Mais buscados: MEI credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA
SEBRAE RS
Redação
As uvas finas de mesa estão no sangue da família Venturin há cinco gerações. E os filhos dessa família não só deram continuidade à tradição dos ancestrais, como também acrescentaram tecnologias e conhecimento para fazer o negócio prosperar. Em uma área de 26 hectares, localizada no distrito de Monte Ibérico, Charles Venturin, o irmão Maicol, a esposa Tatiane e os pais Euclides e Zila se destacam na plantação de uvas finas de mesa e de uvas para vinhos. Há 20 anos, a trajetória desses agricultores começou a ganhar um novo rumo. “Fomos pioneiros no sistema de cobertura de parreirais com lona. Muito antes da internet e de saber o que ocorria no mundo, já começamos a adotar esse modelo de plantação”, comenta Charles.
Na mesma época, aos 23 anos, Charles tomou uma decisão comum a muitos jovens do campo. Decidiu sair de casa para fazer um intercâmbio nos Estados Unidos para trabalhar com uma escola de inglês do tio. O destino acabou trazendo-o de volta à terra e com muito mais energia. “Fui para Minnesota aprender mais sobre educação ambiental e acabei conhecendo propriedades rurais interessantes, que abriam seus espaços para vender direto aos consumidores”, recorda o empresário.
Na volta para o Brasil, Charles trouxe várias ideias e a vontade de permanecer com o trabalho no campo e fazê-lo prosperar. Foi nessa mesma época que o Sebrae RS acabou entrando na vida do agricultor, de sua família e sua empresa e continua até hoje. “Fizemos vários cursos, projetos, participamos de missões para países como Israel, Chile, Argentina para conhecer as inovações e nos inspirar”, relata.
Atualmente, a empresa integra o projeto de horticultura na Serra Gaúcha promovido por Farsul, Senar/RS e Sebrae RS, através do programa Juntos para Competir. A gestora do projeto pelo Sebrae RS, Angélica Louvani Brandalise, reconhece o trabalho desenvolvido pela Venturin Uvas Finas. “A propriedade é modelo no Estado. Eles recebem visitas de agricultores de outros projetos do Sebrae porque se aprimoraram ao longo dos anos e são uma referência em gestão e em ferramentas como cadernos de campo, controles gerenciais e técnicos e boas práticas agrícolas”, enumera. Também trabalharam o desenvolvimento da marca e são referência quando o assunto é a permanência do jovem no campo.
O resultado desse cuidado técnico e de boa administração se reflete na qualidade do produto. Os Venturin acumulam mais de 60 troféus como as melhores uvas da Festa da Uva e seis melhores uvas da Fenavinho. Conquistaram ainda prêmios do Senar, da Expointer e reconhecimentos como agricultor de destaque e empreendedorismo
rural. “Conseguimos agregar valor e temos a uva mais cara do mercado, mas quem conhece não deixa de consumir e vir direto até a propriedade para colher”, destaca Charles.
O desafio do empresário é fazer o negócio render o ano inteiro. “Abrimos nossa propriedade durante três ou quatro meses para receber os visitantes que buscam um passeio diferente e buscar a uva diretamente no parreiral. Agora, queremos reforçar nossa atuação no agroturismo para abrir nosso espaço durante todo ano”, diz. A diversificação já começou com o plantio do tomate gourmet em área protegida, mas Charles e sua família já preparam novidades. “Para 2019, estamos preparando inovações que podem estar na gastronomia, no vinho, em novas culturas”, revela.
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.