Mais buscados: mei credito sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
SEBRAE RS
Redação
Um projeto que consumiu quase 10 anos de muito trabalho trouxe as raízes açorianas para os Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. O empreendedor rural Agamenon Lemos de Almeida, até então produtor de grãos, apostou na produção de vinhos e espumantes como uma alternativa, porém com influências de suas origens portuguesas. A iniciativa deu certo e, além da vinícola, uma vila açoriana construída no município de Muitos Capões têm ajudado a difundir os costumes e promover o enoturismo. O empresário participou de projeto coletivo do Programa Juntos para Competir, parceria entre FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE RS, e realizou diversas consultorias para viabilizar o novo negócio, a Vinícola Fazenda Santa Rita.
A técnica da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE RS Angélica Brandalise relata que o empresário finalizou recentemente a participação no programa PAS Uva, viabilizado em parceria com o Senai, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Embrapa Uva e Vinho, que tem como objetivo a melhoria da qualidade de processos. “A implementação da vinícola contou com esse acompanhamento, na elaboração da uva para o espumante por exemplo, porque o empresário sempre teve a preocupação de fazer tudo correto e da forma mais segura possível”, ressalta.
Além da qualidade dos produtos, a gestão do negócio também foi um ponto bastante explorado durante os acompanhamentos. “Planejamento estratégico, tomada de decisão, organograma, consultoria financeira, bem como ações de mercado, possibilitando a participação dele em eventos do segmento”, destaca Angélica. Segundo ela, a proposta é um marco na região, que tem como principal característica o vinho de origem italiana. A formatação do negócio trabalha fortemente o enoturismo. “Ele tem muita visão empreendedora, e como entrou em uma área totalmente nova, esse acompanhamento foi importante”, destaca a técnica.
A história da Vinícola Fazenda Santa Rita começou a tomar forma em 2009, com a primeira videira instalada em uma área de 12 hectares de sua fazenda, que tinha, até então, a soja e o arroz como principais produtos de plantio. As variedades escolhidas foram Merlot, Chardonay, Sauvignon Blanc e Pinot Noir. A produção iniciou em 2012 e, com três anos de vinificação, o empresário recebeu prêmios nacionais e internacionais pela qualidade do seu produto.
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.