Mais buscados: MEI crEdito SEI boas Praticas CONSULTORIA
SEBRAE RS
Redação
O mercado eleitoral, independentemente das disputas partidárias, está se mostrando um bom filão de negócios pelos grandes números que movimenta. “Hoje temos 1.280 diretórios partidários e esses diretórios, provavelmente, lançarão algo como 50 mil candidatos”, analisa o CEO e cofundador da Essent Jus, Guilherme Sturm. Para dar conta de superar o desafio de escalar nessa magnitude e ainda mais em um mercado sazonal, surgiu a ideia da microfranquia a partir da experiência com a Essent Jus.
Nascida em Tucunduva em 2016, a empresa digital de contabilidade eleitoral oferece um ambiente de gestão financeira para partidos e candidatos por meio de uma plataforma online que automatiza o controle financeiro, a arrecadação (com robô para arrecadação de doações) e a prestação de contas para a Justiça Eleitoral e Receita Federal. A iniciativa deu certo. Eram 25 clientes ativos em 2017 e, no ano seguinte, o portfólio de clientes saltou para 560. Atualmente, são 1.280 distribuídos em todos os estados.
Para atender a demanda crescente, veio a ideia de lançar uma microfranquia. Sturm conta que as vendas começaram no dia 17 de outubro deste ano e a Essent Jus já contabiliza 35 franqueados. Mas a meta é ambiciosa e os planos são para alcançar 1.500 franqueados até maio de 2020. Para dar suporte a esta nova onda de crescimento, a empresa está participando do programa StartupRS Scale do Sebrae RS. “Para nós, a importância do papel do Sebrae é o ajuste fino do nosso modelo, melhoria de processos e a própria validação social”, afirma Sturm. A coordenadora de economia digital e startups do Sebrae RS, Débora Chagas, complementa que o trabalho realizado é no apoio ao crescimento da startup e na melhoria do modelo com perspectiva de escalar o negócio.
Um dos motivos da boa aceitação da microfranquia é o baixo investimento inicial, de R$6 mil, que inclui adesão, treinamentos técnico e comercial e kit de vendas. O franqueado será o responsável pela contabilidade eleitoral e arrecadação digital dos políticos envolvidos nas eleições. A previsão é de um faturamento médio de R$ 36 mil (variável de acordo com a performance do franqueado) e prazo de retorno integral já na primeira campanha. O público-alvo da microfranquia são as empresas de contabilidade e os contadores autônomos que podem ter o negócio como um faturamento extra. Além disso, advogados e empresários que tenham o interesse em ter o negócio, mas precisam contar com um profissional de contabilidade habilitado em sua equipe.
Veja Mais
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.