Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei Credito CONSULTORIA boas Praticas

Loading SEBRAE

Sustentabilidade

5 dicas para fazer o seu negócio mais sustentável

atualizado em: 05/06/19
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE

5 dicas para fazer o seu negócio mais sustentável 3

 

Na Semana Nacional do Meio Ambiente preparamos cinco dicas para fazer o seu negócio mais sustentável

 

1 – Planejamento estratégico

Adote a sustentabilidade no coração da sua empresa, estando presente em todas a suas atividades, pois a sustentabilidade não é apenas um departamento da empresa. Procure saber quais são os aspectos da sustentabilidade mais importantes no seu segmento e fique atento as seguintes questões: Sua empresa utiliza muita energia ou água? Onde estão os desperdícios? As matérias primas para fabricação ou prestação de serviços são poluentes? Existem alternativas para produzir como menor impacto e de maneira mais econômica? Se não, como sua empresa irá mitigar estes impactos? Além disso, quais são as condições de vida das pessoas que estão ligadas à sua empresa? O impacto social é positivo ou negativo?

 

2 – Gestão ambiental

Trabalhe para reduzir todo o tipo de poluição que sua empresa pode causar.

  • Economia Circular – verifique o ciclo de vida de seus produtos ou serviços e reflita onde poderá reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar materiais e energia.
  • Logística reversa – viabilize a coleta e a restituição dos resíduos sólidos, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
  • Matéria-prima confiável – pesquise o histórico do seu fornecedor, se o que está comprando vem de fonte renovável, se tem baixo impacto ambiental e se a mão de obra é responsável.
  • Design sustentável – tenha produtos e serviços que estejam em sintonia nas questões ambientais, na sua produção, utilização e descarte.
  • Neutralização de carbono – compre crédito de carbono ou cotas de reflorestamento em empresas certificadas.
  • Licenciamento ambiental – obtenha o licenciamento para as atividades que exigirem.

 

3 – Uso eficiente da água

Fique atento a vazamentos e desperdícios no dia a dia da empresa. Instale novas tecnologias, como arejadores nas torneiras, e analise o modo de fabricação de seu produto ou prestação de serviço para encontrar novas formas de reduzir o consumo de água. Faça campanhas estimulando a economia de água por seus clientes e funcionários.

 

4 – Gerenciamento de resíduos sólidos

Faça a coleta seletiva e encaminhe para as empresas especializadas (materiais recicláveis para cooperativas de catadores e resíduos orgânico para a compostagem). Outros tipos de resíduos podem ser vendidos e gerar renda, como metais e óleo de cozinha. Analise o método de fabricação de seu produto ou prestação de serviço para encontrar formas de reduzir a geração de resíduos, como sobras e aparas. Além disso, fique atento às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei nº 12305/10.

 

5 – Uso eficiente de energia

Prefira sempre a iluminação natural, por isso abra janelas e deixe a luz do sol entrar. Pinte as paredes com cores claras, pois elas refletem os raios solares e deixam o ambiente mais fresco, gastando menos com ar condicionado. Instale equipamentos que consumam menos energia e use aparelhos elétricos de maneira correta como está indicado no manual. Limpe os filtros do ar-condicionado, já que a sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais. Tenha cuidado com os fios mal emendados, desencapados e mal isolados, pois eles podem causar fuga de energia e originar incêndios. Troque lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes ou de LED e desligue o computador quando não estiver em uso. Estude a possibilidade de adotar energias alternativas no seu negócio, como solar fotovoltaica ou eólica.

 

Gostou das dicas e quer se aprofundar no assunto?

Baixe o e-book Gestão sustentável nas empresas

5 dicas para fazer o seu negócio mais sustentável

Oferecemos também consultorias tecnológicas de Eficiência Energética e Meio Ambiente. Consulte! 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Marketing e Vendas

Inteligência Comercial

Potencialize suas vendas!

Notícias

14 de Novembro de 2019

Sebrae RS e Sicredi assinam convênio para incentivar empreendedorismo

SAIBA MAIS

 

14 de Novembro de 2019

Vinte e sete empresas participam da Estação Moda RS na Feira Zero Grau, em Gramado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2019 16:53

Caxias do Sul recebe seminário Junta Digital do Sebrae-RS

Sebrae RS Podcast 14/11/2019 16:48

Sebrae RS terá estande coletivo de moda na feira Zero Grau, em Gramado

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: