Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei MEi credito CONSULTORIA Boas Praticas

Loading SEBRAE

A receita da exportação

atualizado em: 12/01/17
Fabiola Catarina

Fabiola Catarina

Gerência de Relacionamento com Clientes

COMPARTILHE

Com apoio do SEBRAE RS, caxiense Compact intensifica vendas para América Latina e África do Sul e compensa crise no Brasil

Caxias do Sul – Enquanto o setor metalmecânico enfrenta dificuldades, a fabricante de minicozinhas Compact, de Caxias do Sul, comemora o aumento das exportações. “As vendas externas cresceram 15% em 2015 e fizeram com que o faturamento se mantivesse estável, mesmo com a retração do mercado interno”, revela o diretor comercial Guilherme Toigo Poletti.

A trajetória de sucesso no mercado internacional da Compact começou a ser traçada há dois anos com a adesão ao Programa Qualimundi, do SEBRAE RS. “É uma iniciativa que tem o objetivo de promover a internacionalização de micro e pequenas empresas a partir de capacitações, consultorias e rodadas de negócios”, detalha o gestor de projetos do SEBRAE RS na Serra Gaúcha Aldoir Bolzan de Morais. “O objetivo é mudar a mentalidade dos empresários para que possam olhar o mundo e enxergar mercados que antes pareciam impossíveis, seja para exportação ou até para parcerias e aquisição de tecnologia”, comenta.

Foi o que ocorreu com a Compact, empresa de pequeno porte com 15 funcionários em Caxias do Sul. Com o trabalho desenvolvido no Programa Qualimundi, os produtos ganharam novos destinos e o faturamento com as vendas para outros países cresceu. “Hoje nossa linha está no Chile, Peru, Argentina, Colômbia, México e até na África do Sul”, conta Poletti. Com o contato com o exterior, o empresário descobriu novas oportunidades. Por exemplo, o segmento de transporte rodoviário de passageiros da América Latina tem parâmetros de conforto diferenciados. “Lá existe a figura da rodomoça, como a comissária de bordo dos aviões, que oferece até lanches quentes. Para isso, eles precisam de refrigeradores, fornos e cafeteiras que fabricamos aqui em Caxias”, relata.

O olhar internacional, que permite identificar novos mercados e negócios, é ampliado a partir de missões como a realizada no ano passado para a Expotransporte, em Guadalajara, no México. “É uma semente que a gente planta e vai colher em dois ou três anos”, observa o empresário, confirmando que investir no mercado externo requer visão de longo prazo. Mas a estratégia compensa. “Em 2016, as exportações devem representar 25% das vendas totais, um crescimento significativo diante dos cerca de 15% registrados no ano passado”, estima.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Marketing e Vendas

Inteligência Comercial

Potencialize suas vendas!

Notícias

12 de Novembro de 2019

Negócios de economia criativa da Capital precisam aperfeiçoar sua gestão

SAIBA MAIS

 

12 de Novembro de 2019

Edelbrau, parceira do Sebrae RS, recebe prêmio principal da Copa Internacional da Cerveja POA

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 08/11/2019 16:01

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de Hannover em 2020

Sebrae RS Podcast 07/11/2019 14:33

Programa de segurança do alimento credencia restaurantes de Santa Maria

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: