Mais buscados: mei Credito Sei Boas praticas CONSULTORIA
Ivandro Rosa de Moraes
Gerência de Soluções
Muitos novos pequenos negócios são criados de forma aleatória, com foco no produto ou serviço oferecido e no preço de venda. Muitas vezes isso se dá por necessidade de gerar alguma renda; às vezes é pela urgência de aproveitar uma oportunidade urgente. Portanto, não é incomum ver empreendimentos indo para a rua sem um Modelo de Negócio estruturado. Em determinados casos, o empreendimento dá certo. Mas sem esse pensamento planejado, as chances de ele dar errado são muitas. Por isso é importante saber como modelar um negócio inovador.
Não importa se a empresa criada tem um modelo de negócio desenhado ou não, pois, no momento em que é estabelecida, de uma forma ou de outra ela tem um modelo, mesmo que informal. Mas para que os resultados realmente venham, é preciso saber como fazer um modelo de negócio planejado, pois ele é importante na estruturação, estratégia e plano de crescimento da empresa.
Em primeiro lugar, é preciso saber como é definido um modelo de negócio no mundo do empreendedorismo. Uma das melhores definições é esta:
“É uma representação de como uma empresa cria e entrega valor para os clientes enquanto também captura valor para si, fazendo isso de uma maneira repetitiva.”
Mark Johnson, Reinvent Your Business Model (2018)
Ou seja, antes de pensar na inovação, é preciso fazer o básico: construir seu modelo, e ele tem que ser estabelecido de forma a poder ser repetido.
São quatro grandes blocos que compõem um modelo de negócio:
#Resumindo: é preciso estruturar O QUE entregar, para QUEM, o VALOR da remuneração e COMO será entregue.
Esses quatro elementos podem ser colocados em uma pirâmide e, assim, o empreendedor pode começar a ter uma visão inicial de como configurar o negócio. Com essa visão ampliada, é possível pensar na inovação para uma, algumas ou todas essas dimensões, conseguindo, dessa maneira, modelar um negócio inovador, talvez até algo que não exista no mercado.
Cabe aqui um adendo: muita gente pensa que inovação tem a ver com tecnologia. Não necessariamente. O que deve existir é a complementariedade entre tecnologia e modelo de negócio. A tecnologia vai fazer parte do modelo, mas ela em si ela não é o negócio. O que o empreendedor precisa pensar é de que maneira usar determinada tecnologia que possa trazer algum tipo de valor e, a partir daí, “empacotá-la” em um modelo que vai ser percebido como valioso para o público-alvo.
Tudo isso que descrevemos acima é apenas uma pequena introdução de como realmente analisar cada item necessário para modelar um negócio inovador efetivo. Esses pontos e muitos outros estão presentes na palestra online gratuita “Como modelar um negócio inovador”, do Sebrae RS. Nela, você poderá aprender como fazer a pirâmide dos elementos e como desenvolver cada um deles, de forma estruturada e aprofundada.
Apresentar aos empresários a metodologia de modelagem de negócios inovadores.
Quer assistir à palestra?
Acesse aqui gratuitamente: “Como modelar um negócio inovador”
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.