Mais buscados: MeI CREDITO sei boas praticas CONSULTORIA
SEBRAE RS
Redação
A conhecida Matriz SWOT – de Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças – é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo da gestão. Sua correta aplicação ajuda a empresa a fazer uma autoanálise de sua condição interna, bem como do ambiente de negócios em que está inserida. Muitas vezes, porém, a SWOT não é utilizada em toda a sua potencialidade, diminuindo sua eficácia gerencial. Tirar proveito dessa ferramenta requer o conhecimento de algumas questões básicas.
A sigla SWOT é formada pelas iniciais de quatro palavras em inglês: Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). A matriz também é chamada de FOFA, justamente por aglutinar a análise das Forças e Fraquezas da empresa de um lado, e das Oportunidades e Ameaças do ambiente em outro.
A SWOT é representada por um quadrado, dividido em quatro quadrantes iguais, conforme mostra a figura abaixo:
As Forças e Fraquezas representam o ambiente interno da empresa. Um PONTO FORTE é uma condição interna (algo que a empresa faz) ou um ativo (algo que a empresa possui) que confere vantagem sobre os concorrentes. Um PONTO FRACO é uma condição interna ou deficiência em um ativo que coloca a empresa em posição de desvantagem em relação aos concorrentes. Pontos Fortes e Fracos servem para fazer um “raio x” da situação da organização em suas áreas principais. As áreas principais avaliadas nesse diagnóstico são: Financeiro, Marketing, Operação e Pessoas, incluídas aí todas as atividades realizadas nesses setores. A análise das Forças e Fraquezas deve levar em conta o momento atual da empresa, mas também a situação futura. Nesse detalhe mora um dos principais equívocos de sua aplicação. A empresa não avalia como estará em termos de competências em suas áreas básicas no médio e no longo prazos. Quando isso acontece, corre-se o risco de não se detectar potenciais fraquezas que poderão prejudicar o andamento do negócio no futuro.
As Oportunidades e Ameaças, por sua vez, representam o ambiente externo. Uma OPORTUNIDADE é um evento externo que, se aproveitado, pode possibilitar à empresa o alcance dos objetivos, e a melhora da posição competitiva e da lucratividade. Uma AMEAÇA é um evento externo que, se não controlado, pode dificultar o alcance dos objetivos ou a piora da posição competitiva e consequente perda de lucratividade.
A análise SWOT abrange o setor de atuação da empresa e também um ambiente maior, chamado de Macroambiente. Nesse sentido, deve-se avaliar não só o ambiente mais próximo, com seus clientes, fornecedores, distribuidores e concorrentes; é preciso incluir na análise um olhar sobre as variáveis econômicas, legais, políticas, demográficas e quaisquer outros fatores que possam vir a influenciar o negócio indiretamente.
Uma questão muito importante em relação ao uso da Matriz SWOT diz respeito à própria essência de sua estrutura. Uma matriz deve sempre levar em conta os cruzamentos de seus elementos. Assim, deve ser avaliado qual o impacto da condição interna da empresa, tendo como pano de fundo o cenário externo. Nesse sentido, surgem quatro posições a serem examinadas, conforme mostra a figura abaixo:
Quando um Ponto Forte ajuda a empresa a aproveitar uma Oportunidade do mercado, temos aí uma vantagem competitiva. Por outro lado, quando é uma Fraqueza que está atrapalhando os planos da empresa em relação a um fato externo, estamos diante de uma restrição.
Na mesma linha de raciocínio, se a empresa consegue fazer uso de um Ponto Forte para se defender de uma Ameaça externa, esse ponto forte vira um instrumento de proteção. Já quando um Ponto Fraco coloca a empresa em risco perante uma Ameaça, a empresa está em vulnerabilidade.
Seguindo essas considerações simples, você estará tirando todo o proveito da Matriz SWOT. E lembre-se: quanto mais acurado for o diagnóstico da sua empresa no presente, mais chances ela terá de estar bem preparada para o futuro.
Veja Mais
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.