Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEi CREDITO Consultoria boas Praticas

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Aprendizado Virtual

Gamificação: decisão para alavancar resultados

atualizado em: 12/06/19
Saulo Roberto Henrich Morschel

Saulo Roberto Henrich Morschel

Especialista Sebrae

COMPARTILHE
Com a gamificação, temas complexos podem ser apresentados dentro de um jogo, permitindo ao usuário aprender aos poucos

Você já deve ter ouvido sobre “gamificação”. Mas o que exatamente é isso? É um termo que vem do inglês “gamification” que descreve a utilização de técnicas de jogos – normalmente virtuais, mas também físicos – para engajar pessoas em alguma causa ou empresa.

Por ser um método lúdico, no qual o usuário deve interagir e seguir superando etapas, a gamificação tornou-se uma grande aliada nos treinamentos corporativos, pois os colaboradores literalmente podem aprender brincando. E se isso é importante para ensinar funcionários de  médias e grandes empresas, também é para pequenos negócios e ainda para empreendedores que precisam aperfeiçoar suas qualidades e conhecimentos para tomar decisões para alcançar resultados.

Com essa abordagem de capacitação, temas complexos de gestão empresarial podem ser divididos em fases dentro de um jogo, permitindo ao usuário que vá aprendendo aos poucos como administrar uma empresa.

Como a intenção não é fazer ninguém perder ou ganhar a partida, a técnica normalmente prioriza a veiculação de dicas e análises que permitam ao jogador perceber onde errou e como poderia tomar melhores decisões em determinados momentos.

 

Gamificação voltada ao aprendizado

Sempre antenado no que há de mais moderno em termos de gestão empresarial, o Sebrae RS também investe em gamificação em cursos para micro e pequenos empreendedores. Um deles o “Decisão para Resultados Game Empresarial”. É um jogo com simulações de situações reais vividas por empresários.

Com bastante interatividade, o jogador pode escolher seu setor – Comércio, Indústria ou Serviços – e, dentro deste, optar também por diferentes segmentos. Cada jogo tem três fases baseadas em situações relacionadas à gestão de um negócio.

Todos os cenários começam com tabelas de dados de Vendas, Compras e Estoque, Pessoas, Sócios e Despesas Diversas, DRE, Fluxo de Caixa e o Dashboard empresarial. A cada decisão tomada dentro da animação, os dados dos quadros vão sendo atualizados. Em cada decisão tomada, o personagem de um especialista dá uma dica e analisa os impactos daquela ação.

As situações vivenciadas são problemas conjunturais, ameaças da concorrência, questões de infraestrutura e logística, queda de vendas e necessidade ou não de fazer promoções, entre outras. É uma ótima oportunidade de aprender a tomar decisões analisando dados concretos em um ambiente controlado e acessível.

Saiba mais sobre o game

Objetivo

Demonstrar para os empresários a importância de controles gerenciais e análise de indicadores antes da tomada de decisão, fazendo a interpretação dos impactos no resultado do negócio.

Público-Alvo

  • Empresários de micro e pequenas empresas

Conteúdo

  • Produtos e serviços
  • Pessoas
  • Controles financeiros
  • Indicadores de resultados
  • Mercado

 

Quer jogar?

Acesse aqui gratuitamente:

“Decisão para Resultados Game Empresarial”

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Marketing e Vendas

Inteligência Comercial

Potencialize suas vendas!

Notícias

18 de Novembro de 2019

Encontro de Comitês do Empreendedorismo discute desenvolvimento territorial e educação

SAIBA MAIS

 

18 de Novembro de 2019

E-mail falso cobra por emissão de certificado de prêmio

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/11/2019 17:38

Sebrae RS promove Startup Day em Porto Alegre

Sebrae RS Podcast 14/11/2019 16:53

Caxias do Sul recebe seminário Junta Digital do Sebrae-RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: