
Mais buscados: mEI CREDITO SEI BOAS Praticas consultoria

Marcio Francisco Benedusi
Gestor de Políticas Públicas Sebrae RS
E se fosse possível abrir, alterar ou encerrar uma empresa sem sair de casa ou do escritório, utilizando apenas um clique?
Isso já é realidade!
O Rio Grande do Sul, através da implantação da Junta Digital no dia 19/04/2017, deu mais um passo a frente em direção à modernização, desburocratização e simplificação dos processos de registro empresarial. Desta forma, os empreendedores gaúchos contam com um serviço que proporciona maior agilidade nos processos de abertura, alteração e extinção de empresas.
Os processos passam a ser realizados totalmente de forma eletrônica, sem a necessidade de impressão de documentos, além de eliminar o deslocamento até a sede da junta comercial ou de alguma unidade de atendimento do interior. Esta nova ferramenta utiliza assinatura digital, garantindo ao usuário segurança jurídica, confiabilidade e maior acessibilidade do empresário aos serviços da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) tornando o registro empresarial mais ágil.
O modelo pioneiro foi adotado pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) em parceria com o Sebrae Nacional e o Rio Grande do Sul foi o segundo estado a disponibilizar a Junta Digital aos empreendedores.
Em 2014, o Sebrae RS e a JucisRS firmaram um convênio para implantar a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples) nos municípios gaúchos. A parceria foi responsável pela integração dos órgãos de registro e licenciamento no âmbito da União, Estado e Municípios, além de contribuir com a digitalização de 18 milhões de imagens do acervo de documentos da junta comercial.
O modelo anterior de registro, demandava do empreendedor cópias documentais e o deslocamento até uma unidade da JucisRS. Agora, com a junta digital, o procedimento ocorre de forma eletrônica, reduzindo o tempo médio de registro na Junta Comercial de 8 para até 2 dias.
O serviço está disponível 24h por dia e 7 dias por semana e o empreendedor tem a possibilidade de fazer um registro empresarial de forma rápida e de qualquer lugar. Quem circula agora é a informação, não mais o empreendedor!
A partir do dia 04/07/2018 o registro digital se tornará obrigatório aos documentos encaminhados para registro em Porto Alegre e a partir de dezembro/2018 para todo o Estado.
A tecnologia encurta distâncias e é um dos caminhos para desburocratizar e simplificar os processos. A Junta Digital é um importante passo para tornar mais ágil o registro empresarial para todos os empresários e futuros empreendedores. Desta forma o empreendedor poderá ter uma maior dedicação para fomentar e cuidar do crescimento da sua empresa, contribuindo com o desenvolvimento de seu município e com a economia do Estado.
Confira as funcionalidades no site da JucisRS
https://youtu.be/cwHMVfiyeeY
Notícias
14 de Novembro de 2025Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2025
Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.