Mais buscados: mei crEdito Sei Boas praticas CONSULTORIA
Amanda Paim
Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS
Há 10 anos participando ativamente da produção cultural de Porto Alegre, o Marquise 51 deu uma guinada importante em 2015. Até então, a empresa funcionava como estúdio e produtora de bandas e shows. Agora, acompanhando as tendências globais em tecnologia e cultura urbana, o Marquise opera como “hub criativo”, formalizando um trabalho em rede que transcende a música para atingir as artes visuais e a gastronomia.
“Atualmente, somos produtora cultural, estúdio musical e selo, mas também reunimos iniciativas como o atelier O Bestiário, o festival Morrostock, as produtoras culturais Puro Movimento, Gamana e Todt Produções e a empresa de booking internacional de música eletrônica Konnekt. Música interligada às artes plásticas, comunicação, projetos criativos e intercâmbio cultural são hoje a engrenagem para muitas iniciativas como festivais de música, turnês nacionais e internacionais, exposições, gestão de carreira artística, eventos de rua, gravação de álbuns e ações de capacitação e profissionalização”, explica Mari Martinez, CEO do Marquise.
Ao longo da sua primeira década de existência, o Marquise permaneceu sensível às inovações e transformações do mercado cultural no mundo todo, com a disseminação de selos alternativos, coletivos, festivais e participação dos produtores e artistas na construção de políticas públicas para o campo da cultura. Enquanto os modelos econômicos e políticos tradicionais enfrentavam crises definidoras, a onda do it yourself (faça você mesmo) se propagava como alternativa, fornecendo novos modos de expressão e novos modos de empreender.
“Fazendo um recorte para o Rio Grande do Sul, com certeza existe um movimento neste sentido, com as casas colaborativas, coletivos culturais, festas de rua, festivais. Fazemos parte dessa rede de artistas e empreendedores que trabalham com ideias, criatividade, inovação e cultura. Somos uma alternativa à indústria tradicional, fazendo da cultura e da coletividade uma poderosa força de transformação e de desenvolvimento. Nossas cidades precisam apostar no setor criativo como estratégia para superar a crise que vivemos”, sustenta Mari, que em 2016 ganhou o prêmio Profissionais da Música como melhor produtora de eventos do Brasil.
Nos últimos dois anos, o Marquise 51 fez parte do projeto Economia Criativa, do SEBRAE RS, o que municiou a transformação do hub com diversos instrumentos de gestão, em especial nas questões administrativas e financeiras. “O Sebrae tem experiência com a capacitação e profissionalização do setor da indústria e comércio. Acho muito importante esta atuação da instituição com empreendimentos criativos. Em diversos estados do Brasil, ele tem participação estratégica para o setor da economia criativa. Acredito que no Rio Grande do Sul esta atuação está crescendo e tem muito a se desenvolver em construção com esta rede”, considera Mari Martinez, lembrando também da parceria Marquise-Sebrae para promover a música do estado durante a Semana Internacional da Música de São Paulo.
O portfólio atual do Marquise 51 é costurado por linhas que conectam projetos em diferentes áreas, ali reunidos como parte de um amplo movimento que hoje dá vida às grandes cidades. “A ideia é seguirmos fortalecendo essa rede e trabalhando para o casarão, para que todo esse ecossistema continue efervescente e se ramificando ainda mais. Procuramos outros residentes para o hub criativo e parceiros estratégicos e patrocinadores para os nossos projetos coletivos. Já são dois anos atuando desta maneira, e a nossa avaliação é muito positiva!”, comemora Mari.
Veja Mais
Notícias
17 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco
SAIBA MAIS16 de Setembro de 2024
Programa do Sebrae RS e Prefeitura de Poa apoiará 39 startups gaúchas com soluções para cidades resilientes, turismo e saúde.
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.