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Fabiola Catarina
Gerência de Relacionamento com Clientes
As pequenas indústrias costumam surpreender o mercado quando apresentam uma inovação com potencial para se tornar grande sucesso tecnológico e de vendas. E esse é basicamente um resumo do que acontece com a empresa INW Soluções, localizada no município de Victor Graeff, na região do Planalto do Rio Grande do Sul. Distante 250 km de Porto Alegre, ela conquistou com apenas três integrantes, pai e dois filhos, um status considerável para os especialistas em negócios de base tecnológica: possui patentes de produtos e perspectivas futuras para se tornar uma grande empresa. Seu carro chefe é o Big Tanque, uma solução de polietileno compartimentado para transporte e armazenagem de água, inclusive potável para o consumo humano.
“Esse produto pode ser explicado como uma caixa de carga, o dito tanque. São módulos de, no mínimo, 5 mil litros, podendo ser composto para até 100 mil litros. Ele é montado sobre um chassi metálico. Nossos clientes o usam muito para o transporte no modal rodoviário e ferroviário. Tem uma grande aplicação também para a agricultura e a armazenagem de água”, detalha o diretor Márcio Howe.
Grandes companhias nacionais fizeram as primeiras compras com a INW logo após a consolidação do produto. A mineradora Vale S.A., por meio da Estrada de Ferro Carajás (EFC), no estado do Maranhão, é uma delas. “O Big Tanque foi desenvolvido para a companhia com a finalidade de ajudar o saneamento vegetal da ferrovia, que hoje possui quase 900 km de extensão. Montado sobre uma vagonete, esse item possui capacidade para mais de 10 mil litros e já é considerado um dos maiores pulverizadores ferroviários da América Latina”, conta Howe.
Cabe esclarecer que o modelo de negócio da INW Soluções está baseado em engenharia, projeto e montagem. “A empresa cria e projeta as peças e compra de fornecedores que selecionamos de acordo com a necessidade do produto final. O polietileno para fins de transporte de alimentos, por exemplo, precisa cumprir algumas especificações técnicas para isso”, esclarece o empreendedor. Essa questão é a chave para o futuro da empresa.
Hoje, a INW participa de projetos na regional Planalto do SEBRAE RS e suas projeções até 2017 são de conseguir dar os primeiros passos rumo à internacionalização com o viés de exportações. Para isso, no primeiro semestre de 2015, se preocupou em acompanhar a missão empresarial brasileira até a Feira Industrial de Hannover, na Alemanha. “Como o SEBRAE RS possui uma política permanente de apoio também para as indústrias e concede, por meio de chamada pública, alguns benefícios para os inscritos, ter conseguido uma das vagas nos deu uma injeção de ânimo na questão dos projetos de Comércio Exterior”, admite o diretor Marcio Howe.
Conforme informações da gestora de Projetos da Indústria no SEBRAE RS de Passo Fundo, Doriane Ferrari, a INW Soluções, com apenas cinco anos de existência, já realizou diversas capacitações, desde as mais básicas na área de gestão, fluxo de caixa, custos, produção mais limpa, até vendas. “Com a participação no grupo que visitou a Feira de Hannover, houve um incremento de visão e agora os planos deverão contemplar conhecimentos para internacionalização e marketing”, comenta a gestora.
A inovação vai conquistar o mercado
Recentemente, e com novas instalações, a INW tem buscado maior penetração no segmento de mercado de transporte rodoviário. Em 2015, homologou junto ao Denatran a concessão para que o Big Tanque tenha uma variação configurando uma carroceria-tanque. A proposta tem um forte apelo inovador, unindo novas matérias-primas para conceber uma carroceria-tanque em polietileno. “É uma solução inédita, com ganhos tecnológicos, desde o processo de fabricação, a aplicabilidade ao usuário, a segurança no transporte e a qualidade do conteúdo transportado, quando se compara com um tanque convencional, geralmente, em inox ou outro metal.
De acordo com o Howe, os benefícios da carroceria-tanque são muitos. Vão desde a redução da massa do tanque até a não alteração de PH e condutividade elétrica da água ou outros produtos transportados. Também não há risco tóxico e permite a melhor distribuição da carga sobre o chassi do veículo. É um produto com processo de produção mais seguro, economiza combustível dos caminhões, tem maior índice de reparo em caso de acidentes, reduz valores de seguros e pode contribuir para a redução de valores de fretes.
A absorção de informações conquistada durante a viagem para a Alemanha foi efetiva para o jovem Marcio Howe. Com apenas 28 anos e à frente da INW, ele encontrou uma possibilidade de melhoria para o seu projeto. “Não posso detalhar ainda do que se trata, mas é um fornecedor de uma tecnologia que vai ser fundamental na questão das bombas para abastecer e esvaziar os tanques”, empolga-se. Suas intenções são para vendas e projetos para indústrias e transportadores em todo o território nacional.
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