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Gladistom Deliberali
Analista de Articulação de Projetos
Neste ano muitas indústrias passaram ou vem passando por dificuldades de vendas, por todo cenário que se desenhou. E aí uma venda que acontecia quase que naturalmente, passou a não acontecer ou ter um esforço gigantesco, pois muitas empresas eram “COMPRADAS” por seus clientes e não tinham uma ação ativa para buscar resultados.
Este aspecto trouxe grande dificuldade de fluxo de caixa para muitas empresas que já estavam com certa dificuldade ou até mesmo, comendo gordura, para aquelas empresas que tinham uma reserva.
Um dos aspectos mais importantes observados, é a falta de ROTINA COMERCIAL, onde o empresário se vê imerso pelas atividades operacionais da empresa e não consegue sair do meio do furacão, gastando grande parte do seu tempo em atividades que são importantes, porém, que poderiam ser delegadas para outras pessoas.
Neste sentido, identificamos 03 oportunidades, que podem ser iniciadas ainda hoje para melhorar os resultados da sua empresa, são elas:
#1. ESTABELECIMENTO E MONITORAMENTO DE INDICADORES COMERCIAIS
Você já ouviu falar naquela frase, “se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!?(Lewis Carroll)”…Pois bem, sem indicadores você não consegue dar o ritmo nos seus negócios, você esta sempre naquela: um mês a coisa vai…e dois meses segura…não consegue estabelecer um crescimento constante e sustentável para o seu negócio.
Para resolver isto de forma simplificada, minimamente você poder tomar decisões mais assertivas e levar a sua empresa a ter resultados, inicie por 03 indicadores básicos:
CONVERSÃO DE VENDAS: Nº de vendas realizadas no período/ Nº de orçamentos executados.
Este indicador é fundamental para medir o seu esforço de vendas, podendo tomar decisões do tipo:
LUCRATIVIDADE: Faturamento – (custos fixos + custos variáveis) / Faturamento x 100
A lucratividade é ponto crucial para qualquer negócio, no setor moveleiro, a análise da lucratividade de cada negociação, é fundamental para a saudabilidade da empresa, com esta informação, você poderá decidir:
CURVA ABC DE CLIENTES: A -> 20% dos clientes representam 80% do Faturamento; B –> 30% dos clientes representam 15% do seu faturamento; C –> 50% dos clientes, representam 5% do faturamento;
Saber estabelecer estratégias de vendas e marketing para cada faixa de clientes, é de suma importância, normalmente para cada faixa de clientes, eu preciso estabelecer um tipo diferente de comunicação, gerando o maior esforço de vendas onde eu tenho a maior probabilidade de resultados. Realizar a análise periódica da curva ABC de clientes, irá permitir estabelecer novas estratégias sobre:
#2. AGENDA COMERCIAL
Como estão os resultados do seu negócio hoje?
Você é o autor da agenda comercial da sua empresa?
Hoje você tem o domínio sobre sua agenda pessoal ou ela é dominada pelas outras pessoas, ou pior, por qualquer pessoa?
Para que qualquer negócio de resultados, é fundamental uma agenda comercial por parte do empresário, seja para acompanhar e liderar o processo comercial, ou dependendo do porte do negócio, colocar a mão na massa…no caso das micro e pequenas empresas, normalmente é colocar a mão na massa mesmo. E aqui, independentemente do seu perfil, que as vezes é mais voltado para produção, você precisa desenvolver hábitos mínimos, para uma melhor performance.
DICAS:
#3. AGENDA DIGITAL
Você direciona o posicionamento digital do seu negócio?
Aqui vamos falar apenas do básico. Ter uma agenda digital no seu negócio, faz parte de uma rotina proativa, com foco na sustentabilidade e permanência da sua empresa no mercado. O seu negócio precisa ter uma Vitrine Virtual, os clientes precisam te encontrar de forma fácil, quando fazem buscas na internet.
DICAS:
Por favor, só pegue daqui aquilo que fizer sentido para você e sua empresa! E mais importante! IMPLEMENTE!
Na vida e nos negócios não tem receita de bolo, mas podemos estabelecer hábitos diários e plantar sementes, que irão gerar frutos, se regarmos e acompanharmos todos os dias. Desta forma é necessário, implementar estratégias consolidadas e ir adaptando ao seu negócio. Parar de fazer o que não deu certo e ir fortalecendo aquilo que foi positivo, gerando assim, um fluxo contínuo de resultados ao longo do tempo.
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