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WhatsApp Business dá ao empresário o poder de se comunicar diretamente com seu cliente

atualizado em: 11/04/18
Ivandro Rosa de Moraes

Ivandro Rosa de Moraes

Gerência de Soluções

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Recém-lançado, WhatsApp Business dá o poder da comunicação direta com o consumidor, aprofundando  o relacionamento e trazendo melhores resultados

Os aplicativos para dispositivos móveis já são uma realidade no mundo dos negócios. Um dos mais utilizados em todo o planeta, o WhatsApp, agora traz muito mais facilidade e controle para micro e pequenas empresas com sua versão recém-lançada “Business”. Para mostrar o potencial desse app, o Sebrae RS realizou uma palestra online no dia 10 de abril com a jornalista, publicitária, empresária e consultora Flávia Murr, que mostrou como fazer sua instalação e analisou algumas de suas principais funcionalidades.

Disponível gratuitamente para o sistema Android no Google Play, o WhatsApp Business traz um grande potencial, pois permite ao empreendedor separar seu negócio de suas conversas pessoais (com o cuidado de garantir um chip de celular exclusivo para esta versão), facilitando o atendimento de clientes. “O aplicativo torna as conversas mais ágeis, e as respostas automatizadas poupam o tempo do empresário. Com um bom planejamento, é possível programar muitas respostas”, analisa a consultura.

 

Na palestra, ela destacou algumas funções bastante úteis do aplicativo, tais como:

  • Programação de mensagens rápidas e de respostas automáticas de saudação e ausência;
  • Configuração de todos os dados da empresa, inclusive com os horários de funcionamento;
  • Atalhos para conversas importantes que podem ser colocados na tela inicial do smartphone;
  • Etiquetas, muito úteis, que permitem organizar as conversas por assuntos e/ou por categorias de clientes;
  • Estatísticas, que dão ao empreendedor o poder de avaliar se a comunicação está sendo positiva, permitindo visualizar, por exemplo, o número de mensagens lidas dentro do universo de mensagens enviadas.

No vídeo, ela também abordou formas de criar grupos de conversa e algumas regras de etiqueta para não aborrecer ou afastar o cliente. Para Flávia, esta é mais uma ferramenta à disposição do empresário para gerenciar e amplificar sua comunicação diretamente com seus consumidores. “Os destaques vão para a organização e a agilidade no atendimento. Ninguém fica sem resposta imediata. O cliente é informado que será atendido”, afirma.

E finaliza com uma dica para quem utilizar a ferramenta. “É importante ter sempre em mente quem é o público-alvo e qual o tom de comunicação da conversa com esse público. Atenção também aos horários e aos grupos. Na dúvida, o bom senso sempre ajuda”, diz.

  • Não assistiu à palestra da especialista? Então assista CLICANDO AQUI
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