Mais buscados: Mei CREDITO SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Miriam de Lourdes Menezes da Silva
Gerência de Soluções
No futebol brasileiro atual, uma expressão aparece frequentemente na boca de treinadores e jogadores, sobretudo depois de partidas duríssimas, em que a vitória vem mesmo depois de ser dominado pelo adversário, é: “a equipe soube sofrer”. No universo do empreendedorismo, o verbo sofrer é substituído por crescer. Porque abrir as portas de um pequeno negócio exige ultrapassar várias etapas. Mas se tem algo que precisa ser aprendido é como expandir seu negócio de modo sustentável, para que o sonho de conduzir algo próprio não caia por terra diante da primeira tempestade.
No mundo do empreendedorismo, o Microempreendedor Individual sempre tem desafios pela frente. No começo, ele precisa pesquisar como abrir um pequeno negócio. Decidido o segmento, tem que ir atrás de saber como abrir um MEI. Depois de tudo organizado e funcionando, deve conseguir manter o empreendimento. Por fim, precisa pensar em como planejar seu crescimento. Esta última etapa necessita ser precedida por algumas perguntas: o que minha empresa precisa para crescer? Conheço bem o mercado? Sei quem são meus clientes? Que vantagens eu apresento diante da minha concorrência?
Ter tais interrogações já é um indicativo de que você tem ao menos as perguntas certas. É preciso então encontrar as respostas adequadas a cada uma delas e desse modo expandir seu empreendimento corretamente, sem passos maiores que as próprias pernas e sem a ansiedade que leva a decisões equivocadas.
Se crescer está de fato entre as suas ambições quando pensa em seu empreendimento, algumas informações não podem sair do seu radar:
Ao expandir seu negócio, também é necessário ficar atento ao enquadramento no segmento correto. Se você iniciou seu empreendimento sozinho, seu enquadramento é o MEI, o Microempreendedor Individual, cujo faturamento máximo não pode ultrapassar R$ 81 mil por ano. Mas assim que perceber que o valor dos resultados vai superar o limite do MEI, é preciso se readequar..
A mudança do regime MEI para ME, ou Microempresa, é simples de ser realizada. E ela é importante para que seu empreendimento não fique fora dos padrões estabelecidos pela legislação e não incorra em nenhuma irregularidade fiscal ou trabalhista – já que você decidiu crescer, contratar funcionários certamente está entre as próximas atividades a serem realizadas.
Também é nesse momento de crescimento que você vai se encontrar diante da provável necessidade de contratar um contador. Ele vai apoiar sua empresa tanto no processo de desenquadramento quanto na inclusão no novo regime e vai garantir que seu negócio fique em dia com as obrigações mensais, o que dará mais tempo e tranquilidade para pensar estrategicamente sobre quais caminhos seguir, decisões a tomar, entender o comportamento de seu cliente e analisar os movimentos dos concorrentes e do mercado.
Esses são apenas alguns pontos abordados no e-book “Como Expandir seus Negócios?”, disponível gratuitamente para download no site do Sebrae RS. É uma cartilha completa que traz orientações fundamentais para você, que já está com as portas abertas, na luta diária pela conquista, manutenção e expansão do seu público-alvo, e que deseja ir além, ampliando o alcance de seu produto ou serviço.
Quer saber mais?
Baixe aqui: e-book “Como Expandir seus Negócios?”
Veja Mais
Notícias
11 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae
SAIBA MAIS09 de Setembro de 2024
Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.