Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Mei CREDITO consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Engajamento

Desenvolvimento territorial: a contribuição da educação

19/12/18
Priscila Trindade Sant'Anna

Priscila Trindade Sant'Anna

Gestora de Políticas Públicas Sebrae RS

COMPARTILHE
Além de inserir as pautas sobre a história e vocação de sua região nas aulas, é possível trabalhar com projetos que auxiliem a resolver os problemas do entorno

Uma educação de qualidade é a mola propulsora do desenvolvimento social. Uma sociedade é feita de pessoas e estas devem estar apropriadas de habilidades de liderança, cooperação e iniciativa para transformar a realidade de sua comunidade. Precisamos nos preocupar hoje em formar os líderes do amanhã e por isso a educação é a melhor forma de desenvolver cidadãos conscientes do poder de transformação do seu entorno.

Na escola, é importante repassar conhecimentos de economia e da história de seu território para que os jovens se apropriem do ambiente de sua cidade, entendam os pontos fortes, que garantem senso de pertencimento, orgulho de viver onde se está e vontade de permanecer ali, trabalhando, empreendendo, escolhendo se estabelecer e movimentando a economia local. E que também compreendam os problemas de seu município para que possam contribuir, desde cedo, em tudo o que estiver em seu alcance.

Mas como fazer isso? Além de inserir as pautas sobre a história e vocação de sua região nas aulas, é possível trabalhar com projetos que auxiliem a resolver os problemas do entorno. Pode ser pintar a escola, fazer uma horta comunitária, se envolver em assembleias para ficar mais próximo do poder público e cobrar ações que favoreçam a sua comunidade. Isso é desenvolver a cidadania. Encorajar uma postura questionadora e proporcionar momentos em que os alunos possam expor o que sabem, incentivar os alunos a participarem de desafios, fazer projetos de acordo com temas que se conectem com seus interesses são algumas ideias de como os professores podem estimular e incentivar seus estudantes.

Mais do que realizar ações com os jovens, a escola pode trabalhar dentro do currículo o desenvolvimento de competências a fim de preparar o aluno para ser atuante em um mundo em que está em constante transformação, para que o aprendizado escolar esteja diretamente relacionado à capacidade de aplicar o conhecimento no seu dia a dia, desenvolvendo habilidades e conhecimentos que serão efetivamente utilizados no futuro. E entre as tão faladas competências do século XXI que se quer desenvolver destacamos as atitudes empreendedoras, como proatividade, liderança, negociação, saber trabalhar em grupo e resolver problemas. São as chamadas competências interpessoais, que envolvem a habilidade de expressar ideias, interpretar e responder aos estímulos de outras pessoas.

E como a formação na escola pode contribuir para o desenvolvimento territorial?

A escola pode ajudar a formar jovens com senso crítico e de civilidade, que saibam conduzir as demandas de suas vidas, pensando também na sua comunidade e em como as suas escolhas impactam na vida do outro, na sua cidade, no seu país. Quando empoderamos um cidadão, ele para de delegar a responsabilidade ao governo e passa a tomar para si a resolução dos problemas do seu entorno, no que lhe cabe, sabendo ainda articular a rede de pessoas que possa contribuir para isso.

Precisamos formar pessoas autônomas que corram atrás de seus objetivos e tenham um projeto de vida, sejam líderes, saibam articular uma rede, tenham atitude para transformar o seu entorno. Um aluno empoderado e conhecedor de seu território torna-se um sujeito ativo.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Janeiro de 2019

“Conseguimos reduzir 3 mil reais nas despesas mensais”, diz sócia da Jacuhy

SAIBA MAIS

 

21 de Janeiro de 2019

Pequenas vinícolas têm oportunidade de exposição na Festa da Uva

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/01/2019 18:07

Sebrae-RS cria projeto focado em inovar empresas de varejo

Sebrae RS Podcast 14/01/2019 17:44

Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE-RS tem novo presidente

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: