Mais buscados: MEi Credito SEI boas praticas CONSULTORIA
SEBRAE RS
Redação
Pelotas é um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul. Das diversas atrações da cidade, uma das mais conhecidas é a gastronomia. Em especial, os doces. Marmelada, quindim e camafeu são alguns desses que são considerados patrimônios culturais imateriais pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Dentro deste contexto, está a Monalu, uma loja de doces que inaugurou uma nova unidade planejada para garantir uma experiência turística única aos visitantes.
A Monalu surgiu em 2004 como uma fábrica de doces para distribuição em Pelotas e outras cidades da região. Pouco tempo depois, a empresa começou a contar com lojas de doces onde os clientes poderiam comprar os produtos diretamente. No dia 19 de setembro deste ano, a empresa deu outro grande passo e inaugurou uma loja com vitrine para a fábrica dos doces. Assim, os clientes podem experimentar os produtos ao mesmo tempo em que olham como são feitos. Segundo a cofundadora da marca, Luciana da Silva, a ideia é que os turistas possam ter uma experiência gastronômica completa. “A produção da fábrica é setorizada, mas para as vitrines colocamos um pouco de todos os setores, como decoração de tortas e fabricação de bombons, por exemplo”, relata a empresária.
Luciana tem contato com o mundo dos doces desde os 14 anos. Foi através deles que conheceu Gabriel Corrêa, o marido que a ajudou a realizar outro dos seus grandes sonhos: a faculdade de Direito. “Sempre fui do doce. Sou apaixonada e realizada em poder trabalhar com isso. O Direito acabou ficando em segundo plano”, confessa a doceira. Atualmente, Luciana administra a loja e o marido Gabriel, também proprietário e fundador da Monalu, administra a fábrica. “Essa ideia de conciliar a fábrica com a loja foi muito boa. Gosto de ver tudo o que está acontecendo, de conversar com os clientes, conferir os produtos e estar presente no geral. A nova loja está sendo um sucesso, está sempre cheia”, afirma.
O Sebrae RS na vida da Monalu
O Sebrae RS sempre esteve presente na trajetória da Monalu. A empresa está inserida no projeto Pelotas Turismo Cultural, que tem o objetivo de melhorar a gestão e organizar o espaço de cerca de 50 empresas para receber turistas. “Através de consultorias e workshops, buscamos transformar esses estabelecimentos em produtos e experiências turísticas que traduzam a importância cultural da cidade”, afirma a gestora de projetos de turismo na regional Sul do Sebrae RS, Jussara Cruz Argoud. Segundo a proprietária da Monalu, o projeto foi essencial para a evolução da empresa que hoje se tornou uma referência na produção de doces e já serve de inspiração para outros empresários da cidade.
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.