Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Mei CRÉDITO consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Estratégia

Em busca da excelência

O potencial de melhoria com o correto uso da Matriz SWOT

20/03/18
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE
Muitas vezes a SWOT não é utilizada em toda a sua potencialidade, diminuindo sua eficácia gerencial

A conhecida Matriz SWOT – de Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças – é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo da gestão. Sua correta aplicação ajuda a empresa a fazer uma autoanálise de sua condição interna, bem como do ambiente de negócios em que está inserida. Muitas vezes, porém, a SWOT não é utilizada em toda a sua potencialidade, diminuindo sua eficácia gerencial. Tirar proveito dessa ferramenta requer o conhecimento de algumas questões básicas.

A sigla SWOT é formada pelas iniciais de quatro palavras em inglês: Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). A matriz também é chamada de FOFA, justamente por aglutinar a análise das Forças e Fraquezas da empresa de um lado, e das Oportunidades e Ameaças do ambiente em outro.

A SWOT é representada por um quadrado, dividido em quatro quadrantes iguais, conforme mostra a figura abaixo:

As Forças e Fraquezas representam o ambiente interno da empresa. Um PONTO FORTE é uma condição interna (algo que a empresa faz) ou um ativo (algo que a empresa possui) que confere vantagem sobre os concorrentes. Um PONTO FRACO é uma condição interna ou deficiência em um ativo que coloca a empresa em posição de desvantagem em relação aos concorrentes. Pontos Fortes e Fracos servem para fazer um “raio x” da situação da organização em suas áreas principais. As áreas principais avaliadas nesse diagnóstico são: Financeiro, Marketing, Operação e Pessoas, incluídas aí todas as atividades realizadas nesses setores. A análise das Forças e Fraquezas deve levar em conta o momento atual da empresa, mas também a situação futura. Nesse detalhe mora um dos principais equívocos de sua aplicação. A empresa não avalia como estará em termos de competências em suas áreas básicas no médio e no longo prazos. Quando isso acontece, corre-se o risco de não se detectar potenciais fraquezas que poderão prejudicar o andamento do negócio no futuro.

As Oportunidades e Ameaças, por sua vez, representam o ambiente externo. Uma OPORTUNIDADE é um evento externo que, se aproveitado, pode possibilitar à empresa o alcance dos objetivos, e a melhora da posição competitiva e da lucratividade. Uma AMEAÇA é um evento externo que, se não controlado, pode dificultar o alcance dos objetivos ou a piora da posição competitiva e consequente perda de lucratividade.

A análise SWOT abrange o setor de atuação da empresa e também um ambiente maior, chamado de Macroambiente. Nesse sentido, deve-se avaliar não só o ambiente mais próximo, com seus clientes, fornecedores, distribuidores e concorrentes; é preciso incluir na análise um olhar sobre as variáveis econômicas, legais, políticas, demográficas e quaisquer outros fatores que possam vir a influenciar o negócio indiretamente.

Uma questão muito importante em relação ao uso da Matriz SWOT diz respeito à própria essência de sua estrutura. Uma matriz deve sempre levar em conta os cruzamentos de seus elementos. Assim, deve ser avaliado qual o impacto da condição interna da empresa, tendo como pano de fundo o cenário externo. Nesse sentido, surgem quatro posições a serem examinadas, conforme mostra a figura abaixo:

Quando um Ponto Forte ajuda a empresa a aproveitar uma Oportunidade do mercado, temos aí uma vantagem competitiva. Por outro lado, quando é uma Fraqueza que está atrapalhando os planos da empresa em relação a um fato externo, estamos diante de uma restrição.

Na mesma linha de raciocínio, se a empresa consegue fazer uso de um Ponto Forte para se defender de uma Ameaça externa, esse ponto forte vira um instrumento de proteção. Já quando um Ponto Fraco coloca a empresa em risco perante uma Ameaça, a empresa está em vulnerabilidade.

Seguindo essas considerações simples, você estará tirando todo o proveito da Matriz SWOT. E lembre-se: quanto mais acurado for o diagnóstico da sua empresa no presente, mais chances ela terá de estar bem preparada para o futuro.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Janeiro de 2019

“Conseguimos reduzir 3 mil reais nas despesas mensais”, diz sócia da Jacuhy

SAIBA MAIS

 

21 de Janeiro de 2019

Pequenas vinícolas têm oportunidade de exposição na Festa da Uva

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/01/2019 18:07

Sebrae-RS cria projeto focado em inovar empresas de varejo

Sebrae RS Podcast 14/01/2019 17:44

Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE-RS tem novo presidente

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: