Mais buscados: mEI CREDITO Sei boas praticas consultoria
Alana Fernandes
Gestora de Inovação
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Com a rápida expansão da tecnologia, as necessidades e demandas pessoais cresceram, e o conceito de empreender entendido como a forma de solucionar problemas nunca foi tão atual. No cenário de transformação, surgiram as startups, pequenas empresas que buscam desenvolver um produto ou serviço inovador, com baixo custo. A startup se fundamenta no artifício de solucionar o problema de um número elevado de pessoas. Pensando no surgimento de empresas que facilitem a vida das pessoas e democratize produtos ou serviços já existentes no mercado, uma rede global de empreendedores e líderes, a Techstars, apoiada por plataformas como o Google for Entrepreneurs, criaram o Startup Weekend. Um espaço adaptado especialmente para facilitar a transformação de ideias em startups.
Empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas da inovação ficam 54 horas imersos em um ambiente com o objetivo de criar novos modelos de negócios. O evento é considerado um laboratório de empreendedorismo, uma competição onde as lições são muito maiores que o prêmio.
O evento, que já foi realizado em mais de 130 países, impactando mais de 123 mil pessoas e tendo sido berço para mais de 16 mil startups, incita a criatividade, comunicação e interação entre os participantes com o claro objetivo de tirar ideias do papel. Divididos em grupos multidisciplinares, os participantes precisam desenvolver ideias, criar modelos de negócios, validá-los, desenvolver protótipos e apresentar um pitch final para uma banca de jurados. Todo o processo tem que obrigatoriamente durar 54 horas.
A competição incentiva o cooperativismo e a troca de experiências, mas é importante ressaltar que o Startup Weekend propõe, por meio do empreendedorismo, inspirar, educar e dar suporte aos participantes, equipes e comunidades que almejam a transformação e a criação de um projeto inovador, que facilite a vida das pessoas e seja rentável para o empreendedor.
Além de toda a experiência adquirida e a oportunidade de ser desafiado e tirado da zona de conforto, o Startup Weekend também é um campo fértil para expandir o networking. Os melhores profissionais do mercado estão envolvidos no processo, dificilmente as pessoas apaixonadas por inovação teriam outra oportunidade de ter acesso a tantos profissionais renomados em um mesmo ambiente e durante todo o final de semana de duração do programa. Essa é uma das principais razões para legitimar a participação no Startup Weekend.
Como descrito pela própria comunidade, “todos os eventos do Startup Weekend seguem o mesmo modelo básico: qualquer pessoa é bem-vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes”, ou seja, um espírito comunitário e estimulante, em que a geração e a difusão de novas ideias é tão importante quanto a própria criação das startups.
A última edição do evento no RS aconteceu em Bento Gonçalves e Erechim, em outubro. Mas quem perdeu pode aproveitar a oportunidade de participar do Startup Weekend de Gramado, que acontecerá agora em novembro. Para saber mais CLIQUE AQUI.
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.