Mais buscados: MeI Crédito SEI Boas praticas Consultoria
SEBRAE RS
Redação
Nacionalmente conhecida como a terra da uva e do vinho, Caxias do Sul começa a despontar também como terceiro maior polo de concentração de cervejarias artesanais. De acordo com o Anuário da Cerveja no Brasil 2018, divulgado em janeiro deste ano pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o município da Serra gaúcha conta com 16 cervejarias, ficando atrás apenas de Porto Alegre, que lidera o ranking brasileiro com 35 cervejarias, e Nova Lima, em Minas Gerais, com 19 fábricas de cerveja. O Rio Grande do Sul, aliás, é o Estado com maior número de cervejarias, 186, e um crescimento de 31% em relação a 2017.
Neste cenário, para cair no gosto do consumidor é necessário mais do que um bom produto. “É preciso oferecer qualidade no serviço”, afirma um dos sócios da Cervejaria Felsen, Leonel Lorensi. Inaugurado em Caxias do Sul, em 2015, o negócio foi idealizado pelos amigos André Weidlich, Felipe Henzel e Leonel Lorensi, que se uniram ao empreendedor Antônio Osvaldo da Costa para ingressar no ramo da cerveja artesanal, uma paixão em comum. A escolha do nome Felsen, que significa rocha em alemão, é uma homenagem aos rochedos que são uma das peculiaridades de Caxias do Sul.
Lorensi conta que, desde o início, houve uma preocupação em oferecer um serviço diferenciado como forma de se destacar em um segmento que está em expansão, principalmente em Caxias do Sul. É o caso por exemplo, de reproduzir por aqui a Lei da Pureza Alemã, promulgada em 23 de abril de 1516 pelo Duque de Baviera, Guilherme IV. A Felsen lança edições comemorativas anualmente nesta data e a cerveja é produzida rigorosamente com os mesmos padrões estabelecidos pela Lei da Pureza Alemã e com lotes únicos. Outra iniciativa foi a inauguração do pub Felsen Store, onde os clientes além de adquirirem os diferentes estilos de cerveja, podem ter uma experiência de consumo. A cervejaria também participa e promove eventos.
A Cervejaria Felsen produz mensalmente 20 mil litros e, além de Caxias do Sul, atende Porto Alegre, São Paulo e Bahia. Este desempenho foi alcançado também com apoio do Sebrae RS que teve um papel importante na fase de análise de custeio, com consultoria para a formação de custos. A técnica de atendimento da organização Roberta Genari relata que, no final de 2018, Lorensi esteve na unidade do Sebrae RS em Caxias do Sul para conversar sobre a necessidade de fazer uma revisão dos custos de produção da cerveja. “Eles já tinham conhecimento de gestão e mercado e até participaram de uma missão junto ao Projeto Bebidas Premium para busca de novas tecnologias no setor produtivo e contatos com distribuidores da região sudeste em 2017”, acrescenta. O próximo passo da cervejaria pode ser a abertura de franquias, um projeto que começa a ser amadurecido.
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.