Mais buscados: Mei credito Sei boas Praticas CONSULTORIA
SEBRAE RS
Redação
Pelotas é um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul. Das diversas atrações da cidade, uma das mais conhecidas é a gastronomia. Em especial, os doces. Marmelada, quindim e camafeu são alguns desses que são considerados patrimônios culturais imateriais pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Dentro deste contexto, está a Monalu, uma loja de doces que inaugurou uma nova unidade planejada para garantir uma experiência turística única aos visitantes.
A Monalu surgiu em 2004 como uma fábrica de doces para distribuição em Pelotas e outras cidades da região. Pouco tempo depois, a empresa começou a contar com lojas de doces onde os clientes poderiam comprar os produtos diretamente. No dia 19 de setembro deste ano, a empresa deu outro grande passo e inaugurou uma loja com vitrine para a fábrica dos doces. Assim, os clientes podem experimentar os produtos ao mesmo tempo em que olham como são feitos. Segundo a cofundadora da marca, Luciana da Silva, a ideia é que os turistas possam ter uma experiência gastronômica completa. “A produção da fábrica é setorizada, mas para as vitrines colocamos um pouco de todos os setores, como decoração de tortas e fabricação de bombons, por exemplo”, relata a empresária.
Luciana tem contato com o mundo dos doces desde os 14 anos. Foi através deles que conheceu Gabriel Corrêa, o marido que a ajudou a realizar outro dos seus grandes sonhos: a faculdade de Direito. “Sempre fui do doce. Sou apaixonada e realizada em poder trabalhar com isso. O Direito acabou ficando em segundo plano”, confessa a doceira. Atualmente, Luciana administra a loja e o marido Gabriel, também proprietário e fundador da Monalu, administra a fábrica. “Essa ideia de conciliar a fábrica com a loja foi muito boa. Gosto de ver tudo o que está acontecendo, de conversar com os clientes, conferir os produtos e estar presente no geral. A nova loja está sendo um sucesso, está sempre cheia”, afirma.
O Sebrae RS na vida da Monalu
O Sebrae RS sempre esteve presente na trajetória da Monalu. A empresa está inserida no projeto Pelotas Turismo Cultural, que tem o objetivo de melhorar a gestão e organizar o espaço de cerca de 50 empresas para receber turistas. “Através de consultorias e workshops, buscamos transformar esses estabelecimentos em produtos e experiências turísticas que traduzam a importância cultural da cidade”, afirma a gestora de projetos de turismo na regional Sul do Sebrae RS, Jussara Cruz Argoud. Segundo a proprietária da Monalu, o projeto foi essencial para a evolução da empresa que hoje se tornou uma referência na produção de doces e já serve de inspiração para outros empresários da cidade.
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.