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Priscila Trindade Sant'Anna
Gestora de Políticas Públicas Sebrae RS
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Uma educação de qualidade é a mola propulsora do desenvolvimento social. Uma sociedade é feita de pessoas e estas devem estar apropriadas de habilidades de liderança, cooperação e iniciativa para transformar a realidade de sua comunidade. Precisamos nos preocupar hoje em formar os líderes do amanhã e por isso a educação é a melhor forma de desenvolver cidadãos conscientes do poder de transformação do seu entorno.
Na escola, é importante repassar conhecimentos de economia e da história de seu território para que os jovens se apropriem do ambiente de sua cidade, entendam os pontos fortes, que garantem senso de pertencimento, orgulho de viver onde se está e vontade de permanecer ali, trabalhando, empreendendo, escolhendo se estabelecer e movimentando a economia local. E que também compreendam os problemas de seu município para que possam contribuir, desde cedo, em tudo o que estiver em seu alcance.
Mas como fazer isso? Além de inserir as pautas sobre a história e vocação de sua região nas aulas, é possível trabalhar com projetos que auxiliem a resolver os problemas do entorno. Pode ser pintar a escola, fazer uma horta comunitária, se envolver em assembleias para ficar mais próximo do poder público e cobrar ações que favoreçam a sua comunidade. Isso é desenvolver a cidadania. Encorajar uma postura questionadora e proporcionar momentos em que os alunos possam expor o que sabem, incentivar os alunos a participarem de desafios, fazer projetos de acordo com temas que se conectem com seus interesses são algumas ideias de como os professores podem estimular e incentivar seus estudantes.
Mais do que realizar ações com os jovens, a escola pode trabalhar dentro do currículo o desenvolvimento de competências a fim de preparar o aluno para ser atuante em um mundo em que está em constante transformação, para que o aprendizado escolar esteja diretamente relacionado à capacidade de aplicar o conhecimento no seu dia a dia, desenvolvendo habilidades e conhecimentos que serão efetivamente utilizados no futuro. E entre as tão faladas competências do século XXI que se quer desenvolver destacamos as atitudes empreendedoras, como proatividade, liderança, negociação, saber trabalhar em grupo e resolver problemas. São as chamadas competências interpessoais, que envolvem a habilidade de expressar ideias, interpretar e responder aos estímulos de outras pessoas.
E como a formação na escola pode contribuir para o desenvolvimento territorial?
A escola pode ajudar a formar jovens com senso crítico e de civilidade, que saibam conduzir as demandas de suas vidas, pensando também na sua comunidade e em como as suas escolhas impactam na vida do outro, na sua cidade, no seu país. Quando empoderamos um cidadão, ele para de delegar a responsabilidade ao governo e passa a tomar para si a resolução dos problemas do seu entorno, no que lhe cabe, sabendo ainda articular a rede de pessoas que possa contribuir para isso.
Precisamos formar pessoas autônomas que corram atrás de seus objetivos e tenham um projeto de vida, sejam líderes, saibam articular uma rede, tenham atitude para transformar o seu entorno. Um aluno empoderado e conhecedor de seu território torna-se um sujeito ativo.
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