
Mais buscados: mEI CREDITO Sei BOAS PRATICAS consultoria

Tanara Souza
Gerência de Soluções
O processo de “naming”, ou seja, criar e registrar um nome para sua empresa ou produto, é aparentemente fácil, mas na prática pode não ser. O momento do nome costuma ser ímpar, porque nessa etapa o empreendedor está entusiasmado – para não dizer apaixonado – com a ideia do negócio que, além de muito sucesso, terá um nome criativo e inovador – só que não. Calma, estamos do mesmo lado e torço para que você tenha muito sucesso! Não estou desmerecendo a importância do nome e nem rogando uma praga, mas provavelmente não será tão simples assim.
Inicialmente, ao pensar no nome, procure na internet acrescentando “.com” ou “.com.br” para ver se já existe e se está registrado. Se sua ideia passar por este teste, ainda não é hora de comemorar, você precisa ir ao passo dois: procure nos sites de registro de domínios na internet; se você conseguir registrar terá dado um grande passo, pois já terá o direito de uso na Internet. Mais à frente você terá de registrar nos órgãos competentes para proteger a sua marca.
Uma vez ouvi que, quando temos uma ideia brilhante, simultaneamente outras quatro pessoas também têm a mesma ideia. Mesmo sendo apenas um ditado, a mensagem nos deixa um alerta: que a velocidade com que colocamos nossas ideias em prática pode fazer toda a diferença. No caso do nome do negócio, isto é fato, pois quem registrar primeiro terá o direito de uso. Como o registro do domínio na internet é rápido e acessível, não perca tempo, vá lá, faça sua pesquisa e seu registro antes que outra pessoa o faça.
Quanto à escolha do nome, não existe uma regra, vários fatores podem influenciar, como o tipo de negócio, o propósito, o diferencial, um sonho ou inspiração que você teve ou acredita, enfim, vale tudo desde que auxilie o seu negócio a crescer e ser lembrado. Claro que uma dose de criatividade não faz mal a ninguém, mas cabe considerar alguns aspectos como a sonoridade, por exemplo. Que seja fácil de ser entendido, pois provavelmente você irá utilizar o nome no site e e-mail e terá que informá-lo aos seus clientes. Se não for fácil de ser pronunciado e entendido, poderá dificultar o contato com sua empresa. Por outro lado, se ele for fácil de ser lembrado e entendido, melhor para o marketing do seu negócio.
Um nome bem escolhido é um grande primeiro passo, pois é a somatória de pequenos detalhes que fazem toda a diferença no conjunto.
Então vamos lá, mãos à obra, ou melhor, ao nome!
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.