Paiva

Gabriela Paiva

Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros

COMPARTILHE
Para manter sempre a sensação de novidade, é muito importante manter a vitrine atualizada, renovando-a com uma certa frequência.

A vitrine de uma loja é o elemento que causa a primeira impressão ao cliente que está passando em frente ao estabelecimento, seja loja de rua ou em shopping center. Em média, 70% das vendas ocorrem pelo interesse dos clientes em produtos expostos na vitrine, por isso, a correta disposição combinada aos demais elementos criam o desejo de compra. A vitrine, portanto, acaba funcionando como um vendedor, que atrai principalmente consumidores que não planejaram a compra e que podem acabar adquirindo algum produto por impulso.

A função mais óbvia da vitrine é estabelecer contato entre a loja e o cliente, pois é preciso que o consumidor se identifique com a mensagem passada. Para a empresa, a vitrine é o meio de criar sua imagem e fortalecer sua identidade. O profissional que projeta vitrines é chamado de vitrinista, mas este trabalho também pode ser realizado por outros profissionais tenham conhecimentos sobre estética e vendas, combinando-os para atingir um resultado adequado ao público-alvo do negócio.

Renovar a vitrine com frequência é importante porque a percepção de novidade pode ativar a curiosidade do consumidor. Em geral, as datas comemorativas estabelecem o calendário temático para as vitrines, mas outros eventos podem inspirar a criação de uma composição, como ocorreu quando o Brasil sediou a Copa do Mundo ou nas Olimpíadas no Rio de Janeiro.

83_1219_-gimsf_vitrinismo_versaovalidada-840x415

A composição visual transmite mensagens a partir das formas: elementos de composição em linhas retas, por exemplo, causam a sensação de calma e estabilidade; curvas transmitem fluidez e graciosidade; linhas retas diagonais transmitem dinamismo e agilidade. Da mesma forma, o uso de cores influencia na atmosfera criada: cores quentes como amarelo e vermelho estimulam e criam ambientes mais densos; cores frias como o azul e verde são mais leves e tem efeito tranquilizante.

É importante ter cuidado com a quantidade de informações com as quais se trabalha na vitrine. Objetos e produtos em demasia causam poluição visual, confundindo ou afastando os potenciais compradores. Considere a possibilidade de deixar alguns espaços vazios, valorizando os elementos escolhidos como protagonistas da cena. Uma mensagem clara é mais atrativa do que uma disposição caótica de produtos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Junho de 2018

Arte no espaço Ágape, em Pelotas

SAIBA MAIS

 

22 de Junho de 2018

Mercopar já está com 70% dos espaços reservados

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/06/2018 18:01

Inscrições abertas para o Startup RS Digital

Sebrae RS Podcast 19/06/2018 16:08

Lajeado terá evento sobre gerenciamento de atestados em empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: