Mais buscados: Mei credito sei Boas praticas CONSULTORIA
Tanara Souza
Gerência de Soluções
“Winter is coming”. Essa é uma das frases mais conhecidas da cultura pop atual, difundida por milhões e milhões de pessoas ao redor do mundo por meio de uma das séries de televisão mais assistidas e cultuadas da história: Game of Thrones, do canal por assinatura HBO. Pois bem, depois de amargar 2018 sem um único novo capítulo, os espectadores agora estão finalmente podendo acompanhar a oitava e derradeira saga desta fantasia que mistura clima medieval com dragões, mortos andantes, batalhas épicas e muita intriga política. Se a diversão está garantida, por que também não juntar o útil ao agradável e tirar algumas boas lições para aplicar no empreendedorismo? Vamos a elas!
A Casa dos Starks, liderada no início por seu patriarca, Ned Stark, é formada por gente endurecida pela dura labuta no Norte de Westeros, a terra fantasiosa onde se passa a história. Winterfell, a região da família dos lobos, como o próprio nome já diz, tem clima rigoroso. Os Starks, então, sempre se preocupam com a chegada do inverno (daí a frase “winter is coming”), ou seja, precisam se preparar com alimentos e recursos para que nada lhes falte em períodos mais críticos. Lição número 1: mesmo que o hoje esteja cheio de tarefas ou que o futuro pareça tranquilo, é preciso se planejar e pensar um, dois três ou mais anos à frente.
Outra grande Casa da trama, os leões Lannisters são orgulhosos e servem diretamente aos reis de Westeros há várias gerações. Ambiciosos e sedentos de poder, eles não medem esforços para conseguir o que querem. A despeito das questionáveis condutas de vários membros da família, eles têm um lema que nunca deixam de cumprir: “um Lannister sempre paga suas dívidas”. Nos negócios isto vale muito. Cumprir acordos e pagar dívidas é o caminho correto para qualquer empreendimento conquistar credibilidade, crédito na praça e bons parceiros, sem os quais os negócios não prosperam.
A terceira grande Casa protagonista da série é a dos Targaryens, pais e mães dos dragões. Fugidos de Westeros para outro continente desde que seu pai, o Rei Louco, Aerys II, foi assassinado, Daenerys Targaryen e seu irmão Viserys passam décadas vivendo de favores em reinos distantes. Viserys, tão vil quanto seu pai, quer um exército para retomar o Trono de Ferro em Westeros e usa sua pequena irmã de forma nada edificante para chegar ao seu intento. A jovem Daenerys sofre muito, mas sua paciência, vontade de aprender e abnegação fazem com que ela seja reconhecida como a verdadeira herdeira do trono. Mais ainda, depois de conquistar algum poder com as tribos locais, ela mostra que é diferente de outros reis, libertando escravos e tentando, na medida do possível, governar com justiça. As dicas aqui são várias: trabalhe muito para aprender o máximo e se desenvolver; seja justo e pense diferente; e, principalmente, crescer a qualquer custo não vale a pena se a ética e a moralidade tiverem que ser pisoteadas para alcançar o seu fim.
Lorde Petyr Baelish, conhecido como “Mindinho”, e Lorde Varys, “O Aranha”, são dois personagens que vivem em volta das cortes dos poderosos. Embora de origens bem diferentes – Mindinho veio de família nobre e Varys ascendeu literalmente de baixo, nascido nas áreas mais pobres de Westeros –, ambos tiveram sucesso junto aos poderosos por terem algo imprescindível para qualquer rei: informação. Cada um ao seu jeito, eles têm centenas de agentes entre a população, e sempre conseguem informações e segredos que garantem sua sobrevivência. Mindinho, bastante maquiavélico e amoral, acha que tudo sempre é um grande jogo, e acaba pagando por isso. Varys, apesar de escolhas um tanto questionáveis, acaba sendo levado pelo sonho de ter um reino pacificado, com prosperidade para o povo, e conquista posição importante ao lado da mãe dos dragões, Daenerys. Ou seja: informação é dinheiro, portanto, saiba tudo o que acontece com seu negócio e com a concorrência, o mercado e até com outros tipos de negócio. Estude, faça networking, relacione-se. E cuidado com o uso que faz dessa preciosa informação.
Jon Snow e Tyrion Lannister são dois dos mais cativantes protagonistas da série. Jon tem esse sobrenome porque Snow é reservado aos filhos ilegítimos de nobres das Casas (no caso, sabe-se durante toda a série que ele é filho “bastardo” de Ned Stark, criado junto aos seus meio-irmãos em Winterfell, mas sem nunca ser considerado efetivamente um verdadeiro Stark). Tyrion, apesar de ser da poderosa Casa Lannister, sofre preconceito direto de seu pai Tywin e da irmã Cersei por ser anão. Cada um ao seu modo, esses dois “outsiders”, desvalorizados e até desprezados, vão mostrando que sua inteligência e força de liderança são o que realmente importa. Snow, na sétima temporada, depois de vencer muitas batalhas contra vários inimigos, incluindo os selvagens e os “white walkers”, é alçado a Rei do Norte e reconquista Winterfell ao lado de sua meia-irmã Sansa Stark. Tyrion, depois de ter sido o arquiteto de uma grande vitória dos Lannisters em uma batalha que parecia perdida e depois traído pela própria família e condenado à morte; chega no fim como a “Mão da Rainha” Danerys Targaryen. Portanto, lembre-se: sua origem não importa. O que pensam de você não importa. O que importa é agir com inteligência, foco e perseverança, e as conquistas um dia chegarão.
Os fãs de GOT estão em polvorosa com o episódio da batalha de Winterfell, com os vivos lutando bravamente contra o gigantesco exército dos mortos, liderados pelo Rei da Noite. Um episódio inteiro de uma batalha sufocante, escura, em que os inimigos, aos milhares, invadiram as dependências e o castelo dos Stark, minando as esperanças de que haveria alguma possibilidade de vitória. Mas, no final, bem no finalzinho mesmo, vem a grande virada, e as esperanças são renovadas. Assim foi nessa batalha e em tantas outras, como na da Água Negra ou na Batalha dos Bastardos. Momentos em que parece que nada vai funcionar, em que a esperança de vitória e de conquista fica cada vez mais distante. Mas em que a conquista veio com a coragem, a criatividade e a determinação dos envolvidos. Aí está uma das maiores lições para o empreendedorismo: não desista! Mude estratégias, altere planejamentos, crie novas formas de resolver velhos problemas. Assim, a vitória terá condições plenas de sorrir para você.
When you play the game of thrones, you win or die!
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.