Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI CREDITO CONSULTORIA Boas praticas

Loading SEBRAE

Expansão

MEI

Chegou a hora de crescer: como expandir seu negócio

atualizado em: 12/06/19
Miriam de Lourdes Menezes da Silva

Miriam de Lourdes Menezes da Silva

Gerência de Soluções

COMPARTILHE
O que a minha empresa precisa para crescer? Conheço bem o mercado? Sei quem são meus clientes? Que vantagens tenho frente à concorrência?

No futebol brasileiro atual, uma expressão aparece frequentemente na boca de treinadores e jogadores, sobretudo depois de partidas duríssimas, em que a vitória vem mesmo depois de ser dominado pelo adversário, é: “a equipe soube sofrer”. No universo do empreendedorismo, o verbo sofrer é substituído por crescer. Porque abrir as portas de um pequeno negócio exige ultrapassar várias etapas. Mas se tem algo que precisa ser aprendido é como expandir seu negócio de modo sustentável, para que o sonho de conduzir algo próprio não caia por terra diante da primeira tempestade.

No mundo do empreendedorismo, o Microempreendedor Individual sempre tem desafios pela frente. No começo, ele precisa pesquisar como abrir um pequeno negócio. Decidido o segmento, tem que ir atrás de saber como abrir um MEI. Depois de tudo organizado e funcionando, deve conseguir manter o empreendimento. Por fim, precisa pensar em como planejar seu crescimento. Esta última etapa necessita ser precedida por algumas perguntas: o que minha empresa precisa para crescer? Conheço bem o mercado? Sei quem são meus clientes? Que vantagens eu apresento diante da minha concorrência?

Ter tais interrogações já é um indicativo de que você tem ao menos as perguntas certas. É preciso então encontrar as respostas adequadas a cada uma delas e desse modo expandir seu empreendimento corretamente, sem passos maiores que as próprias pernas e sem a ansiedade que leva a decisões equivocadas.

Como expandir seu negócio com cada coisa em seu lugar

Se crescer está de fato entre as suas ambições quando pensa em seu empreendimento, algumas informações não podem sair do seu radar:

  • Acompanhe as mudanças do mercado e o comportamento do consumidor. Isso vai ajudar a definir boas estratégias de vendas.
  • Fique atento à concorrência e aprenda com os acertos e erros dela. É uma boa forma de aprimorar seu negócio.
  • Conheça e aplique ferramentas gerenciais que facilitem a condução dos negócios nas áreas financeira e mercadológica.
  • Saiba medir os resultados quantitativos do seu empreendimento e avalie os qualitativos, assim você terá condições de tomar decisões com base em dados reais.

Enquadrado da maneira correta

Ao expandir seu negócio, também é necessário ficar atento ao enquadramento no segmento correto. Se você iniciou seu empreendimento sozinho, seu enquadramento é o MEI, o Microempreendedor Individual, cujo faturamento máximo não pode ultrapassar R$ 81 mil por ano. Mas assim que perceber que o valor dos resultados vai superar o limite do MEI, é preciso se readequar..

A mudança do regime MEI para ME, ou Microempresa, é simples de ser realizada. E ela é importante para que seu empreendimento não fique fora dos padrões estabelecidos pela legislação e não incorra em nenhuma irregularidade fiscal ou trabalhista – já que você decidiu crescer, contratar funcionários certamente está entre as próximas atividades a serem realizadas.

Também é nesse momento de crescimento que você vai se encontrar diante da provável necessidade de contratar um contador. Ele vai apoiar sua empresa tanto no processo de desenquadramento quanto na inclusão no novo regime e vai garantir que seu negócio fique em dia com as obrigações mensais, o que dará mais tempo e tranquilidade para pensar estrategicamente sobre quais caminhos seguir, decisões a tomar, entender o comportamento de seu cliente e analisar os movimentos dos concorrentes e do mercado.

Esses são apenas alguns pontos abordados no e-book “Como Expandir seus Negócios?”, disponível gratuitamente para download no site do Sebrae RS. É uma cartilha completa que traz orientações fundamentais para você, que já está com as portas abertas, na luta diária pela conquista, manutenção e expansão do seu público-alvo, e que deseja ir além, ampliando o alcance de seu produto ou serviço.

Quer saber mais?

Baixe aqui: e-book “Como Expandir seus Negócios?”

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Empreendedorismo

Ampliando horizontes

Você é um modelo de negócio!

Empreendedorismo

Meu Negócio em Dia

Dicas para o MEI controlar suas finanças

Empreendedorismo

Processos Financeiros

Finanças empresariais: controlar para expandir

Notícias

14 de Junho de 2019

Entidades executoras divulgam o Programa Centelha

SAIBA MAIS

 

14 de Junho de 2019

Agroindústrias mais competitivas nas regiões Norte e Serra

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/06/2019 19:47

Ainda dá tempo de ser expositor na Mercopar 2019

Sebrae RS Podcast 14/06/2019 19:46

Programação Neurolinguística é tema de palestra on-line

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: