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Ivandro Rosa de Moraes
Gerência de Soluções
Independentemente do tamanho ou do segmento, o uso de datas comemorativas pode fazer parte da estratégia de vendas da empresa. Para dar certo, é preciso planejar. Setores do varejo, por exemplo, têm ciclos de vendas fortemente baseados em datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães e Páscoa. Um planejamento detalhado das ações é essencial para o sucesso: definir tudo em cima da hora faz com que o potencial destas datas seja perdido.
Antes de qualquer coisa, é importante conhecer o público-alvo da empresa. No calendário, deve-se procurar incluir aquelas datas importantes, que ajudam a incrementar as vendas, e as excepcionais, ou seja, aquelas com as quais os consumidores mais se identificam. Cada segmento de público tem seus temas, causas e marcos que podem ser lembrados em ações específicas.
O objetivo de usar as datas comemorativas não precisa ser gerar vendas diretamente. O importante é ter clara a meta para cada ação: melhorar o relacionamento, gerar impacto e alcançar mais pessoas são alguns exemplos. A oportunidade pode ser usada para gerar ações de relacionamento com os principais parceiros e fornecedores da empresa, que também são fundamentais para o bom andamento do negócio.
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