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Tendências | GEM

Novos modelos de negócios

Você está preparado para as novas tendências do seu mercado?

atualizado em: 20/10/17
Miriam Gassen

Miriam Gassen

Coach, Consultora e sócia-fundadora da Illigare Assessoria

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Somos parte desta ágil evolução, e não queremos ficar fora. E por isto o esforço em se atualizar todos os dias

Os consumidores estão mudando seus comportamentos, seus hábitos e seus meios de consumir.  Há mais expectativas por produtos inovadores, agilidades de processos e entregas, além de formatos diferenciados nos modelos de negócios, que cuidem das questões que são o foco da atualidade.

Temos convivido com esta sede de evolução tecnológica e do acesso à elas. Somos parte desta ágil evolução, e não queremos ficar fora. E por isto o esforço em se atualizar todos os dias. Isto tem impactado no seu negócio?

Podemos comprar hoje um produto na Indonésia e recebê-lo em casa em poucos dias.

O Relatório executivo do GEM RS mostrou uma faceta dos gaúchos, que não chega a surpreender totalmente, mas ao mesmo tempo nos mostra que estamos “grudados” nas nossas tradições, o que é admirável, porém com certa dificuldade de olhar para fora dos limites que criamos. Ainda tropeçamos na dificuldade de aceitar o novo, assimilar sua representatividade, e o possível alcance.  É difícil olhar além do lugar onde estamos? Mas é possível, e há muito mais informação e idéias além desta linha do horizonte. Estamos de fora? Ou apenas lentos?

“O Brasil apresenta a menor proporção de empreendedores iniciais que tem clientes no exterior (só 1,7% tem), e a menor proporção de tecnologia com menos de 1 ano (0,6%). É baixa a capacidade (na média) de inovação, com produtos muito simples, voltados para o atendimento das necessidades básicas do mercado interno.” (GEM 2017, p.9)

As mudanças no mercado, os avanços tecnológicos com fácil acesso às informações e a escassez de tempo, tem modificado o comportamento dos consumidores, que passam a buscar algo que envolva emocionalmente seus sentidos. Algo com agilidade, mais seleto, humanizado, que valorize seu tempo e valha a pena.

Um exemplo disto é o tradicional passeio de trem de Curitiba até Morretes para um almoço típico no litoral. Mas fazer este passeio degustando cervejas artesanais, acompanhadas de produtos como queijos, pães e doces é uma experiência que fica na memória. Curtindo a natureza, o cliente conhece a comida típica do litoral e degusta chopes de diferentes sabores,  trocados a cada 45 minutos, combinados com algum alimento, escolhidos pelos profissionais da cervejaria curitibana Bodebrown, que mensalmente realiza a rota. Em poucos dias os ingressos se esgotam.

Da mesma forma a rede de franquias dinamarquesa Flying Tiger – lojas de design, criatividade e diversão – como se denominam, aproveitou a tendência de experiência única de compra associada com diversão. Criou um layout tipo “labirinto” e oferece produtos divertidos como: cadernos, cartões, etc, com preços a partir de 1 euro. O cuidado com músicas e aromas no ambiente, atrai a clientela que a cada mês conhece 300 novos itens divertidos na loja. Esta proposta é seguida à risca, e os clientes apoiam totalmente, se divertindo com suas escolhas. Você pode visita-la na sua sede em Copenhagem, Dinamarca ou outros países. Ainda não chegou no Brasil!

A economia sustentável entra como um sinal de comportamento do consumo consciente. A preocupação com as mudanças climáticas, os questionamentos sobre desenvolvimento global e a exploração dos recursos naturais, tem feito consumidores reverem suas necessidades. Fazendo o consumo desenfreado ficar com seus dias contados, numa mudança de paradigmas com negócios que agreguem valor.

Exemplo disto é o surgimento de fazendas comunitárias com serviços de entregas de produtos como verduras, frutas e legumes, sendo entregues a associados em grandes centros de forma semanal, quinzenal ou mensal, à escolher.  Novos modelos surgiram, como a “agroecoloja” Quitandoca de São Paulo, que expõem em site como funcionam suas parcerias com os produtores, e o funcionamento do delivery de escolhas do cliente, com transparência e cuidado.

Aproveitando a macrotendência da conectividade – a Bianchi Bicicletas, indústria existente desde 1885 e atuante no mundo todo, não parou no tempo, e se renova mais uma vez.  Criou um espaço com oficina, cafeteria, bikes, roupas de ciclismo, que é o ponto de encontro para ciclistas da região central de Milão na Itália, e que se apoiam nesta estrutura para seus contatos, reuniões e trocas de experiências.

Você conversou sobre expectativas com seus clientes hoje? E família e amigos? Dê a “volta ao mundo” no seu segmento, a internet te ajuda nisto. Veja o que você está perdendo sem inovar, ou seguindo um estilo repetido, sem diferenciais e que está, possivelmente, perdendo espaço.

Bons negócios!

 

Veja outros materiais sobre o estudo do GEM – Clique Aqui

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