
Mais buscados: mEI credito Sei boas praticas CONSULTORIA

SEBRAE RS
Redação
Quando se é MEI (microempreendedor individual), é preciso desenvolver muitas capacidades para manter o negócio, visto que esta é uma jornada feita por uma única pessoa. E uma das maiores questões do negócio é como aumentar suas vendas.
Pois bem, é possível fazer uma gestão estratégica e empreendedora nesse sentido. Vender é a razão de ser de um empreendimento, e quem não vende não sobrevive. Portanto, é preciso seguir algumas orientações que vão melhorar este fator em seu negócio.
Um MEI é uma tarefa, como o próprio nome diz, individual. Portanto, é preciso que o empreendedor esteja sempre disposto a se informar mais sobre processos, fazer cursos e workshops, se antecipar a problemas, atentar aos estoques e ter muita disposição e vitalidade.
Para ter uma ação estratégica, é preciso saber como é o seu mercado, ou seja, o segmento no qual você atua. Saiba tudo sobre os produtos/serviços desse mercado, os concorrentes, os valores, as inovações, os clientes.
Clientes são todas as pessoas que compram seus produtos e serviços, e podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Trace perfis das pessoas/empresas que mais podem se interessar pelo que você está oferecendo para poder traçar estratégias de vendas mais focadas. Preocupe-se em manter os clientes já conquistados e também em buscar novos.

Concorrentes são os outros negócios que estão no mesmo segmento que você. Eles disputam os mesmos clientes com o seu empreendimento. É preciso conhecê-los, ver como vendem e quanto vendem e procurar oferecer melhores condições para atrair clientes para você.
Fornecedor é quem fornece insumos, matérias-primas ou produtos para o seu negócio. Ter bons fornecedores e construir uma relação de confiança com eles permite que você compre insumos (ou produtos já prontos) com maior qualidade e com melhores condições de preço, o que melhora sua margem nas vendas.
Marketing é a ciência de aproximar produtos ou serviços de quem precisa/deseja comprar e tem condições e disponibilidade para pagar por isso. Esses são seus potenciais consumidores/clientes. O marketing também significa entregar satisfação ao cliente em forma de algum benefício. É interessante conhecer os 4 “Ps” do marketing: Produto, Preço, Ponto/Praça de Venda, Promoção/Comunicação. Por meio do marketing, você faz promoções de vendas, muda produtos ou serviços para agradar o cliente, define os preços atrativos e até muda o ponto de venda para ter maior atratividade.
Como já dito acima, todo empreendedor deve ter disposição para correr atrás de novos conhecimentos como forma de manter seu negócio sustentável. E as vendas são a espinha dorsal de qualquer empreendimento.
Para saber mais, o MEI pode baixar gratuitamente o e-book “MEI: Como Aumentar suas Vendas?” e se aprofundar mais sobre conceitos como sociedade de consumo, clientes, concorrentes, vendas, marketing e mercado, com exercícios práticos e jogos para fixar o aprendizado.
Reúne informações sobre mercado e vendas, apresentando orientações e conceitos para uma gestão estratégica e empreendedora.
Saiba mais
Baixe aqui gratuitamente: “MEI: Como Aumentar suas Vendas?”
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.