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Gabriela Paiva
Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros
A vitrine de uma loja é o elemento que causa a primeira impressão ao cliente que está passando em frente ao estabelecimento, seja loja de rua ou em shopping center. Em média, 70% das vendas ocorrem pelo interesse dos clientes em produtos expostos na vitrine, por isso, a correta disposição combinada aos demais elementos criam o desejo de compra. A vitrine, portanto, acaba funcionando como um vendedor, que atrai principalmente consumidores que não planejaram a compra e que podem acabar adquirindo algum produto por impulso.
A função mais óbvia da vitrine é estabelecer contato entre a loja e o cliente, pois é preciso que o consumidor se identifique com a mensagem passada. Para a empresa, a vitrine é o meio de criar sua imagem e fortalecer sua identidade. O profissional que projeta vitrines é chamado de vitrinista, mas este trabalho também pode ser realizado por outros profissionais tenham conhecimentos sobre estética e vendas, combinando-os para atingir um resultado adequado ao público-alvo do negócio.
Renovar a vitrine com frequência é importante porque a percepção de novidade pode ativar a curiosidade do consumidor. Em geral, as datas comemorativas estabelecem o calendário temático para as vitrines, mas outros eventos podem inspirar a criação de uma composição, como ocorreu quando o Brasil sediou a Copa do Mundo ou nas Olimpíadas no Rio de Janeiro.
A composição visual transmite mensagens a partir das formas: elementos de composição em linhas retas, por exemplo, causam a sensação de calma e estabilidade; curvas transmitem fluidez e graciosidade; linhas retas diagonais transmitem dinamismo e agilidade. Da mesma forma, o uso de cores influencia na atmosfera criada: cores quentes como amarelo e vermelho estimulam e criam ambientes mais densos; cores frias como o azul e verde são mais leves e tem efeito tranquilizante.
É importante ter cuidado com a quantidade de informações com as quais se trabalha na vitrine. Objetos e produtos em demasia causam poluição visual, confundindo ou afastando os potenciais compradores. Considere a possibilidade de deixar alguns espaços vazios, valorizando os elementos escolhidos como protagonistas da cena. Uma mensagem clara é mais atrativa do que uma disposição caótica de produtos.
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