Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Mei credito consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Pessoas

Autoconhecimento

Liderando com personalidade

atualizado em: 09/09/19
Silvia Zuffo

Silvia Zuffo

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social | Feevale.

COMPARTILHE
Compreender aquilo que a personalidade tem de mais positivo e lapidar aspectos negativos promovem autoconfiança, autoestima, automotivação e autorrespon- sabilidade

Nessa trajetória profissional, na qual desenvolver pessoas e melhorar os processos por meio da entrega das pessoas é o meu propósito, já me deparei com diversas situações. E o líder foi meu objeto de estudo. Por quê? Porque é ele quem incentiva, inspira, coordena, avalia, mensura, encoraja, tem visão sistêmica, conecta e nos orienta muitas vezes. E pasmem: ele não é super-herói, nem super-heroína! Nas micro e pequenas empresas (MPEs), muitos empresários se tornam responsáveis pela liderança.

Ao conhecer as histórias desses empresários, as narrativas são muito semelhantes. Eles são exímios profissionais, dedicados e comprometidos com a entrega de suas tarefas, preocupados com gestão, produção, atendimento e divulgação de seus negócios. Nesse momento, eles vão buscando novos integrantes para ajudá-los. Funcionários, colaboradores, a nomenclatura não importa. O que importa é que muitos percebem que precisam melhorar suas competências para lidar melhor com as pessoas. Por outro lado, alguns perdem seu brilho, seu entusiasmo, sua motivação e chegam até a perder sua identidade profissional.

Liderar é um verbo de ação! Ou seja, é preciso agir para obter resultado. E será que todos os empresários sabem liderar? O que falta para eles com relação à liderança? Ou o que eles têm a mais em suas ações?

Tem pessoas que são autoritárias, centralizadoras, controladoras, exigentes, críticas e apegadas. Seu comportamento gera uma atmosfera de insegurança, apatia, medo e até descomprometimento dos integrantes da equipe. Por outro lado, temos pessoas que são permissivas, generosas, compreensíveis, tolerantes, pacienciosas. Esses traços geram comportamentos em que a equipe passa a liderar, porque eles percebem a falta da energia poderosa do líder.

Liderança com eficiência

Os dois extremos foram citados para elucidar que os traços de personalidade que temos inevitavelmente gerarão determinadas reações em outras pessoas. Quanto mais soubermos disso, mais assertivos e eficientes seremos em nossa liderança. Já li, estudei, cursei e conheci diversas ferramentas e teorias. Só que conheci uma que, definitivamente, é a melhor! Apresento-lhes o Eneagrama.

O Eneagrama é um sistema capaz de devolver para cada ser humano o brilho, a vivacidade e a compreensão de si mesmo e de como lidar melhor com as pessoas extraindo delas o seu melhor. Compreender o que a personalidade tem de mais positivo e competente e lapidar os aspectos negativos promovem autoconfiança, autoestima, automotivação e autorresponsabilidade.

O Eneagrama, por meio do seu símbolo, nos apresenta nove perspectivas de interpretar e perceber a mesma realidade, porém, de ângulos distintos. Portanto, fesperte-se e vá em busca de conhecer o seu!

Saiba mais

Assista aqui a um vídeo gratuito sobre o Eneagrama

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

17 de Setembro de 2019

Sebrae RS compartilha últimas tendências para o setor de alimentação

SAIBA MAIS

 

17 de Setembro de 2019

Sebrae RS estimula inovação no AMCHAM Arena

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 11/09/2019 15:42

Sebrae promove estande coletivo na maior feira de vinhos profissional da América Latina

Sebrae RS Podcast 03/09/2019 16:54

Sebrae RS leva empresas ao Open Food Innovation Summit

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: