Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi SEI CREDITO consultoria boas Praticas

Loading SEBRAE

Sustentabilidade

5 dicas para fazer o seu negócio mais sustentável

atualizado em: 05/06/19
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE

5 dicas para fazer o seu negócio mais sustentável 3

 

Na Semana Nacional do Meio Ambiente preparamos cinco dicas para fazer o seu negócio mais sustentável

 

1 – Planejamento estratégico

Adote a sustentabilidade no coração da sua empresa, estando presente em todas a suas atividades, pois a sustentabilidade não é apenas um departamento da empresa. Procure saber quais são os aspectos da sustentabilidade mais importantes no seu segmento e fique atento as seguintes questões: Sua empresa utiliza muita energia ou água? Onde estão os desperdícios? As matérias primas para fabricação ou prestação de serviços são poluentes? Existem alternativas para produzir como menor impacto e de maneira mais econômica? Se não, como sua empresa irá mitigar estes impactos? Além disso, quais são as condições de vida das pessoas que estão ligadas à sua empresa? O impacto social é positivo ou negativo?

 

2 – Gestão ambiental

Trabalhe para reduzir todo o tipo de poluição que sua empresa pode causar.

  • Economia Circular – verifique o ciclo de vida de seus produtos ou serviços e reflita onde poderá reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar materiais e energia.
  • Logística reversa – viabilize a coleta e a restituição dos resíduos sólidos, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
  • Matéria-prima confiável – pesquise o histórico do seu fornecedor, se o que está comprando vem de fonte renovável, se tem baixo impacto ambiental e se a mão de obra é responsável.
  • Design sustentável – tenha produtos e serviços que estejam em sintonia nas questões ambientais, na sua produção, utilização e descarte.
  • Neutralização de carbono – compre crédito de carbono ou cotas de reflorestamento em empresas certificadas.
  • Licenciamento ambiental – obtenha o licenciamento para as atividades que exigirem.

 

3 – Uso eficiente da água

Fique atento a vazamentos e desperdícios no dia a dia da empresa. Instale novas tecnologias, como arejadores nas torneiras, e analise o modo de fabricação de seu produto ou prestação de serviço para encontrar novas formas de reduzir o consumo de água. Faça campanhas estimulando a economia de água por seus clientes e funcionários.

 

4 – Gerenciamento de resíduos sólidos

Faça a coleta seletiva e encaminhe para as empresas especializadas (materiais recicláveis para cooperativas de catadores e resíduos orgânico para a compostagem). Outros tipos de resíduos podem ser vendidos e gerar renda, como metais e óleo de cozinha. Analise o método de fabricação de seu produto ou prestação de serviço para encontrar formas de reduzir a geração de resíduos, como sobras e aparas. Além disso, fique atento às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei nº 12305/10.

 

5 – Uso eficiente de energia

Prefira sempre a iluminação natural, por isso abra janelas e deixe a luz do sol entrar. Pinte as paredes com cores claras, pois elas refletem os raios solares e deixam o ambiente mais fresco, gastando menos com ar condicionado. Instale equipamentos que consumam menos energia e use aparelhos elétricos de maneira correta como está indicado no manual. Limpe os filtros do ar-condicionado, já que a sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais. Tenha cuidado com os fios mal emendados, desencapados e mal isolados, pois eles podem causar fuga de energia e originar incêndios. Troque lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes ou de LED e desligue o computador quando não estiver em uso. Estude a possibilidade de adotar energias alternativas no seu negócio, como solar fotovoltaica ou eólica.

 

Gostou das dicas e quer se aprofundar no assunto?

Baixe o e-book Gestão sustentável nas empresas

5 dicas para fazer o seu negócio mais sustentável

Oferecemos também consultorias tecnológicas de Eficiência Energética e Meio Ambiente. Consulte! 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Empreendedorismo

Sou MEI. E agora?

Notícias

28 de Maio de 2020

Frederico Westphalen coloca em prática ações do Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Maio de 2020

Lives mostram histórias de superação empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 25/05/2020 13:45

Nota fiscal eletrônica facilita a vida do MEI mas emissão requer cuidados

Sebrae RS Podcast 25/05/2020 13:00

Sebrae RS retoma atendimento nas unidades de Porto Alegre e Gravataí

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: