Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI Credito Sei Boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Simples nacional

Parcelamento de dívidas

Empresas com débitos do Simples Nacional podem parcelar suas dívidas.

atualizado em: 17/01/18
Claudia Teresa Scapin Cittolin

Claudia Teresa Scapin Cittolin

Gerência de Políticas Públicas

COMPARTILHE
Em todo o país mais de 409 mil empresas possuem débitos do Simples Nacional

O prazo de 31 de janeiro de 2018 é uma importante data para microempresas e empresas de pequeno porte, por dois motivos.

Primeiro, para as empresas que querem adentrar no regime simplificado de tributação, que é o Simples Nacional, regime compartilhado entre a União, Estados e Municípios de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos pagos (oito impostos: ICMS, ISS, Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, IPI, Contribuição Social de Lucro Líquido, Cofins, PIS/Pasep e a Contribuição Patronal Previdenciária) em um único boleto, devem fazer a sua opção até o dia 31 de janeiro de 2018.

Neste caso, a data referida é prazo limite para aquelas empresas que farão a opção pelo Simples Nacional pela primeira vez, assim como para aquelas que foram excluídos do regime diferenciado em 2017 e querem solicitar o reenquadramento.

As empresas em início de atividade, que desejam entrar no Simples Nacional, devem solicitar a opção até 30 dias depois da liberação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); ou após esse prazo, a opção somente será possível no mês de janeiro do ano-calendário seguinte, oportunidade aberta até o dia 31 de janeiro de 2018.

Para fazer a solicitação de opção o contribuinte deve acessar o Portal do Simples Nacional (Simples Serviços > Opção > Solicitação de Opção pelo Simples Nacional) e formalizar o pedido.

A Receita Federal do Brasil faz um alerta que deve ser observado pelas microempresas e empresas de pequeno porte, que para fazer a opção, tanto para novos optantes quanto para reenquadramentos, a empresa não pode possuir pendências cadastrais e/ou fiscais, inclusive débitos, sob pena de indeferimento do pedido. Nestes casos, o contribuinte deve se regularizar perante o fisco estadual e demais entes federados até o dia 31 de janeiro de 2018, este é o segundo motivo da importância do prazo.

Assim pode optar pelo parcelamento aquele empresário que possuí débitos e/ou pendências do Simples Nacional renegociando suas dívidas em até 60 meses, com valor mínimo de cada parcela de R$ 300,00 (trezentos reais) em duas parcelas mínimas.

É indiferente se a empresa hoje é optante do Simples Nacional ou se já foi excluída, pois o parcelamento é para débitos do regime simplificado, não apenas para seus optantes atuais.  

Os valores das parcelas sofrem atualização mensal acrescida de juros equivalentes à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia – Selic para títulos federais, acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado.

O pedido de parcelamento pode ser feito no Portal do Simples Nacional ou no Portal e-CAC da RFB, no serviço de parcelamento – simples nacional (prazo convencional em até 60 meses).

Para verificar se a empresa está na relação de devedores notificados é necessário conferir o Ato Declaratório Executivo (ADE), disponibilizado no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN). O ADE pode ser acessado pelo Portal do Simples Nacional ou pelo Atendimento Virtual (e-CAC), no site da RFB, mediante certificado digital ou código de acesso.

O SEBRAE/RS alerta que é importante as microempresas e empresas de pequeno porte renegociem os seus débitos, para efetuar a opção ao Simples Nacional no prazo de até 31 de janeiro de 2018. Pela legislação, o enquadramento no regime diferenciado de tributação não é automático, após a regularização da dívida.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: