Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI crédito CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Leis e Normas

Junta Digital

Empreender ficou mais fácil no Rio Grande do Sul

05/07/18
Marcio Francisco Benedusi

Marcio Francisco Benedusi

Gestor de Políticas Públicas Sebrae RS

COMPARTILHE
A tecnologia encurta distâncias e é um dos caminhos para desburocratizar e simplificar os processos

E se fosse possível abrir, alterar ou encerrar uma empresa sem sair de casa ou do escritório, utilizando apenas um clique?

Isso já é realidade!

O Rio Grande do Sul, através da implantação da Junta Digital no dia 19/04/2017, deu mais um passo a frente em direção à modernização, desburocratização e simplificação dos processos de registro empresarial. Desta forma, os empreendedores gaúchos contam com um serviço que proporciona maior agilidade nos processos de abertura, alteração e extinção de empresas.

Os processos passam a ser realizados totalmente de forma eletrônica, sem a necessidade de impressão de documentos, além de eliminar o deslocamento até a sede da junta comercial ou de alguma unidade de atendimento do interior. Esta nova ferramenta utiliza assinatura digital, garantindo ao usuário segurança jurídica, confiabilidade e maior acessibilidade do empresário aos serviços da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) tornando o registro empresarial mais ágil.

Empreender ficou mais fácil no Rio Grande do Sul

O modelo pioneiro foi adotado pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) em parceria com o Sebrae Nacional e o Rio Grande do Sul foi o segundo estado a disponibilizar a Junta Digital aos empreendedores.

Em 2014, o Sebrae RS e a JucisRS firmaram um convênio para implantar a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples) nos municípios gaúchos. A parceria foi responsável pela integração dos órgãos de registro e licenciamento no âmbito da União, Estado e Municípios, além de contribuir com a digitalização de 18 milhões de imagens do acervo de documentos da junta comercial.

O modelo anterior de registro, demandava do empreendedor cópias documentais e o deslocamento até uma unidade da JucisRS. Agora, com a junta digital, o procedimento ocorre de forma eletrônica, reduzindo o tempo médio de registro na Junta Comercial de 8 para até 2 dias.

O serviço está disponível 24h por dia e 7 dias por semana e o empreendedor tem a possibilidade de fazer um registro empresarial de forma rápida e de qualquer lugar. Quem circula agora é a informação, não mais o empreendedor!

A partir do dia 04/07/2018 o registro digital se tornará obrigatório aos documentos encaminhados para registro em Porto Alegre e a partir de dezembro/2018 para todo o Estado.

A tecnologia encurta distâncias e é um dos caminhos para desburocratizar e simplificar os processos. A Junta Digital é um importante passo para tornar mais ágil o registro empresarial para todos os empresários e futuros empreendedores. Desta forma o empreendedor poderá ter uma maior dedicação para fomentar e cuidar do crescimento da sua empresa, contribuindo com o desenvolvimento de seu município e com a economia do Estado.

Confira as funcionalidades no site da JucisRS

 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Julho de 2018

O que a NRA Show ensinou aos empresários

SAIBA MAIS

 

19 de Julho de 2018

Resultados de 2017 superados no 3º dia da Francal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/07/2018 09:58

Sebrae realiza seminário sobre Junta Digital em Lagoa Vermelha

Sebrae RS Podcast 17/07/2018 18:29

Sebrae em Pelotas promove a Sessão de Crédito para micro e pequenas empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: