Mais buscados: mei crEdito SEI Boas Praticas CONSULTORIA
Fabiola Catarina
Gerência de Relacionamento com Clientes
Alimentos Klein expandiu a produção a outros produtos e agora busca mercado fora da cidade
Aratiba – Em várias regiões do estado do Rio Grande do Sul a agroindústria familiar vem se consolidando como estratégia fundamental de agregação de valor, visando à geração de trabalho e renda. Zeno Klein, na década de 1980, começou a produzir queijos e vender na sua propriedade localizada em Aratiba, cidade de 6.500 habitantes localizada no extremo Norte gaúcho. A necessidade de diversificação, aproveitamento de produção e mão de obra própria levou o filho de Klein, Gilberto Klein, a investir em uma pequena indústria do setor de laticínios, chamando inicialmente de ANK (Alimentos Naturais Klein), e atualmente denominada Alimentos Klein.
Desde 2011, a propriedade Klein faz parte do Projeto do Sebrae RS Desenvolver Sistemas Agrofamiliares da Região Norte. A entidade tem diversos projetos voltados ao agronegócio, como explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Vitor Augusto Koch: “Nossa função é conscientizar os produtores de que a propriedade rural é uma empresa e que precisa de controles gerenciais, mostrando a eles que devem agir como verdadeiros empresários”.
O gestor Ronaldo Kloeckner enfatiza que houve uma mudança de paradigmas entre os participantes do projeto direcionado aos sistemas agrofamiliares, os quais começaram a perceber a importância da visão empresarial para os seus negócios. “Na propriedade de Gilberto Klein, bem como em outras tantas atendidas pelo projeto, focamos mudanças nas ações de inovação e de novas tecnologias”, afirma Kloeckner. Até o final do ano, outras demandas serão atendidas, principalmente para desenvolvimento tecnológico das agroindústrias.
Com o aumento da comercialização em 2008, a Alimentos Klein teve de ser ampliada, segundo o proprietário Gilberto, hoje com 38 anos. As vendas estavam crescendo e surgiu a intenção de fornecer aos mercados locais e prefeituras (na merenda escolar). O empresário se formalizou, registrou a agroindústria no SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e construiu a planta produtiva seguindo as normas para o processamento do leite pasteurizado e queijo. A trajetória da família Klein é hoje apresentada como história de sucesso na agroindústria familiar por apresentarem com orgulho novos produtos e a preocupação com a qualidade e Boas Práticas de Fabricação.
O negócio continuou expandindo e o empreendedor percebeu que precisava de um produto novo. Depois de participar da consultoria do SEBRAETec deu início à produção de bebida láctea de morango e salada de fruta, aproveitando o excedente de leite, e, também, o subproduto da produção de queijo, o soro. Também foi desenvolvida uma nova embalagem que deixa as informações mais claras e específicas, reforçando a qualidade associada à marca. O proprietário relata que com as mudanças os ganhos aumentaram de 15 a 20%.
A família hoje é constituída por Gilberto, Neucimara e a filha Milena, de três anos, Antonio e Ivanete (pais da Neucimara) e a irmã Camila. Neucimara dedica tempo integral à agroindústria, e Gilberto divide-se entre a produção e a comercialização dos produtos, em parceria com o pai Zeno.
Veja Mais
Notícias
18 de Setembro de 2024Empresa gaúcha cresce focada em oferecer soluções ambientais e sustentáveis
SAIBA MAIS18 de Setembro de 2024
Sebrae RS oferece imersão de capacitação para empreendedores venderem com lucro no Mercado Livre
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.