Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Mei credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Finanças

Novos conceitos

A revolução digital e as plataformas inteligentes que facilitam o cotidiano

03/10/18
Augusto Martinenco

Augusto Martinenco

Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros

COMPARTILHE
O propósito das fintechs, de oferecer serviços financeiros personalizados, vem sendo atingido devido à aplicação da inteligência artificial

O surgimento das fintechs no País, startups voltadas para soluções e serviços financeiros que estão revolucionando a relação das instituições financeiras com os clientes, mostra uma tendência de automatização das atividades relacionadas às finanças até o ano de 2020.

O propósito das fintechs, de oferecer serviços financeiros personalizados, só foi atingido devido à aplicação da inteligência artificial (IA na sigla em inglês). O software permite, através dos dados armazenados na base, uma análise de tendências que se dá através da interpretação da coleta dos hábitos e históricos dos clientes. O foco do trabalho se baseia nas previsões do negócio, disponibilizando um panorama de ações determinantes para a customização de serviços, liberação de crédito e apuração dos riscos que envolvem toda a relação com o usuário.

O uso da IA também é fundamental para que o banco antecipe a oferta de recomendações e soluções que mais encaixem ao perfil do cliente. Isso é possível devido à análise de transações do usuário com a plataforma digital. Essa leitura também permite que a instituição evite transações fraudulentas, uma vez que cada cliente possui um histórico da vida financeira dentro da ferramenta.

A definição de IA está intimamente ligada ao poder das máquinas atingirem capacidades similares às dos humanos. Desse modo, o atendimento prestado por essas instituições pode ser realizado pelos bots. Essa ferramenta é capaz de instruir os avatares virtuais para se passarem por um ser humano ao responderem perguntas por texto ou por voz, facilitando a interação com os clientes e desburocratizando o processo de soluções financeiras.

A revolução digital e as plataformas inteligentes que facilitam o cotidiano 

Economia das Plataformas

Outra vertente utilizada por essas startups para atrair mais clientes é o investimento no conceito de “marketplace”, ou seja, as empresas desenvolvem ferramentas com foco em soluções de problemas específicos, que estejam relacionados com o segmento de soluções financeiras. A prática, conhecida como “Economia das Plataformas”, recolhe, trata e comercializa informação. A inteligência artificial e os procedimentos de algoritmos são os responsáveis principais pela coleta e direcionamento dessas informações.

E um novo conceito tecnológico crescente, as criptomoedas são um dos responsáveis pelo crescimento do processo de Economia das Plataformas. As “moedas virtuais” ganharam fama e polêmica mundo afora nos últimos anos se valendo da tecnologia blockchain para possibilitar o registro de milhões de transações entre seus detentores. E foi justamente a utilização da tecnologia para organizar os registros com moedas virtuais que despertou a atenção de grandes empresas sobre a possiblidade de utilizá-la para registros de outros tipos de arquivos.

A nova economia traz todos esses novos conceitos, que já estão em uso e devem ser a regra geral daqui a alguns anos. Não importa em que área o empreendedor atue, é bom que comece a se familiarizar com eles para não ficar para trás!

 

Veja também:

[Vídeo]

Você está preparado para viver na Smart era? – Série Black Sheep Project

Registro da palestra de Nagib Nassif, sócio-fundador da Bolha, maker e idealizador de projetos interativos para grandes marcas, no evento Black Sheep Project, realizado com apoio do SEBRAE dia 25 de novembro de 2016, em Porto Alegre.

ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Outubro de 2018

MPEs participam do Web Summit em Lisboa

SAIBA MAIS

 

18 de Outubro de 2018

Seminário irá mostrar aos participantes como usar o Registro Digital

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/10/2018 15:23

Especial Sebrae-RS – Série sobre Gestão – Pessoas #04

Sebrae RS Podcast 17/10/2018 17:51

Inscrições abertas para curso online sobre gestão de pessoas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: