Mais buscados: Mei CREDITO SEI Boas praticas CONSULTORIA
Tanara Souza
Gerência de Soluções
“Winter is coming”. Essa é uma das frases mais conhecidas da cultura pop atual, difundida por milhões e milhões de pessoas ao redor do mundo por meio de uma das séries de televisão mais assistidas e cultuadas da história: Game of Thrones, do canal por assinatura HBO. Pois bem, depois de amargar 2018 sem um único novo capítulo, os espectadores agora estão finalmente podendo acompanhar a oitava e derradeira saga desta fantasia que mistura clima medieval com dragões, mortos andantes, batalhas épicas e muita intriga política. Se a diversão está garantida, por que também não juntar o útil ao agradável e tirar algumas boas lições para aplicar no empreendedorismo? Vamos a elas!
A Casa dos Starks, liderada no início por seu patriarca, Ned Stark, é formada por gente endurecida pela dura labuta no Norte de Westeros, a terra fantasiosa onde se passa a história. Winterfell, a região da família dos lobos, como o próprio nome já diz, tem clima rigoroso. Os Starks, então, sempre se preocupam com a chegada do inverno (daí a frase “winter is coming”), ou seja, precisam se preparar com alimentos e recursos para que nada lhes falte em períodos mais críticos. Lição número 1: mesmo que o hoje esteja cheio de tarefas ou que o futuro pareça tranquilo, é preciso se planejar e pensar um, dois três ou mais anos à frente.
Outra grande Casa da trama, os leões Lannisters são orgulhosos e servem diretamente aos reis de Westeros há várias gerações. Ambiciosos e sedentos de poder, eles não medem esforços para conseguir o que querem. A despeito das questionáveis condutas de vários membros da família, eles têm um lema que nunca deixam de cumprir: “um Lannister sempre paga suas dívidas”. Nos negócios isto vale muito. Cumprir acordos e pagar dívidas é o caminho correto para qualquer empreendimento conquistar credibilidade, crédito na praça e bons parceiros, sem os quais os negócios não prosperam.
A terceira grande Casa protagonista da série é a dos Targaryens, pais e mães dos dragões. Fugidos de Westeros para outro continente desde que seu pai, o Rei Louco, Aerys II, foi assassinado, Daenerys Targaryen e seu irmão Viserys passam décadas vivendo de favores em reinos distantes. Viserys, tão vil quanto seu pai, quer um exército para retomar o Trono de Ferro em Westeros e usa sua pequena irmã de forma nada edificante para chegar ao seu intento. A jovem Daenerys sofre muito, mas sua paciência, vontade de aprender e abnegação fazem com que ela seja reconhecida como a verdadeira herdeira do trono. Mais ainda, depois de conquistar algum poder com as tribos locais, ela mostra que é diferente de outros reis, libertando escravos e tentando, na medida do possível, governar com justiça. As dicas aqui são várias: trabalhe muito para aprender o máximo e se desenvolver; seja justo e pense diferente; e, principalmente, crescer a qualquer custo não vale a pena se a ética e a moralidade tiverem que ser pisoteadas para alcançar o seu fim.
Lorde Petyr Baelish, conhecido como “Mindinho”, e Lorde Varys, “O Aranha”, são dois personagens que vivem em volta das cortes dos poderosos. Embora de origens bem diferentes – Mindinho veio de família nobre e Varys ascendeu literalmente de baixo, nascido nas áreas mais pobres de Westeros –, ambos tiveram sucesso junto aos poderosos por terem algo imprescindível para qualquer rei: informação. Cada um ao seu jeito, eles têm centenas de agentes entre a população, e sempre conseguem informações e segredos que garantem sua sobrevivência. Mindinho, bastante maquiavélico e amoral, acha que tudo sempre é um grande jogo, e acaba pagando por isso. Varys, apesar de escolhas um tanto questionáveis, acaba sendo levado pelo sonho de ter um reino pacificado, com prosperidade para o povo, e conquista posição importante ao lado da mãe dos dragões, Daenerys. Ou seja: informação é dinheiro, portanto, saiba tudo o que acontece com seu negócio e com a concorrência, o mercado e até com outros tipos de negócio. Estude, faça networking, relacione-se. E cuidado com o uso que faz dessa preciosa informação.
Jon Snow e Tyrion Lannister são dois dos mais cativantes protagonistas da série. Jon tem esse sobrenome porque Snow é reservado aos filhos ilegítimos de nobres das Casas (no caso, sabe-se durante toda a série que ele é filho “bastardo” de Ned Stark, criado junto aos seus meio-irmãos em Winterfell, mas sem nunca ser considerado efetivamente um verdadeiro Stark). Tyrion, apesar de ser da poderosa Casa Lannister, sofre preconceito direto de seu pai Tywin e da irmã Cersei por ser anão. Cada um ao seu modo, esses dois “outsiders”, desvalorizados e até desprezados, vão mostrando que sua inteligência e força de liderança são o que realmente importa. Snow, na sétima temporada, depois de vencer muitas batalhas contra vários inimigos, incluindo os selvagens e os “white walkers”, é alçado a Rei do Norte e reconquista Winterfell ao lado de sua meia-irmã Sansa Stark. Tyrion, depois de ter sido o arquiteto de uma grande vitória dos Lannisters em uma batalha que parecia perdida e depois traído pela própria família e condenado à morte; chega no fim como a “Mão da Rainha” Danerys Targaryen. Portanto, lembre-se: sua origem não importa. O que pensam de você não importa. O que importa é agir com inteligência, foco e perseverança, e as conquistas um dia chegarão.
Os fãs de GOT estão em polvorosa com o episódio da batalha de Winterfell, com os vivos lutando bravamente contra o gigantesco exército dos mortos, liderados pelo Rei da Noite. Um episódio inteiro de uma batalha sufocante, escura, em que os inimigos, aos milhares, invadiram as dependências e o castelo dos Stark, minando as esperanças de que haveria alguma possibilidade de vitória. Mas, no final, bem no finalzinho mesmo, vem a grande virada, e as esperanças são renovadas. Assim foi nessa batalha e em tantas outras, como na da Água Negra ou na Batalha dos Bastardos. Momentos em que parece que nada vai funcionar, em que a esperança de vitória e de conquista fica cada vez mais distante. Mas em que a conquista veio com a coragem, a criatividade e a determinação dos envolvidos. Aí está uma das maiores lições para o empreendedorismo: não desista! Mude estratégias, altere planejamentos, crie novas formas de resolver velhos problemas. Assim, a vitória terá condições plenas de sorrir para você.
When you play the game of thrones, you win or die!
Veja Mais
Notícias
11 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae
SAIBA MAIS09 de Setembro de 2024
Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.