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12 dicas para destacar sua empresa nas redes sociais

atualizado em: 27/12/18
Virgínia Luiza Alves

Virgínia Luiza Alves

Agente Local de Inovação | Serra Gaúcha

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Como as micro e pequenas empresas podem gerenciar suas redes sociais gastando pouco e alcançando resultados?

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Estar presente nas redes sociais é hoje requisito básico para qualquer empresa. É ali que as organizações criam canais de comunicação com os clientes e podem divulgar seus produtos e serviços. Independente do tamanho do seu negócio, nas redes sociais sua empresa vai poder encontrar e comunicar-se com o seu público-alvo.

Diversas ações e investimentos podem ser realizados nas plataformas das redes sociais, mas algumas dicas podem ser úteis para os empresários que querem começar ou aprimorar o que já estão fazendo no meio digital.

1 – Saiba quem é seu público e quais redes sociais ele usa mais

Para começar, pesquise, analise e conheça quem de fato é o seu público. Mesmo que para isso você precise definir diferentes perfis de clientes para o seu negócio. Essa é uma boa forma de analisar o que cada um desses públicos consome nas redes sociais, que tipo de conteúdo os atrai e quais plataformas eles preferem utilizar.

2 – Defina onde você quer estar

Após analisar onde está seu público, defina com quais redes sua empresa vai trabalhar. Lembre-se, você não precisa estar em todas as plataformas sociais, porém onde sua marca estiver, tente mantê-la o mais atualizada e bem feita possível.

3 – Pense em conteúdo relevante para o seu público

Algumas redes sociais possuem foco em fotos ou vídeos, outras ainda podem ter textos e conteúdos. O importante é você estar adequado à plataforma que está utilizando e com o que o seu público espera. Crie material que seja interessante e relevante, que faça seu público lembrar-se da sua marca.

4 – Seja constante, isso não significa postar todos os dias, mas tenha frequência

Dependendo do seu tipo negócio, pode ser que a postagem diária seja interessante. Porém, para outras empresas, algumas postagens semanais são suficientes. O importante é ser coerente, ficar muito tempo sem aparecer nas redes não causa uma boa impressão (além de prejudicar o alcance das suas postagens), bem como postar demasiadamente. A dica é criar planejamentos mensais das postagens e conteúdos, para que você não se perca na frequência de posts.

5 – Forneça muitas informações ao seu cliente, o máximo possível!

Coloque tudo que pode ser relevante para o cliente nas suas redes sociais. Há espaços destinados para isso (como a área “Sobre” do Facebook, os dados de contato do Instagram, etc). Informe telefone, e-mail, número do WhatsApp se a empresa tiver, endereço, horário de funcionamento, website, se o seu local oferece estacionamento. Informe também sobre horários especiais em feriados e férias. Há também espaços para colocar o histórico da empresa, quem é a sua marca, fotos, se você aceita reservas e assim por diante. Imagine que clientes novos podem olhar essas informações diariamente.

 

6 – Invista em boas fotos ou vídeos dos seus produtos ou serviços

Lembre-se, hoje em dia as pessoas buscam o que é real. Imagens prontas nem sempre podem ser uma boa ideia, mas se precisar usar algumas imagens da internet procure os bancos de imagens gratuitas (livres de direitos autorais) ou bancos de imagem em que você pode comprar as imagens. Aproveite também fotos dos fornecedores dos produtos que você vende, muitas vezes eles possuem boas fotos para que você as use também.

Melhor que isso? Crie suas próprias imagens! Na hora de fazer suas próprias fotos, vale a criatividade e disponibilidade financeira da empresa. Há quem faça boas fotos com equipamento próprio ou uso de um celular com uma câmera de boa qualidade. Atenção ao uso da luz, de preferência natural e ao cenário. Há ainda quem chame profissionais para fazer as fotos da sua empresa ou produtos. Pense sempre na realidade do seu negócio, quem você quer atingir e o que seu público procura.

7 – Valorize as pessoas e não esqueça que as redes sociais foram essencialmente feitas para isso

Mesmo que o uso das redes sociais com fins comerciais esteja cada vez mais comum, lembre-se que quem se cadastra nessas plataformas procura conectar-se com pessoas. Valorize as pessoas com quem sua empresa se envolve. Ações com funcionários, clientes, projetos e ações sociais podem ser conteúdos que mostram a essência do seu negócio e valorizam os seres humanos.

8 – Crie engajamento

O cliente não quer ser só mais um expectador. Isso já acontece na publicidade tradicional, como na TV ou revistas, nas redes sociais o público busca interação com as marcas que ele consome! Mostre para seus clientes o que ele quer ver, promova conversas. Deixe os canais abertos para que o cliente pergunte, comente, marque os amigos. Esse é o objetivo! Não adianta usar a rede social e demorar dois dias para responder o cliente. Entenda que os clientes querem agilidade. Não precisa estar on-line 24h por dia, as redes colocam à disposição mensagens automáticas pelas quais você pode informar aos clientes que entrarem em contato sobre os horários que a empresa está disponível. Porém, tenha em mente que alguém sempre deve estar pronto para responder ao cliente o antes possível, de forma clara e gentil.

9 – Patrocine suas postagens

Não tem mais como alcançar seu público sem patrocinar, ou seja, sem investir dinheiro nas redes. O alcance orgânico (que é o alcance não pago) é muito baixo, quase nada. Se você já está investindo recursos para criar as postagens, suas fotos e conteúdos, pense e planeje quanto você quer e pode gastar por mês com impulsionamentos nas redes sociais. Analise esse valor como parte da sua verba de marketing mensal, coloque-a no seu planejamento financeiro. O valor que você gastará dependerá muito da sua disponibilidade de caixa, do público que você deseja atingir (é um público local, regional, para todo o Brasil?). Plataformas como Instagram e Facebook possuem um gerenciador unificado – chamado Gerenciador de Negócios – para que você possa patrocinar e controlar suas postagens, além de analisar os resultados.

10 – Utilize perfis comerciais nas plataformas

Usar perfis pessoais nas redes sociais não é uma boa ideia. Primeiramente, porque as plataformas buscam bloquear usuários que utilizam as redes dessa forma. Segundo porque com perfis pessoais você não pode patrocinar suas páginas para alcançar mais clientes. Utilize os perfis comerciais e usufrua das ferramentas que eles oferecem, como impulsionamentos, relatórios e informações de contato da sua empresa que você pode deixar disponíveis.

11 – Analise e compare os seus resultados

No momento que você estiver trabalhando com as redes, utilize os relatórios que elas fornecem sobre seu negócio e suas postagens. Tanto o Facebook como o Instagram fornecem muitos gráficos sobre o desempenho das postagens, como alcance, reações, cliques ou outros dados conforme o objetivo da sua campanha. Compare-as, veja quais deram resultados melhores, quais alcançaram mais pessoas? Se possível, pergunte aos clientes como ficaram sabendo da sua empresa ou sobre um produto. Essa também é uma forma de criar uma percepção sobre o alcance das redes sociais. Somente analisando os dados e resultados do seu negócio você poderá melhorar e aprimorar suas campanhas.

12 – Utilize as novidades das redes sociais

Novas formas de interação e divulgação normalmente conseguem um alcance melhor que as demais, já que as plataformas lançam as novidades para que os usuários as utilizem. Aproveite-as! Os stories, que não são mais tão novos, ainda são uma forma muito boa de interação e alcance com custo zero ou muito baixo. Os vídeos e as publicações em formatos diferentes (principalmente no Facebook) também são exemplos dessas postagens.

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