Mais buscados: Mei Crédito Sei Boas Praticas CONSULTORIA
Fabiola Catarina
Gerência de Relacionamento com Clientes
Solução foi desenvolvida com apoio do Inova Pequena Empresa do SEBRAE RS
Uma pessoa com necessidades especiais enfrenta diversos obstáculos diariamente, entre eles, os de deslocamento e acessibilidade. Para minimizar essa situação, uma empresa de recursos humanos de Porto Alegre, especializada em oportunidades para pessoas com deficiência, lançou uma forma inovadora de entrevista de seleção por vídeo. A solução implantada este ano já está disponível no mercado e vem conquistando grandes empresas de todo País.
O desenvolvimento do novo sistema de entrevista foi possível graças à participação da Egalité Recursos Humanos Especiais no Programa Inova Pequena Empresa. “O Inova Pequena Empresa RS tem como objetivo dividir custos com o empreendedor, diminuindo o risco financeiro inerente à atividade inovadora, seja ela em produtos, processos ou serviços dependentes de tecnologia”, explica Gustavo Schneck Moreira, gestor de projetos de Inovação do SEBRAE RS. Além de um aporte financeiro, que varia de R$ 50 mil a R$ 100 mil, os empreendedores selecionados por chamada pública têm acesso a programas de capacitação e acompanhamento técnico.
Foi o que ocorreu com a Egalité. A empresa foi selecionada no final de 2014 e, em um ano, desenvolveu uma solução em vídeo para a entrevista inicial com portadores de necessidades especiais. “Pela legislação trabalhista, empresas com mais de cem funcionários precisam ter um percentual de colaboradores nessas condições em sua equipe. Entre nossos clientes estão grandes grupos como Walmart e Ambev, com diversas unidades espalhadas pelo País e queríamos evitar o deslocamento desnecessário desses candidatos na etapa de triagem”, conta o fundador Guilherme Braga.
A solução encontrada foi a entrevista por vídeo que não ocorre em tempo real. O interessado na vaga assiste as perguntas e grava suas respostas para serem enviadas pelo site da empresa de Recursos Humanos. “Basta ter conexão à internet e uma câmera de vídeo, que pode ser webcam ou as disponíveis em celular”, explica Braga. “Com a novidade, ganhamos em produtividade e facilitamos a vida dos que estão em processo de seleção”, observa. Pelo sistema, deficientes auditivos podem receber as perguntas e enviar as respostas em Língua Brasileira de Sinais e deficientes visuais conseguem acessar a solução pelo site, que tem acessibilidade via teclado, e também gravar seus vídeos.
A ideia agora é lançar um sistema para facilitar a comunicação entre empresas e usuários, com uma solução que permita o uso da tecnologia para promover a interação entre surdos e ouvintes que não dominam o sistema Libras. A Egalité Recursos Humanos é uma microempresa de apenas dez funcionários que, em seis anos de existência, já intermediou a seleção de mais de 2.500 pessoas com deficiência de 16 Estados.
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.