Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI credito consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Finanças

O dinheiro da empresa e o dinheiro do empreendedor

05/06/18
Saulo Roberto Henrich Morschel

Saulo Roberto Henrich Morschel

Especialista Sebrae

COMPARTILHE
É importante ressaltar as rotinas de controle das contas e do fluxo financeiro da empresa e do empreendedor, sejam elas feitas num simples pedaço de papel ou em um sofisticado aplicativo financeiro

Algo negligenciado em muitas empresas – principalmente nas micro e pequenas – é a separação correta entre o que é dinheiro da empresa e o que é o dinheiro do empreendedor. Esta informação é mais fácil de ser entendida do que praticada. É importante ressaltar as rotinas de controle das contas e do fluxo financeiro da empresa e do empreendedor, sejam elas feitas num simples pedaço de papel ou em um sofisticado aplicativo financeiro. Tendo o hábito de controlar o dinheiro, você saberá quais produtos ou serviços geram mais resultados à empresa, qual estoque ideal, quais custos podem ser otimizados e, o mais importante, qual é o resultado do seu negócio.

O resultado e seus indicadores sinalizam os caminhos para você melhor administrar seu negócio, auxiliando nas inúmeras decisões do dia a dia. Assim o empreendedor terá mais pontos de apoio sem falar do risco, que acaba diminuindo substancialmente quando você toma decisões referendadas pelas informações financeiras.

Falando em decisões, uma que certamente aparece é o valor que será retirado pelo empreendedor, um valor que faça valer a pena todo o esforço de ter um negócio, mas também suficiente para manter o empreendimento sadio financeiramente e com possibilidade de crescimento. Lembre que se retirar mais do que seu negócio pode pagar, você mesmo poderá estar inviabilizando o negócio e o sonho de ser um empreendedor bem sucedido. Determine qual será o valor de sua retirada, transfira para sua conta física e então pague suas contas, mantenha separadas as contas da pessoa física e jurídica. Se chegar o momento em que você quiser ganhar mais, lembre-se que antes seu negócio precisa gerar este recurso.

Cuidado se você anda misturando o caixa da empresa com as contas pessoais. Não querendo ser pessimista, mas a tendência é você se atrapalhar financeiramente e ainda prejudicar seu negócio. Será mais fácil progredir tendo disciplina financeira. Se for difícil no começo, com o tempo se tornará um hábito e você fará seus controles automaticamente.

O dinheiro da empresa e o dinheiro do empreendedor

Hoje é possível encontrar várias opções de aplicativos, inclusive gratuitos, que podem ser moldados de acordo com as necessidades do empreendedor, incluindo fluxo de caixa, controle de estoque, alertas que nos lembram dos compromissos financeiros e nos possibilitam antecipar problemas que, ao serem previamente planejados, podem ser melhor administrados.

Se você ainda não faz, comece; se já faz, aprimore. Você será o maior beneficiário, pode apostar!

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

21 de Novembro de 2018

Estande coletivo na Feira Zero Grau atrai compradores

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2018

Gilberto Porcello Petry é eleito presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/11/2018 17:25

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor encerra etapa regional na capital

Sebrae RS Podcast 19/11/2018 17:20

São Francisco de Assis recebe Rodada Regional para produção local

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: