Mais buscados: Mei credito sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Rubia Marques Dornelles
Gerência de Soluções
Para fazer uma empresa ter resultado, o empreendedor precisa desenvolver elementos de liderança. Muito mais do que ser o que antes era conhecido como “chefe” e apenas “mandar” os outros realizarem tarefas, o verdadeiro líder pensa na gestão da empresa em termos globais e inspira seus colaboradores a darem o melhor de si mesmos, em uma verdadeira parceria.
Alguns dos elementos de liderança essenciais para qualquer empreendedor são: Liderança Coaching, Solitude, Accountability e Gestão de Gerações. Eles podem ser aprendidos e desenvolvidos. Vamos saber um pouco mais sobre cada um.
A palavra “coach” é oriunda da Inglaterra do século 16, e indicava os cocheiros, ou seja, os profissionais que conduziam as carruagens. Nos anos 1800, a palavra foi associada aos tutores que ajudavam os alunos em exames e provas finais. Depois o termo passou a ser utilizado para designar os profissionais que treinavam os esportistas. Por fim, entrou de vez no mercado corporativo, quando o conceito de “Coaching” foi desenvolvido como um processo ou método de desenvolvimento humano que tem como objetivo aumentar o desempenho das pessoas.
Saber o que é coaching é essencial para o líder, pois este é um processo que busca gerar mudanças por meio de ações para que os indivíduos saiam do estado atual para chegar a um estado desejado.
Assim define o especialista Timothy Gawey:
“Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar seu desempenho. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas.”
Como base, o líder deve saber que os pilares do coaching são:
Já os benefícios da utilização do coaching na liderança podem ser assim resumidos:
Performance e produtividade melhoradas: visualizar e revelar o melhor de cada membro da equipe.
Desenvolvimento de equipe: capacidade em desenvolver continuamente cada membro da equipe
Relacionamentos melhorados: por meio de diálogo contínuo, o líder coach faz com que o indivíduo sinta que está sempre junto, construindo as soluções.
Melhoria na qualidade de vida dos indivíduos: um bom clima organizacional faz com que as equipes sintam-se mais estimuladas e ganhem em qualidade de vida.
Mais tempo para o líder/gerente: o líder coach compartilha as atribuições e delega tarefas, conseguindo mais tempo para as atividades de gestão.
Ideias mais criativas: o líder coach deve saber ouvir e proporcionar ambiente aberto para as pessoas contribuírem com suas ideias.
Melhor utilização de pessoal, habilidades e recursos: o líder passa a conhecer melhor os talentos de sua equipe e a direcionar melhor suas habilidades.
Equipe mais motivada: as ferramentas do coaching auxiliam na descoberta da automotivação pra o time.
Mudança de cultura: o coach se foca no resultado, fazendo com que a cultura da empresa se torne mais realizável.
Habilidade para a vida: todo esse autoconhecimento traz resultados em todas as áreas da vida, não somente na empresarial/profissional.
Accountability pode ser traduzido como “responsabilidade”, mas é um conceito bem mais amplo, essencial ao líder moderno. Trata-se de uma “virtude moral” relacionada à habilidade de tomar a responsabilidade para si e gerar resultados positivos.
É quando o líder tem a certeza de que é o único responsável por tudo o que acontece na sua vida, seja pessoal ou profissionalmente falando, sem transferir a “culpa” para os outros e assumindo as rédeas da própria vida, mudando-a e dando uma nova direção para seus objetivos.
É sempre mais fácil e mais cômodo transferir a responsabilidade quando erramos de alguma forma. Mas ao fazer isso perdemos o controle das coisas, e então as mudanças não acontecem, pois elas dependem inteiramente de nós e de nossas posturas.
O líder deve ter “Accountability” e ela pode ser desenvolvida com treino, dedicação e disciplina, Uma pessoa “accountable” passa a ser mais e mais exigente e menos tolerante com baixos níveis de responsabilidade; os feedbacks passam a ser mais precisos, tendo como base as pequenas atitudes adotadas pelos colaboradores e pares no dia a dia; e passa a ser um pai/mãe, filho, profissional e pessoa melhor, olhando de forma positiva para situações buscando sempre as melhores soluções dentro das circunstâncias que elas apresentam.
A diferença entre solidão e “Solitude” refere-se ao hábito do indivíduo em refletir sobre seus resultados e comportamentos como líder e como empreendedor. É um hábito que os grandes líderes incorporam que é o de refletir sobre tudo o que foi vivido e praticado, de forma sistemática, de modo que o aprendizado com essas ações possa efetivamente acontecer. Ao ficar sozinho, o indivíduo desenvolve o hábito de evoluir a partir de suas próprias vivências, organiza seus pensamentos e reflete sobre seus erros e acertos.
Errar e acertar fazem parte desta jornada “solitária”, mas o aprendizado que leva à evolução necessária para o crescimento dos negócios só acontece de forma aprofundada quando, ao errar ou acertar, o empreendedor é capaz de parar e refletir sobre a situação, entender o que aconteceu e qual sua responsabilidade sobre esse resultado. Daí a importância de momentos de “solitude” para tais análises.
Na moderna liderança, ter uma visão do todo é essencial. E para poder ser um líder que efetivamente consiga tirar o melhor de seu time, o empresário de sucesso precisa conhecer mais a fundo o conceito e a “Gestão de Gerações”.
Em primeira análise, geração é um conjunto de indivíduos que nascem em uma mesma época e que são influenciados por um contexto histórico. E por que ter que entender esse conceito é tão importante? Porque, em qualquer ambiente, e especialmente em empresas, há conflito entre gerações, o que pode afetar o andamento das equipes e dos resultados. Mas para um bom líder, esse conflito não é necessariamente negativo, é uma oportunidade para avaliar novas visões de mundo e de fazer os colaboradores a praticarem a convivência entre diferentes visões de mundo, ensinando-os também a desenvolver a empatia, que é se colocar no lugar do outro.
Conhecer as características das diferentes gerações ajuda o líder a pensar em estratégias para os colaboradores e a entender que é preciso, cada vez mais, desenvolver programas e atividades menos padronizados e que reconheçam e respeitem o jeito de cada geração, aproveitando o seu melhor.
Essas habilidades de liderança comentadas anteriormente podem ser desenvolvidas e têm potencial de transformar qualquer empreendimento, visto que, com equipes confiantes e preparadas, os bons resultados vêm naturalmente. Se você quer aprender mais sobre esses conceitos e desenvolver essas habilidades, faça agora o curso gratuito online “Os 4 Elementos da Liderança”.
Objetivo
Ampliar os conhecimentos e contextualizar a aplicação e prática dos elementos de liderança na realidade do negócio, mostrando como a mudança de comportamento e atitudes pode auxiliar em um ambiente mais produtivo e agradável.
Público-Alvo
Conteúdo
Líder Coach
Accountability
Solitude
Gerações
Saiba mais
Faça o curso gratuitamente aqui: “Os 4 Elementos da Liderança”
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.