Mais buscados: MEI crEdito Sei boas praticas CONSULTORIA
SEBRAE RS
Redação
As uvas finas de mesa estão no sangue da família Venturin há cinco gerações. E os filhos dessa família não só deram continuidade à tradição dos ancestrais, como também acrescentaram tecnologias e conhecimento para fazer o negócio prosperar. Em uma área de 26 hectares, localizada no distrito de Monte Ibérico, Charles Venturin, o irmão Maicol, a esposa Tatiane e os pais Euclides e Zila se destacam na plantação de uvas finas de mesa e de uvas para vinhos. Há 20 anos, a trajetória desses agricultores começou a ganhar um novo rumo. “Fomos pioneiros no sistema de cobertura de parreirais com lona. Muito antes da internet e de saber o que ocorria no mundo, já começamos a adotar esse modelo de plantação”, comenta Charles.
Na mesma época, aos 23 anos, Charles tomou uma decisão comum a muitos jovens do campo. Decidiu sair de casa para fazer um intercâmbio nos Estados Unidos para trabalhar com uma escola de inglês do tio. O destino acabou trazendo-o de volta à terra e com muito mais energia. “Fui para Minnesota aprender mais sobre educação ambiental e acabei conhecendo propriedades rurais interessantes, que abriam seus espaços para vender direto aos consumidores”, recorda o empresário.
Na volta para o Brasil, Charles trouxe várias ideias e a vontade de permanecer com o trabalho no campo e fazê-lo prosperar. Foi nessa mesma época que o Sebrae RS acabou entrando na vida do agricultor, de sua família e sua empresa e continua até hoje. “Fizemos vários cursos, projetos, participamos de missões para países como Israel, Chile, Argentina para conhecer as inovações e nos inspirar”, relata.
Atualmente, a empresa integra o projeto de horticultura na Serra Gaúcha promovido por Farsul, Senar/RS e Sebrae RS, através do programa Juntos para Competir. A gestora do projeto pelo Sebrae RS, Angélica Louvani Brandalise, reconhece o trabalho desenvolvido pela Venturin Uvas Finas. “A propriedade é modelo no Estado. Eles recebem visitas de agricultores de outros projetos do Sebrae porque se aprimoraram ao longo dos anos e são uma referência em gestão e em ferramentas como cadernos de campo, controles gerenciais e técnicos e boas práticas agrícolas”, enumera. Também trabalharam o desenvolvimento da marca e são referência quando o assunto é a permanência do jovem no campo.
O resultado desse cuidado técnico e de boa administração se reflete na qualidade do produto. Os Venturin acumulam mais de 60 troféus como as melhores uvas da Festa da Uva e seis melhores uvas da Fenavinho. Conquistaram ainda prêmios do Senar, da Expointer e reconhecimentos como agricultor de destaque e empreendedorismo
rural. “Conseguimos agregar valor e temos a uva mais cara do mercado, mas quem conhece não deixa de consumir e vir direto até a propriedade para colher”, destaca Charles.
O desafio do empresário é fazer o negócio render o ano inteiro. “Abrimos nossa propriedade durante três ou quatro meses para receber os visitantes que buscam um passeio diferente e buscar a uva diretamente no parreiral. Agora, queremos reforçar nossa atuação no agroturismo para abrir nosso espaço durante todo ano”, diz. A diversificação já começou com o plantio do tomate gourmet em área protegida, mas Charles e sua família já preparam novidades. “Para 2019, estamos preparando inovações que podem estar na gastronomia, no vinho, em novas culturas”, revela.
Veja Mais
Notícias
13 de Setembro de 2024Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.